TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO SOCIEDADE PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR

Por:   •  8/2/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

SOCIEDADE PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR

CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI

BACHARELADO EM FISIOTERAPIA                                                                                                    

[pic 1]

MARIA THALYA DA SILVA LOPES

RELATÓRIO MENSAL

PIRIPIRI - PIAUÍ

2020[pic 2]

MARIA THALYA DA SILVA LOPES

RELATÓRIO MENSAL

Relatório apresentado à disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I, no curso de Bacharelado em Fisioterapia, bloco IX para complemento de nota.

PIRIPIRI – PIAUÍ

2020

SOCIEDADE PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR [pic 3]

CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ – CHRISFAPI COORDENAÇÃO DO CURSO DE FISIOTERAPIA SECRETARIA DE ESTÁGIOS

RELATÓRIO MENSAL - Estágio Curricular Obrigatório I

[pic 4]

ALUNO (A):

CURSO: Bacharelado em Fisioterapia                                                                                                 LOCAL DO ESTÁGIO:   Clínica Escola CHRISFAPI[pic 5]

HORÁRIO DO ESTÁGIO: 07:00 ás 12:00 h        

        Fisioterapia Cardiopulmonar e Uroginecológica        [pic 6]

CARGA HORÁRIA/DIA: 5 horas/dia        (86) 981622108[pic 7]

DIAS DO ESTÁGIO: Segunda-feira  à sexta-feira

PROF (A) SUPERVISOR (A): Janara Cristina  de Oliveira Soares

MÊS/ANO: Fevereiro e Março/2020

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS – SETOR DE FISIOTERAPIA CARDIOPULMONAR[pic 8][pic 9]

No dia 18 de fevereiro de 2020 ao dia 16 de março de 2020, foi realizado o estágio no setor de Fisioterapia cardiopulmonar da Clínica Escola da Chrisfapi. No horário de 07:00 ás 12:00, terça e quinta feira. No primeiro momento houve uma conversa com a preceptora sobre os matérias e equipamentos disponíveis no setor, divisão de pacientes e discussão sobre as patologias e após realizado uma revisão sobre as principais técnicas que poderia ser utilizada em cada paciente.

Durante o estágio havia dois pacientes, um do sexo feminino e outro masculino, todos os atendimentos foram realizados sem nenhuma intercorrência e eram verificados os sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca e Saturação de oxigênio) antes e depois dos atendimentos. A patologia dos pacientes eram insuficiência cárdica congestiva (ICC).

O primeiro paciente sexo masculino que se apresentou com ICC ( faixa etária entre 40-60  anos), com queixa principal de falta de ar, apresentava-se com CDI cardíaco e traqueostomia, foram realizados ausculta pulmonar antes e depois dos atendimentos, alongamentos de MMSS/MMII, exercícios respiratórios em inspiração profunda com freno labial, exercícios de inspiração fracionada com e sem movimentos de flexão e extensão de ombro com auxílio do bastão , liberação diafragmática, pompagem respiratória, TEEP lentos e rápidos , exercícios no ciclo ergômetro (5 a 7 minutos), caminhada pelo corredor por 5 minutos, alongamento global, adução e abdução de quadril com caneleira de 1k, com a evolução do paciente foi possível realizar treino aeróbico, esteira ergométrica com 2 estágios com duração de 5 minutos cada estágio (10 minutos ao todo), com velocidade do 1 estágio (2,0 km/h), 2 estágio (2,5 km/h).

A paciente com ICC, do sexo feminino (faixa etária de 50-60 anos), com queixa principal de falta de ar ao realizar leves esforços. Realizou-se alongamentos de MMSS/MMII, exercícios em inspiração profunda e expiração em freno labial, adução e abdução de ombro com theraband associado com respiração em freno labial, flexão e extensão de ombro com halteres de 1kl com respiração fracionada, ciclo ergômetro (5 a 10 minutos), rotação de tronco com barra paralela , liberação miofacial de cervical e lombar (paciente chegou referindo muita dor na cervical e lombar), técnicas de higiene brônquica, uso de skacker, ciclo ativo  da respiração, agachamento com auxílio de bola suíça e caminhada pelo corredor (5-8 minutos).

No dia 28 de setembro a 19 de outubro foi realizado o retorno do estágio no setor de Fisioterapia cardiopulmonar da Clínica Escola da Chrisfapi. No horário de 07:00 ás 12:00, terça e quinta-feira, sendo que segunda, quarta e sexta eram realizados atividades complementares no turno da manhã. No primeiro momento a preceptora repassou todas as orientações de distanciamento social e higienização dos materiais utilizados durante os atendimentos e como funcionaria os atendimentos no setor. Foi refeita uma nova divisão de pacientes e escolha das duplas através de sorteio.

Durante o estágio havia dois pacientes, um do sexo masculino e uma do sexo feminino, todos os atendimentos foram realizados sem nenhuma intercorrência. A patologia dos pacientes era derrame pleural e distúrbio ventilatório obstrutivo acentuado.

O primeiro paciente com derrame pleural, com faixa etária (40-60 anos), com queixa principal de cansaço, foram realizadas manobras de reexpansão pulmonar com técnicas de compressão/descompressão, AFFE rápido, exercícios respiratórios com inspiração em suspiros, inspiração fracionada com freno labial com movimentos de flexão e extensão de ombro com auxílio do bastão.

A segunda paciente com distúrbio ventilatório obstrutivo acentuado, faixa etária (50-60 anos), foram realizados exercícios respiratórios, inspiração máximas sustentadas, inspiração fracionada com freno labial com movimentos de flexão e extensão com auxílio do bastão, caminhada pelo corredor associada a conscientização diagramática por 5 minutos, fortalecimento MMII na cadeira extensora e agachamentos com auxílio da bola suíça.

O estágio no setor de Fisioterapia Cardiopulmonar foi uma experiência incrível e bastante enriquecedora apesar da pandemia do COVID-19, conseguimos obter bastante conhecimento acerca das patologias, pois houve elaboração de caso clínico, laudo funcional, discussão em sala com os demais estagiários sobre as patologias abordadas, realização de atividades sobre técnicas da fisioterapia respiratória e confecção de cartilha com exercícios que os pacientes poderiam fazer em casa. As atividades complementares no período da manhã foram muito desafiadoras, mas ao mesmo tempo muito gratificante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com