TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do Uso de Embalagens Cartonadas Longa Vida e Papelão de Bagaço de Cana-de-Açúcar Como Isolantes Térmicos

Por:   •  25/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 7

1.Introdução

1.1. Reciclagem e embalagens cartonadas longa vida (Tetra Pak)

Reciclagem é um método no qual determinados tipos de materiais que conhecemos como lixo, são reutilizados como matéria prima para fabricação de novos produtos.

A importância do processo de reciclagem nos dias de hoje é a transformação daquilo que iria ou já se encontra no lixo em novos produtos, reduzindo resíduos que seriam lançados na natureza, ao mesmo tempo em que poupa matérias-primas, muitas vezes oriundas de recursos não renováveis, e energia. Para produzir alumínio reciclado, por exemplo utiliza-se apenas 5% da energia necessária para fabricar o produto primário. (ARAGUAIA, M.).

A embalagem cartonada longa vida também conhecida como embalagem Tetra Pak, utilizada para garantir a durabilidade e a qualidade dos produtos nela acondicionados, mas que depois vira lixo de difícil decomposição já que está leva cerca de cem anos para se decompor e abarrota os aterros sanitários pode ser aproveitada para outra finalidade: como por exemplo material de construção, isolamento térmico de telhados, em especial telhas de cimento-amianto pois as embalagens são capazes de refletir até 95% da irradiação infravermelha do sol o que faz com que haja uma redução de até 9° C a temperatura no interior do ambiente. Esta propriedade vem sendo constatada nas experiências do engenheiro civil industrial Luis Otto Faber Schmutzler, pesquisador-colaborador do Laboratório de Engenharia Biomecânica (Labiomec), da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. (PAGANI, 2001).

Utilizando embalagens longa vida como isolante térmico é possível minimizar o problema de superaquecimento em moradias, principalmente as da população de baixa renda. Geralmente as coberturas de cimento-amianto são encontradas também em escolas, o que faz com que alunos e professores sejam submetidos a um calor insuportável, o que implica nas alterações de humor e dificuldades no rendimento escolar e problemas de saúde. (PAGANI, 2001).

O aproveitamento do material também assegura, nas noites de inverno, o fim do gotejamento nas telhas, causado pela condensação da umidade relativa do ar (respiração e vapor desprendido das panelas no fogão).’’ (PAGANI, 2001).

  1. Aplicações do bagaço da cana-de-açúcar

O bagaço é um resíduo fibroso da extração do caldo das moendas. A quantidade de bagaço que será produzida dependerá do teor da fibra da cana processada, apresentando em média 280 quilos de bagaço por tonelada de cana processada. Por sua grande proporção de produção e composição, o bagaço é um dos mais importantes subprodutos da indústria sucroalcooleira. As principais aplicações do bagaço são: combustível para as caldeiras, produção de celulose e alimentação para o gado. (ALCARDE, A).

Atualmente foi descoberto por um brasileiro que o bagaço da cana-de-açúcar pode purificar a água.

Um engenheiro ambiental descobriu que o resíduo do bagaço da cana-de-açúcar pode retirar corantes de águas contaminadas, resultantes de processos industriais. A descoberta partiu de um estudo de Mestrado de Ecologia na Universidade de Santa Cecília, em Santos, e está em processo de patente’’. (ROSSI, 2013).

Cientistas brasileiros desenvolveram um método para transformar os resíduos da cana-de-açúcar em fibra de carbono, um material altamente valorizado pela indústria. Assim peças de carro, materiais da indústria de petróleo e até armações de óculos podem estar prestes a se juntar ao etanol, a cachaça, e ao açúcar como produtos derivados da cana-de-açúcar. (MIRANDA,2012).

Boa parte do bagaço gerado acaba queimado nas própria usinas para fornecer energia, como é citado no artigo abaixo:

Energia do bagaço de cana.        

O processo de produção de energia elétrica a partir do bagaço de cana-de-açúcar é totalmente automatizado e inserido dentro da linha de produção das usinas. Após a planta ser colhida e levada até a usina, ela passa por três moendas. O produto da primeira moenda vai para a produção de açúcar, na chamada ‘’ moagem de 1ª linha. Já na segunda e na terceira moagens o que é produzido é o álcool combustível. O que resta da cana é o bagaço, que ´´e levado por uma esteira até a caldeira que realiza a queima. Depois de passar pelas turbinas e geradores, o vapor produzido na queima gera energia elétrica.

Com relação ao possível dano ambiental causado pela fumaça produzida na queima do bagaço, Dantas afirma que fuligem produzida é retida em filtros. ‘’ Não sobra nada da cana, eles aproveitam tudo. A própria fuligem acaba se tornando adubo para plantios futuros ‘’, completa.’’ (MARTINS,2009)

  1.  Isolantes térmico

                         

Um isolante térmico é um material cujo principal objetivo, é reduzir a transferência térmica através dos elementos onde está instalado. Para que a aplicação do isolante térmico seja eficaz é necessário conhece-los com certa profundidade, de forma a realizar uma boa concepção e manutenção da envolvente. (SILVA, 2011).

Na Escola Estadual Dr. José Alves da Silveira, localizada no município de Quixeramobim, no estado do Ceará, cinco alunos do primeiro ano do curso técnico de edificações tiveram uma grande ideia: reaproveitar as embalagens de longa vida na confecção de mantas para serem instaladas nos forros das casas. Elas funcionam como isolantes térmicos, podendo reduzir a temperatura interior do ambiente em até 8ºC nas casas de famílias de baixa renda.’’ (ECYCLE).

    Neste artigo podemos notar que a ideia de aplicar embalagens cartonadas     como isolante térmico além de não ser nova é eficiente pois é capaz de reduzir a temperatura do ambiente em até 8 °C.

Na cidade de Rondonópolis, a Faculdade Anhanguera em parceria com o Projeto Kobra Recicla Rondonópolis, também testaram a ideia de produzir isolantes térmicos a partir de embalagens cartonadas para ser usado em residências de baixa renda, o estudo que o grupo fez foi com base no projeto realizado pelo professor Celso Arruda e o Engenheiro Luís Otto Schmutzler. (LIMA, 2011).

2.Objetivo          

 

 Avaliar a eficiência de embalagens cartonadas longa vida e papelão feito de bagaço de cana-de-açúcar como isolantes térmicos, visando desenvolver placa térmica isolante de baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com