TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde capilar

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO.........................................................................................05

CONCLUSÃO......................................................................................................08

QUESTIONÁRIO..................................................................................................09

BIBLIOGRAFIA...................................................................................................11

INTRODUÇÃO

Será tratado neste trabalho as principais reações adversas a utilização de produtos químicos capilares. Para compor esse referido material didático, será observado as manifestações clínicas de doenças capilares, a relação de produtos que podem causar determinada patologia e os levantamentos das reações adversas; tudo como sugerido no desenvolvimento do material fornecido para a realização deste trabalho.

Em anexo, estará as questões elaboradas e as respostas de cinco pessoas que apresentaram patologias capilares após frequentar um centro estético; tal questionário também foi utilizado como fonte de elaboração do texto que segue.

É de grande importância ter nos centros de tratamento estéticos, profissionais bem capacitados e habilitados para manipular da forma adequada os produtos que serão aplicados nos clientes. Por esse motivo é tão relevante estudar o tema proposto e serão os aspectos citados acima que estudaremos a seguir.

DESENVOLVIMENTO

Levando em consideração que este trabalho tem como objetivo analisar os produtos utilizados em um centro estético e se o trabalho dos profissionais está se apresentado de uma forma segura na aplicação destes produtos nos clientes, é que vale ressaltar que o profissional além de muito bem capacitado deve estar regularmente atento quanto à utilização dos mais diversos produtos capilares em seus clientes, visto que diariamente aparecem novos produtos e com eles novas formas de aplicação.

Dessa forma, será possível evitar maiores constrangimentos e danos a saúde aos mesmos, podemos citar como patologias frequentes, reações alérgicas e adversas, intoxicação, entre outros. É d suma importância também que o profissional esteja sempre preocupado com a higienização adequada de seus materiais e local de trabalho. Essa conscientização e a profissionalização é o que se busca ao elaborar este presente trabalho.

Existe no mercado uma infinidade de produtos capilares que além de prometer alcançar o embelezamento, aumentam a autoestima das pessoas. Na nossa área de atuação que é a beleza a diversidade destes produtos é significativamente grande, fazendo com que as empresas que possuem marcas de cosméticos faturam muito alto, a disputa pelo mercado e pela preferência de seus consumidores consequentemente também se faz muito alta. Estas empresas em grande maioria contam com a força e apoio dos distribuidores e franquias, beneficiando o profissional dos salões de beleza com a facilidade de se adquiri tais produtos.

Por esse motivo, muitas vezes para alcançar um alto nível nas vendas, as indústrias da área cosmética não tomam os devidos cuidados na fabricação de seus produtos. Pelo motivo exposto e também por motivo de simples reações adversas é que o profissional da área estética deve estar devidamente informado e preparado para identificar e analisar os melhores produtos a serem aplicados em seus clientes.

Após uma pesquisa elaborada e aplicada a cinco clientes que apresentaram reações químicas adversas após frequentarem um centro estético e utilizarem de seus produtos capilares, pode-se observar a grande frequência com que clientes apresentam reações adversas ao uso cosméticos como tinturas de espécie permanente para os cabelos e a utilização de produtos como formol, são os produtos cosméticos que produzem os efeitos adversos mais frequentes e mais gravoso.

Existem casos em que as reações alérgicas em clientes aparecem com uma grande força, nesses casos é necessário que o profissional esteja muito bem preparado para orientar seu cliente ou até mesmo indicar outro profissional da área médica para solucionar o problema em questão.

Nos caso de tinturas permanentes por exemplo, podemos observar que pessoas que apresentam reações evidente como coceira, vermelhidão e queda de fios de cabelo, o caso mais indicado seria utilizar produtos de espécie não permanente. Além desses casos, produtos que possuem em sua composição formol, é necessário que se realize um teste antes a aplicação do produto, visto que as reações apresentadas as pessoas que possuem alergia a formol podem ser de caráter definitivo.

Dentre as reações apresentadas pelas clientes, todas possuem basicamente os mesmos sintomas, quais sejam: coceira, vermelhidão, ardência nos olhos, queda dos fios dos cabelos, aparecimento de bolhas e edemas, tosse, dor; porém existem caso em que sintomas mais gravosos podem ser identificados como ataque asmático e até o óbito. Observa-se também através do questionário que das cinco pessoas entrevistadas, todas tiveram efeitos adversos de natureza alérgica, os sintomas começam a aparecer em média após 24 horas a utilização dos produtos químicos.

O shampoo também foi um dos produtos que apresentou irritações adversas na maioria das clientes, porém de forma mais branda, causando sensações de ardência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com