TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO CAF

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO CAF

Aluno: Haiala Katherine Cruz Santana

Curso: Farmácia

Itabuna

2018

RELATÓRIO CAF

Relatório sobre Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF, apresentado a Faculdade Unime como requisito parcial do curso de Farmácia.

Itabuna

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 OBJETIVOS..............................................................................................................5

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................6

5 REFERÊNCIAS.........................................................................................................7


1 INTRODUÇÃO

 A central de abastecimento farmacêutico (CAF) é a unidade de assistência farmacêutica que atua garantindo a qualidade e integridade dos medicamentos durante as etapas de recebimento armazenamento e distribuição que ocorrem antes da dispensação. As rotinas e os procedimentos desses estabelecimentos de saúde visam garantir a qualidade dos medicamentos racionalizar os custos, garantir uma localização ágil dos medicamentos e um gerenciamento eficiente do estoque.

2 DESENVOLVIMENTO

A criação da Central de Medicamentos (CEME) por meio do Decreto nº 68.806 de 25 de junho de 1971, é considerada o primeiro esforço do Estado Brasileiro na produção e abastecimento de medicamentos essenciais (AZIS, 2010; KORNIS et al., 2008). Com a promulgação da Constituição Federal (1988), se estabelece “a saúde como direito social (Art. 6º) e o seu cuidado com competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios (Art. 23)” (CONASS, 2007), ocorrem às primeiras introduções dos princípios da saúde. Posteriormente ocorre a aprovação da Política Nacional de Medicamentos (PNM), por meio da Portaria n.º 3.916/1988, no âmbito de nortear as ações do Ministério da Saúde (OLIVEIRA, 2007). Tendo como o propósito de garantir a necessária segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população aos medicamentos essenciais (BRASIL, 1998; AZIS, 2010). Neste contexto, a Assistência Farmacêutica passa ser integrante no conjunto de ações voltadas para promoção, prevenção e recuperação da saúde da população (BARRETOS e GUIMARÃES, 2013).

Marin et al. (2003) enalta a importância do sistema de informação eficiente, para auxiliar o gerenciamento de dados físico-financeiro dos estoques, pois pode acarretar perdas ou irregularidades no abastecimento

Todos os fatores e decretos citados acima contribuíram diretamente para a atuação integral do farmacêutico napolitica nacional de medicamentos e para a criação de um ambiente de recebimento armazenamentos e distribuição correta e otimizada dos medicamentos para os estabelecimentos de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com