TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antecedentes históricos do Sitema Único de Saúde: Breve história da Política de Saúde no Brasil

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO (Peso:1,0)

Texto de apoio: AGUIAR, Z.N. Antecedentes históricos do Sitema Único de Saúde: breve história da Política de Saúde no Brasil. In: Sistema Único de Saúde: antecedentes, percurso, perspectivas e desafios. São Paulo: Martinari, 2015. p. 17-40.

Filme: Políticas Públicas de saúde no Brasil

1. Qual a relação das ações de saúde pública adotadas no período colonial/imperial e da república velha com as questões econômicas e políticas?

No período colonial/imperial existiam medidas para minimizar os problemas de saúde publica que afetavam a produção econômica e prejudicavam o comercio internacional. Tais medidas incluíam saneamento de portos, urbanização e infraestrutura nos centros urbanos, além de campanhas para derrubar as epidemias que afetavam a imagem do Brasil no exterior. Na Republica Velha, as ações de saúde tinham por interesse controlar as doenças epidêmicas, visando atrair imigrantes para lavouras de café.

2. Como o Estado brasileiro estruturou o sistema de saúde no período governado por Getúlio Vargas?

A saúde estava ligada aos interesses econômicos da elite em manter o trabalhador sadio para a manutenção da produção. No ano de 1953 foi fundado o Ministério da Saúde.

3. O que eram as CAP’s e os IAP’s? Qual a importância que esses organismos tiveram para a consolidação do modelo assistencial médico-privatista no Brasil?

CAPs era a caixa de aposentadoria e pensão que era financiadas com recursos das empresas do governo e dos empregadores e o controle era exercido por patrões além dos benefícios previdenciários, a assistência medica dos trabalhadores segurados e seus familiares. IAPs era o instituto de aposentadoria e pensão criado no governo de Getúlio Vagas, vinculado ao ministério do trabalho foram criados vários institutos, agora não mais por empresas e sim por categorias profissionais: dos marinheiros, dos bancários, dos comerciários entre outros. Esses institutos foram muito importantes para que os trabalhadores tivessem acesso a medicina-privatista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com