TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR-APES

Por:   •  10/11/2022  •  Resenha  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR-APES   CRISTO FACULDADE DO PIAUÍ-CHRISFAPI[pic 1][pic 2][pic 3]

BACHARELANDO EM DIREITO

EVELINE CARDOSO DE CERQUEIRA

GABRIEL ARAÚJO SAMPAIO

KAISE VITÓRIA DE OLIVEIRA

KAYKY BRUNO DA SILVA NASCIMENTO

LUANA CARVALHO SILVA CASTRO

JULIANA DE ALMEIDA MOREIRA

MARIA PAULIANA LIMA ARAÚJO

VICTOR HUGO DE MELO MAGALHÃES ARAÚJO

                                           

INTRODUÇÃO À ECONOMIA:

Como a inflação influencia a economia brasileira

PIRIPIRI-PI

2022

COMO A INFLAÇÃO INFLUENCIA A ECONOMIA BRASILEIRA

Inflação implica no aumento do preço de bens ou serviços sem aumento aquilatado do valor de compra da moeda ou do salário mínimo de um país. É causada por diversos fatores como o desequilíbrio entre oferta e demanda, aumento dos custos de produção, maior emissão de papel-moeda ou também pela expectativa sobre a flutuação na taxa inflacionária ou pela inércia. 

Este cenário pode causar muitas incertezas no cenário econômico de uma nação, no caso do Brasil isso se consolida. A inflação desestimula investimentos externos prejudicando o crescimento econômico. É válido ressaltar que sim consequências negativas da inflação afeta relativamente as camadas menos favorecidas da sociedade pois essa problemática afeta diretamente o poder de compra das famílias, aumentando consideravelmente valores de alimentos, os tornando mais escassos nas dispensas das famílias brasileiras, colocando algumas pessoas que já tinham pouca condição financeira em situação de fome. 

Já economicamente falando, a inflação exarcebada aumenta o custo da dívida pública tendo em vista que os juros dessas dívidas acompanham esse crescimento no valor. A falta de investimentos externos resultantes desse imbróglio pode causar a paralisação de projetos, aumento na taxa de pobreza e fome de um país causando uma maior necessidade de investimentos públicos nessas áreas, algo que não seria necessário anteriormente, aumentando a dívida pública.  

Os únicos possivelmente beneficiados com isso serão as emprestas tratando em relação aos salários de seus funcionários que são menos “elásticos” que os preços dos produtos. Então pode ocorrer um lucro maior na apuração de venda de produtos, sem aumento significativo nos salários de seus funcionários. 

Para resolver esse contratempo, não há “remédio” estão, mas existem algumas soluções que podem amenizar os impactos como por exemplo expandir a capacidade produtiva aumentando a oferta de produtos reduzindo os preços do mesmo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com