TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política de Saúde: Uma Política Social

Por:   •  17/10/2018  •  Artigo  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

Módulo de Saúde e Sociedade I

Discente Elania Vanderlei da Silva

Relatório de Visita

No dia três de outubro nos deslocamos a Unidade de Saúde da Família – CAIC localizada no Virgem dos Pobres, Maceió. Para realizar uma visita para cumprir os conteúdos determinados no módulo de saúde e sociedade, na visita fomos orientados pelo residente Marcos. Essa Unidade de saúde conta com o apoio de três equipes, cada uma composta por um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem e cinco ACS, chegando à unidade fomos recepcionados e atendidos pelos residentes da UNCISAL que lá desenvolvem atividades e projetos no território e a enfermeira da equipe.

Instigados pelo conteúdo do módulo fomos a campo com o intuito de perceber e ver na realidade, qual a concepção tanto dos profissionais, quantos dos usuários acerca do que seria saúde para eles, e os determinantes sociais que não estão condicionados apenas pelas doenças geradas. Esse diz respeito à saúde da população como um todo. Os determinantes sociais de saúde dizem respeito à boa qualidade de serviços relacionados a aspectos econômicos, sociais, culturais, dentre outros.

No primeiro momento conversamos com os residentes e a enfermeira acerca das ações voltadas a população com o intuito de promover saúde já que a unidade de saúde da família é a porta de entrada aos serviços de saúde, são desenvolvidas algumas palestras, com as gestantes, grupos de homens, hipertensos e diabéticos, buscando orienta-los da melhor forma possível para que tenham uma vida mais saudável, seguindo as orientações dos profissionais, como nos foi falado, nesse grupo há mais uma troca de experiências e conhecimentos, os profissionais buscam sanar todas as dúvidas que cercam essa população, as reuniões são feitas de forma dinâmica, com uma linguagem clara e de acordo com o grupo. Eles também fazem sala de espera sempre com o tema do mês (como por ex: setembro amarelo tratou sobre depressão), segundo a fonoaudióloga residente, a maior dificuldade está em montar o grupo de adolescentes, mesmo contado com o apoio de uma moradora do bairro, que tanto faz para que esse grupo venha a ser criado e fortalecido.

O principal desafio enfrentado na unidade é justamente os trabalhos em equipe, muitos profissionais não estão aptos a trabalharem em grupo na equipe, outro problema bem visível na unidade à falta de utensílios básicos como luvas para realização dos procedimentos, problemas esses relatados e vistos pela própria população.  Quando se trata de uma ação que necessite do apoio de outra instituição, ou seja, quando há uma intersetorialidade, segundo os profissionais da unidade, a melhor instituição de se realizar ações é a escola, ela sempre apoio e busca contribuir no cuidado em saúde no território.

 Diante do que por nós já foi estudado acerca do conceito de saúde e determinantes sociais, indagamos os profissionais a respeito do que seria saúde para eles. Com relação aos profissionais tivemos uma resposta padrão, bem dentro do contexto profissional, segundo o conceito da OMS mas com o decorrer da conversa, as profissionais foram dando seu conceito pessoal, e o interessante que todas concordaram com o mesmo conceito que saúde seria um conceito bem amplo, e que ninguém nunca estaria 100% satisfeito com sua saúde, ou seja, ninguém nunca estaria bem por completo, saúde seria o resultado das condições de habitação, alimentação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, lazer e tantas outras coisas, sendo assim seria um conjunto de diversas áreas do ser humano, lembrando do seu estado físico e psicossocial do individuo, é a associação de um conjunto de condições, bem e serviços na qual o individuo esteja se sentindo assistido e que esteja plenamente satisfeito. Seguindo com a mesma pergunta, indagamos uma usuária da unidade, Dona D. S. diferente dos profissionais a visão de saúde dela infelizmente e que eu já imaginava é aquela propagada por muitos, que saúde é apenas a ausência de doença, é triste, mas é real essa é ideia ainda é bem difundida no nosso meio, por mais que os conceitos foram se aperfeiçoando durante o tempo, essa visão de saúde como ausência de saúde ainda é muito presente no dia a dia dos usuários, a Dona D. nos relatou também que para saber se ela estaria completamente sadia a mesma se dirigia ao médico e pedia uma bateria de exames, que segundo a mesma, caso não acuse nada nos exames, ela estaria em perfeito estado, e que quando sentem uma dorzinha e cabeça a mesma se medica em casa, e que só procura a unidade de saúde em uma instância quando não suporta mais a dor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com