TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS RISCOS OCUPACIONAIS

Por:   •  4/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.453 Palavras (18 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 18

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL EPITÁCIO PESSOA[pic 1][pic 2]

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

DAYANE ROSE DOS SANTOS

IGOR RICHARD DE SOUZA SILVA

LAÍS VERA CRUS ALVES

LISLEY VENTURA DE MELO

RONALD LUCAS GOMES SILVEIRA DE LIMA

ESTUDO DAS DOENÇAS TENDINOPATICAS QUE ACOMETEM OS TRABALHADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIO

Cabo de Santo Agostinho

2018

DAYANE ROSE DOS SANTOS

IGOR RICHARD DE SOUZA SILVA

LAÍS VERA CRUS ALVES

LISLEY VENTURA DE MELO

RONALD LUCAS GOMES SILVEIRA DE LIMA

ESTUDO DAS DOENÇAS TENDINOPATICAS QUE ACOMETEM OS TRABALHADORES DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIO

Trabalho de Segurança do Trabalho apresentado à Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, como requisito  para a obtenção de média na disciplina de Projeto Integrador III.

Orientador (a): Profº. André Luiz

Cabo de Santo Agostinho

2018


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA        7

4.1 ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO TRABALHADOR POR SETOR        8

6 TENDINITE        11

6.1 tipos de tendinite        11

8 CONCLUSÃO        19

REFERÊNCIAS        20

ANEXOS        21

ANEXO A – Tendinite no pé        22

ANEXO B – Tendinite no joelho        23

ANEXO C – Tendinite na mão        24

ANEXO D – Tendinite no ombro        25

ANEXO E – Tendinite no punho        26

ANEXO F – Tendinite no cotovelo        27

ANEXO G – Tendinite no quadril        28



  1. INTRODUÇÃO

Pensar na saúde como a simples ausência de doença há tempo muito deixou de contemplar o sentido mais ampliado da palavra.  Assumindo as dimensões físicas, psíquicas, sociais, econômicas dentre outras, a saúde é compreendida hoje, como sendo um completo estado de bem-estar que envolve os diferentes aspectos humanos, que sofre influências conjunturais.

A Saúde Ocupacional surge, então, para introduzir modificações no campo da Saúde, buscando minimizar os impactos negativos do processo de trabalho.  Vai ter como base a Norma Regulamentadora 07, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a Norma Regulamentadora 09, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

        O setor varejista é conhecido pela alta rotatividade de trabalhadores e pela exaustiva carga horária de trabalho. Com isso, verificou-se que 82% dos acidentes que aconteceram no ano de 2007 tiveram até 15 dias de afastamento do trabalho, no que se refere aos acidentes com período de afastamento superior a 15 dias, representam 18%, principalmente no que se referem às lesões mais graves, devido ao esforço repetitivo, problemas na região lombar, traumatismos, entre outros. Nesse caso o funcionário é afastado e é assegurado pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, onde receberá o auxílio-doença.

A tendinite é uma patologia que afeta os tendões do corpo causando inflamação, dor e muito desconforto, e a melhor forma de prevenção é o alongamento antes das atividades laborais e a correção da postura corporal, nos supermercados todos os setores estão propícios a ela, principalmente o setor do caixa, onde os operadores de caixa executam um trabalho muito repetitivo durante a sua jornada de trabalho.

Em alguns casos o tratamento da tendinite pode ser bem simples como, por exemplo, descanso da articulação afetada, compressas de gelo na região afetada e remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno ou Naproxeno.  Mas em casos mais sérios pode ser necessário o indivíduo fazer fisioterapia que utiliza recursos como ultrassom, exercícios ou massagem para tratar a inflamação do tendão. Já a cirurgia também pode ser usada, mas só nos casos mais graves quando o tratamento não foi eficaz e quando há rompimento do tendão.

A ergonomia com seu campo de conhecimento multidisciplinar atuam nas empresas de forma que a atividade laboral esteja de acordo com as condições psicofisiológicas do funcionário, impactando assim diretamente na segurança do trabalho, saúde e bem estar do mesmo, com isso, a importância da NR-17 fica ainda mais clara quando observamos que uma boa parte das doenças relacionadas ao trabalho tem relação com atividades repetitivas, que é chamada de lesão por esforço repetitivo - LER.

O empreendimento analisado trata-se de um supermercado de pequeno porte, localizado na cidade do Cabo de Santo Agostinho.  Trata-se de um comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, que conta a colaboração de vinte e sete funcionários, para fazermos o monitoramento da patologia foram utilizadas avaliações quantitativas e qualitativas.

Para a realização da avaliação da saúde ocupacional dos trabalhadores do supermercado HiperBarato foram utilizados os dados das avaliações quantitativas quanto qualitativas, pesquisas sobre a patologia e o estudo da NR-17 Ergonomia.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Promover o entendimento sobre a tendinite adquirida pelos trabalhadores no ramo de comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, realizado através do levantamento nos postos de trabalho, promovendo uma melhor integridade física e mental dos trabalhadores e assegurando um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (617.6 Kb)   docx (338.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com