TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cinesiologia e Biomecânica

Por:   •  24/10/2019  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome: Talita Simão da Silva

Docente: Cristina

Cinesiologia e Biomecânica

Resumo do artigo “Tratamento da contratura em extensão da articulação do quadril na paralisia cerebral”

Neste artigo foram apresentados 15 pacientes, com idades até 14 anos, com paralisia cerebral severa. Estes pacientes tinham 26 contraturas em extensão do quadril que eram provocadas por contratura do glúteo máximo e isquiotibiais, associada a espasticidade do quadríceps.

Durante o estudo também foi possível encontrar outras deformidades, algumas delas eram a subluxação ou luxação anterior do quadril, patela alta, hiperlordose lombar, aumento da cifose torácica e pés calcâneos.

Os pacientes não conseguiam ficar na posição sentada, porque não tinham maturidade neurological, e não poderiam se sentar sem a ajuda de outra pessoa ou de algum equipamento.

Com os exercícios passivos que foram feitos houve correção de deformidades, mas também foi necessária intervenção cirúrgica para alguns dos pacientes, essas cirurgias auxiliaram nas contraturas e redução operatória da luxação anterior do quadril.

Em dez dos quinze pacientes foi reduzida a contratura somente com fisioterapia intensa, esta fisioterapia foi constituída de exercícios de flexão do quadril.

Nenhum dos pacientes desenvolveu a capacidade de sentar, apesar das contraturas terem sido diminuídas a ponto de eles terem a capacidade de sentar-se, mas mesmo assim não o fizeram.

A espasticidade é redutível por meios não operatórios, desde que não seja severa. Com a evolução para contratura fixa, o tratamento necessita ser quase uma batalha.

Conclui-se, portanto, que a maior tração exercida pelos músculos extensores e a anteversão femoral excessiva constituíram os fatores responsáveis pelas luxações anteriores dos quadris dos pacientes com deformidade em extensão.

O tratamento da contratura em extensão do quadril tem os seguintes objetivos: permitir a postura sentada do paciente e aliviar a dor. Exercícios de extensão e modificações da cadeira podem reduzir a contratura de modo a permitir a posição sentada amparada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com