TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DAS EMBALAGENS DO LEITE LONGA VIDA E O REMANEJAMENTO NO TRASPORTE ATÉ O PONTO DE VENDA

Por:   •  28/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 7

ETEC PADRE CARLOS LEÔNCIO DA SILVA

ANGÉLICA APARECIDA VIEIRA

ELIZABETE OLIVEIRA DE BRITO

MARIA CRISTINA GUATURA BARBOSA MARIANO

ROSANA SILVA RIBEIRO DE FARIAS

RODRIGO WILLIAN NUNES DA CRUZ

SAMUEL AUGUSTO DE SOUZA

WAGNER RODRIGUES TEIXEIRA

A EVOLUÇÃO DAS EMBALAGENS DO LEITE LONGA VIDA E O REMANEJAMENTO NO TRANSPORTE ATÉ O PONTO DE VENDA

LORENA – SP

2014

ANGÉLICA APARECIDA VIEIRA

ELIZABETE OLIVEIRA DE BRITO

MARIA CRISTINA GUATURA BARBOSA MARIANO

ROSANA SILVA RIBEIRO DE FARIAS

RODRIGO WILLIAN NUNES DA CRUZ

SAMUEL AUGUSTO DE SOUZA

WAGNER RODRIGUES TEIXEIRA

A EVOLUÇÃO DAS EMBALAGENS DO LEITE LONGA VIDA E O REMANEJAMENTO NO TRASPORTE ATÉ O PONTO DE VENDA

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Etec Padre Carlos Leôncio da Silva como parte das exigências para a obtenção do Título de Técnico em Logística, sob a orientação do Prof. Diego de Magalhães Barreto.

LORENA – SP

2014

INTRODUÇÃO

        Há cerca de 10 mil anos, a embalagem surgiu como uma necessidade do homem. As primeiras formas de armazenamento foram os troncos de árvores e até mesmo tecidos. Desta forma, era possível armazenar carnes cruas e outros alimentos para sobrevivência. O acondicionamento surgiu quando as tribos necessitavam migrar para outros locais em que precisavam transportar alimentos e água, cestos fabricados com raízes de plantas e até vasos cerâmicos. Com a chegada da Revolução Industrial surge a necessidade de inovar, pois com a produção em série aumentou-se a oferta dos produtos onde eram transportados em barris ou sacos de estopa. Com o passar dos anos, as embalagens tornaram-se mais modernas com cores, formas, rótulos, entre outros. A partir daí surge, a preocupação do armazenamento dos produtos perecíveis como o leite, onde em 1880 na Inglaterra, as embalagens começaram a ser fabricadas de porcelana, mas eram pouco resistentes.

         Alguns anos depois, a embalagem de vidro começou a progredir, e junto veio a preocupação em oferecer produtos, de qualidade que continham benefícios a saúde. Os leites não duravam muito tempo armazenados, suas propriedades nutritivas não eram mantidas. Desta forma, em 1950 o Dr. Ruben Rausing fundou a Tetra Pack, que veio a introduzir no mercado as Embalagens Longa Vida, como uma forma de conservação do leite.

        Os primeiros tipos de transporte do leite eram feitos de forma manual em latões carregado por escravos, mais tarde, os vaqueiros faziam o carregamento através de tração animal onde entregavam diretamente aos consumidores. Neste aspecto, há um grande favorecimento, a toda população, pois com o leite industrializado, sem microrganismos nocivos a saúde, é possível consumir de várias formas sem causar reações adversas.

  1. JUSTIFICATIVA

      Este projeto vai abordar como as mudanças nas embalagens de leite agregaram valor, versatilidade e praticidade.

     Oferecer um produto embalado simploriamente, hoje gera a desigualdade a quem produz o mesmo produto e oferece-o o produto em uma embalagem inovadora, bonita e pratica. Além de ser levada em conta, a embalagem que oferece praticidade e que protege o produto e faça o descarte sustentável destas embalagens após o uso, praticando assim a logística reversa.

     Apresentar aos consumidores de leite com as alterações das embalagens passam e passaram por um longo processo onde é levado em conta o design.


2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é apresentar como as alterações no transporte do leite impactaram as organizações de laticínios, apresentando também quais foram as influências exercidas sobre os consumidores, devido as mudanças das formas das embalagens do leite.

2.2 Objetivos Específicos

-Mostrar que a logística evoluiu ao longo dos anos não somente no transporte, mas em suas embalagens;

- Estudar a analisar os fatores históricos da evolução das embalagens do leite;

- Levantar dados para aperfeiçoar nosso conhecimento;

- Identificar processos de transformação;

- Especificar todos os tipos de embalagem e sua finalidade;

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1 Origem da Logística

Desde o inicio do século III A.C, na guerra conceituava-se que logística é a arte de calcular aritmética aplicada. Em milhares de anos até os tempos atuais a proposta da logística é a redução de custo e um atendimento eficiente. Alexandre o Grande foi o primeiro homem a usar estratégias logísticas em suas tropas de guerras. No Brasil a logística surgiu no inicio da década de 80, logo após a explosão da tecnologia da informação.

Observamos então que a Logística Empresarial evoluiu muito desdede seus primórdios. Agrega valor de lugar, de tempo, de qualidade e de informação á cadeia produtiva. Além de agregar os quatro tipos de valores positivos para o consumidor final, a Logística moderna procura também eliminar o processo tudo que não tenha valor para o cliente, ou seja, tudo que acarrete somente custos e preda de tempo. (Novaes,2007,p.35).

Sua origem não esta somente ligada as atividade militares, pois desde a evolução humana ela faz parte da sociedade na evolução de obras conhecidas como as pirâmides do Egito, em que se empregou á logística, no período mesolítico.       Nessa época, o homem pré-histórico descobriu o fogo e empregava a logística com estratégias para caçar, armazenar o alimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com