TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FUNÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA NA SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  16/11/2022  •  Artigo  •  2.969 Palavras (12 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 12

FAVENI[pic 1]

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

MICHELE SANTOS FERREIRA

FUNÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA NA SAÚDE PÚBLICA

JACAREZINHO

2022


FAVENI[pic 2]

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

MICHELE SANTOS FERREIRA

FUNÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA NA SAÚDE PÚBLICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Farmacologia e terapêutica veterinária

                                         

 JACAREZINHO

2022

FUNÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA NA SAÚDE PÚBLICA

Michele Santos Ferreira[1] 

Declaro que sou autora¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”.

RESUMO-  O objetivo deste artigo foi o de realizar uma análise acerca da importância do profissional de veterinária na prestação de serviços públicos, mais especificamente em relação à saúde pública. A metodologia utilizada foi o da revisão descritiva de literatura de cunho exploratório, por meio de consultas a materiais já publicados e disponibilizados em bases de dados como a Scielo, Capes periódicos e PubMed, suscitando dados para melhor compreender o que se propôs a pesquisar, respondendo ao problema levantado e cumprindo ao objetivo proposto. Conforme se pode compreender das informações expostas, a medicina veterinária, está aquém do cuidado de animais em um petshop, consoante comumente se tem a concepção, trata-se de uma disciplina de crucial relevância para a sociedade, especificamente para a prestação de serviços públicos de saúde, no controle de zoonoses, fiscalização de qualidade de alimentos, orientação a donos de animais de estimação, bem como em intervenções dos cuidados ambientais, assim sendo, a medicina veterinária tem papel relevante na sociedade, muitas vezes, não vistos pela comunidade como um todo, estando em uma posição secundária de relevância, no entanto, contribui sobremaneira para conjuntura diversas para a realidade da população. A partir do que foi exposto, é inequívoco que a medicina veterinária presta grandes serviços públicos, principalmente, na área de saúde, atuando em conjunto com outras disciplinas, de modo a propiciar melhores condições de vida e ambientais a toda sociedade.

Palavras-chave: Medicina Veterinária. Saúde Pública. Serviços Públicos.


  1. INTRODUÇÃO

Os serviços veterinários têm um papel crucial no contexto da prestação de serviços públicos, em muitos contextos, os serviços veterinários também podem contribuir para a prestação de intervenções essenciais de saúde pública. Isso é particularmente importante em áreas com cobertura de serviços de saúde inaceitavelmente baixa, como é frequentemente o caso em ambientes rurais de países pouco desenvolvidos em que a prevalência de doenças, cujas etiologias são os animais os vetores, portanto, atuam em colaboração relevante com o segmento de saúde pública.

A medicina veterinária tem uma longa e impressionante história de liderança em certas áreas da saúde pública. Várias doenças animais causadas por agentes infecciosos que também causam doenças graves em humanos foram erradicadas ou controladas em benefício da saúde de seres humanos e animais. As principais são a tuberculose e a brucelose.

A inspeção da carne tem sido outra área em que a prática veterinária pública tem contribuído para proteger a saúde humana.  A vacinação de animais contra a raiva e os programas de vigilância de infecções bovina e a gripe aviária são outros exemplos da prática veterinária pública em funcionamento, portanto, a medicina veterinária presta serviços públicos de grande importância para a sociedade, o que muitas vezes não é percebido.

Esta atuação na veterinária no âmbito da promoção da saúde é denominada de “saúde pública veterinária”, segundo Schwabe (1984), foi introduzido após a Segunda Guerra Mundial por administradores de saúde pública do Serviço de Saúde Pública dos EUA para designar as áreas da saúde pública nas quais a medicina veterinária compartilha interesses particulares.

Em 1999, o comitê conjunto de especialistas da FAO/OMS mencionou que a saúde pública veterinária  é a soma de todas as contribuições para o bem-estar físico, mental e social dos seres humanos por meio da compreensão e aplicação da ciência veterinária, em que envolve a atenção aos riscos ao nível da produção e do consumo de alimentos de origem animal, bem como o controle de patologias de origem animal que podem afetar a coletividade, portanto, um componente das atividades de saúde pública dedicada à aplicação de habilidades, conhecimentos e recursos veterinários para a proteção e melhoria da saúde humana (KHATUN et al., 2015).

Assim sendo, diante destas informações introdutórias, tem-se o seguinte problema: o profissional em veterinária pode ser considerado adjuvante na prestação de serviços de saúde pública?

Diante do problema exposto, o objetivo deste artigo é o de realizar uma análise acerca da importância do profissional de veterinária na prestação de serviços públicos, mais especificamente em relação à saúde pública.

A metodologia a ser utilizada para a elaboração deste artigo foi o da revisão descritiva de literatura de cunho exploratório, por meio de consultas a materiais já publicados e disponibilizados em bases de dados como a Scielo, Capes periódicos e PubMed, suscitando dados para melhor compreender o que se propôs a pesquisar, respondendo ao problema levantado e cumprindo ao objetivo proposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (305.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com