TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECOCARDIOGRAFIA EM FELINO COM CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA - RELATO DE CASO

Por:   •  5/12/2017  •  Monografia  •  5.166 Palavras (21 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE VILA VELHA

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

CAMILA MARTINS MAGALHÃES

ECOCARDIOGRAFIA EM FELINO COM CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA - RELATO DE CASO

VILA VELHA - ES

2017

CAMILA MARTINS MAGALHÃES

ECOCARDIOGRAFIA EM FELINO COM CARDIOMIOPATIA HIPERTRÓFICA - RELATO DE CASO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Vila Velha.

Orientadora: Prof.ª.  MSc. Laura Monteiro de Castro Conti.

.

VILA VELHA-ES

2017

ESTE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FOI ELABORADO SEGUNDO AS NORMAS DA REVISTA ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA


DEDICATÓRIA

Este Trabalho é dedicado a minha família, em especial meus pais que fizeram com que eu pudesse realizar este sonho, por todo apoio e compreensão oferecidos ao longo dessa trajetória. Dedico também a todos que não mediram esforços para me apoiar nesta fase.


AGRADECIMENTOS[pic 1]

Primeiramente agradeço aos meus guias e a Deus por me permitirem realizar esse sonho e me darem forças pra continuar.

Aos meus pais, Antonio e Meire, e aos meus irmãos Matheus, Mariana e Laura que sempre estiveram comigo, me deram todo apoio, me ensinaram a ser uma pessoa melhor a cada dia e  nunca desistir. Eu amo muito vocês.

Agradeço muito a minha orientadora Laura Conti, por todos os conselhos, por ter tido paciência e por toda ajuda que me foi dada. Você é uma pessoa/professora maravilhosa e espero que um dia chegue a ser como você. Você é minha inspiração como médica veterinária.

A minha amiga de curso Neriana que desde o começo esteve ao meu lado, dividindo comigo os problemas, as ansiedades e as alegrias. Você se tornou essencial na minha vida e te agradeço muito pela sua amizade. Ao Lucas, outro amigo de curso que me acompanha desde o começo e que sempre me apoiou e me incentivou.

As minhas amigas Carol e Jéssica, que mesmo distantes sempre se fizeram presentes. Agradeço muito pela paciência em ouvir meus desabafos, por estarem sempre dispostas a me ajudar e pela confiança depositada.

Á toda minha família  e amigos que vibraram junto comigo e que fizeram parte

dessa jornada para que eu me tornasse Médica Veterinária.

Para finalizar, agradeço aos meus filhos de quatro patas Frederico e Madalena

que me motivam  para que eu seja  melhor a cada dia.

MAGALHAES C.M.; Ecocardiografia em felino com cardiomiopatia hipertrófica – relato de caso. Trabalho de Conclusão de Curso- Curso de Medicina Veterinária, Universidade Vila Velha, Vila Velha (ES) - 2017.[pic 2][pic 3]

Resumo

A cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é uma das afecções cardíacas mais importantes nos felinos, apresentando alta mortalidade e letalidade, pois pode se associar ao aparecimento de insuficiência cardíaca, tromboembolismo e morte súbita. É caracterizada pela hipertrofia concêntrica dos músculos papilares, septo interventricular e/ou da parede ventricular esquerda, sem dilatação ventricular, porém podendo cursar com aumento atrial esquerdo, estase sanguínea e trombo intracavitário. A CMH pode ser de causa genética ou secundária à diversas enfermidades que cursam com hipertensão. Foi atendida por um serviço de cardiologia um felino, fêmea, 17 anos de idade, Persa, com histórico de doença renal crônica, encaminhada por colega veterinário para avaliação cardiológica. O paciente era assintomático, porem pode-se contatar ao exame eletrocardiográfico a presença de bloqueio atrioventricular completo, além de, ao exame ecodopplercardiográfico, presença de hipertrofia concêntrica de ventrículo esquerdo do tipo assimétrica (septo interventricular), aumento atrial esquerdo discreto, sem sinais de smoke ou trombo e insuficiência valvar mitral moderada. O tratamento para a CMH é preconizado apenas quando o paciente apresenta sinais de insuficiência cardíaca congestiva, portanto, ainda não sendo instituída a terapia. Os achados ecodopplercardiográficos nesta cardiomiopatia são variados e estes podem auxiliar na escolha do protocolo terapêutico, assim como no prognóstico do paciente diante da doença cardíaca constatada.

Palavras-Chave: Hipertrofia concêntrica, hipertensão arterial sistêmica secundária, doença renal crônica, remodelamento cardíaco, gatos.

SUMÁRIO

RESUMO        7

ABSTRACT        8

INTRODUÇÃO        8

RELATO DE CASO        10

DISCUSSÃO        11

CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        14

ANEXO        16


Ecocardiografia em felino com cardiomiopatia hipertrófica – relato de caso.

Feline echocardiography with hypertrophic cardiomyopathy - case report.

Camila Martins Magalhães¹

Laura Monteiro de Castro Conti²

¹ Aluna da graduação de Medicina Veterinária da UVV, Vila Velha, ES/Brasil. E-mail: caamilamagalhaes@hotmail.com

² Médica Veterinária, Mestra em Ciência Animal, Universidade Vila Velha, Vila Velha, ES/Brasil.

______________________________________________________________

MAGALHAES CM., CONTI LMC. Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia, 2017.[pic 4][pic 5]

RESUMO

A cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é uma das afecções cardíacas mais importantes nos felinos, apresentando alta mortalidade e letalidade, pois pode se associar ao aparecimento de insuficiência cardíaca, tromboembolismo e morte súbita. É caracterizada pela hipertrofia concêntrica dos músculos papilares, septo interventricular e/ou da parede ventricular esquerda, sem dilatação ventricular, porém podendo cursar com aumento atrial esquerdo, estase sanguínea e trombo intracavitário. A CMH pode ser de causa genética ou secundária à diversas enfermidades que cursam com hipertensão. Foi atendida por um serviço de cardiologia um felino, fêmea, 17 anos de idade, Persa, com histórico de doença renal crônica, encaminhada por colega veterinário para avaliação cardiológica. O paciente era assintomático, porém pode-se contatar ao exame eletrocardiográfico a presença de bloqueio atrioventricular completo, além de, ao exame ecodopplercardiográfico, presença de hipertrofia concêntrica de ventrículo esquerdo do tipo assimétrica (septo interventricular), aumento atrial esquerdo discreto, sem sinais de smoke ou trombo e insuficiência valvar mitral moderada. O tratamento para a CMH é preconizado apenas quando o paciente apresenta sinais de insuficiência cardíaca congestiva, portanto, ainda não sendo instituída a terapia. Os achados ecodopplercardiográficos nesta cardiomiopatia são variados e estes podem auxiliar na escolha do protocolo terapêutico, assim como no prognóstico do paciente diante da doença cardíaca constatada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (376.5 Kb)   docx (243.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com