TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NUTRIÇÃO ANIMAL

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

NUTRIÇÃO ANIMAL

Aluna: Gabrielle Paraense da Silva

Turma: 5NMA

1 - Comente a importância da produção intensiva dos animais associada com a genética, nutrição e sanidade.

R: A nutrição e a sanidade são essenciais, pois a primeira é de suma importância para o crescimento, produção e reprodução do animal, logo uma boa disponibilidade de alimentos, nutritivos e balanceados, influi diretamente na produção. A segunda é fundamental para o bem-estar e saúde do animal, assim como, dos que o manejam também, controlando e prevenindo o aparecimento de doenças que poderiam afetar o desempenho.

2 - Apresente a composição geral dos seres vivos, quanto aos nutrientes de acordo com Weende.

R: De acordo com Weende, o alimento foi divido em matéria seca e água. A matéria seca é dividida em M. Inorgânica, seus compostos formam as cinzas para a análise de minerais, e M. Orgânica sendo dividido em compostos nitrogenados (proteína bruta) e compostos não nitrogenados. Ainda dentro dos compostos não nitrogenados foi separado as classes de extrato etéreo e a classe dos carboidratos que teve sua divisão em fibra bruta (carboidratos indigeríveis) e extrato não nitrogenado (carboidratos de rápida digestão).

3 - Quais os compartimentos do estomago dos ruminantes e seus aspectos fisiológicos?

R: Rúmen, retículo omaso e abomaso. O rúmen é o local onde ocorre a fermentação do alimento, realizada por enzimas produzidas por bactérias, fungos e protozoários, nesse compartimento ocorre a quebra e mistura dos alimentos. O retículo é um local de digestão mecânica, é o principal compartimento responsável pela contração que gera a ruminação e está ligado a eructação. O omaso também tem função mecânica, nele as partículas já chegam bem menores e, por movimentação, o alimento é diminuído mais ainda, ocorre a absorção de água. Já o abomaso, o estômago verdadeiro, realiza a digestão enzimática e é funcional desde o inicio da vida do bezerro.

4 - Qual a diferença dos nutrientes essenciais e não essenciais?

R: Os nutrientes essenciais são aqueles que não são sintetizados pelo organismo numa quantidade suficiente para satisfazer as necessidades corpóreas, mas podem ser adquiridos pela dieta. Já os não-essenciais são produzidos pelo organismo e usados na quantidade que se precisa.  

5 - Comente quanto a importância da saliva.

R: A saliva tem um poder tampão, ou seja, evita variações bruscas de pH, protegendo, assim, o pH ruminal através da neutralização deste, impedindo uma possível acidificação e morte de microrganismos.

6 - Sabendo-se que os ruminantes jovens se comportam como não ruminantes, comente quanto aos fatores que influenciam o desenvolvimento dos pré-estômagos desses animais.

R: A inclusão de alimentos sólidos até a nona semana de vida, uma boa dieta e frequência de estimulação a ingestão de sólidos estimula o desenvolvimento dos pré-estômagos após o desmame.

7 - Como os ruminantes jovens adquirem a flora microbiana e qual a importância desses microorganismos para os ruminantes?

O consumo de alimento sólido, principalmente os ricos em fibras, nas primeiras semanas de vida dos bezerros é o fator mais importante na transição de pré-ruminante para a condição de ruminante adulto, que, além de estimular o desenvolvimento do rúmen, permite também o aparecimento da população microbiana. A flora microbiana é essencial pois produz enzimas que realizam a fermentação alimentar de compostos, que, se os microrganismos não existissem, não seriam digeridos.

8 - O que se entende por ruminação. Descreva este processo.

R: A ruminação é o ato de regurgitar o alimento à boca, remastigando de modo a propiciar maior fragmentação das partículas, o que favorece a ação dos microrganismos para o melhor aproveitamento do alimento no rúmen e propicia a passagem das partículas não digeridas para adiante no trato digestivo. O alimento é deglutido, vai ao rúmen, se ocorrer a predominância de alimento fibroso, o retículo sinaliza que ele precisa ser remastigado, voltando a boca e quando está em partículas menores retorna ao rúmen.

9 - Inicialmente, um lote de frango de corte entrou com 40 g e ao final dos 42 dias de idade, saiu com média de 2.450g por frango ao abate. Calcular o ganho de peso médio do lote e a conversão alimentar dos frangos sabendo que o consumo médio da ração foi de 4.200g/frango

CA=                               EA= [pic 1][pic 2]

CA=                                                      EA= [pic 3][pic 4]

No final dos 42 dias ganhou 2410g.

10 - Foi feito um acompanhamento na fazenda por 108 dias dos ovinos da raça texel. Esses animais castrados entraram com 22kg e receberam diferentes dietas conforme o quadro abaixo: 16,5

Ração Padrão

Sorgo e Leucena

Silagem

Milho e Leucena

Consumo diário de MS

(g/animal/dia)

750

0,75 KG

890

0,89 KG

740

0,74 KG

957

0,957KG

Peso Final (kg)

32

35,5

38,5

33,5

*MS = matéria seca

Calcule a conversão alimentar e a eficiência de cada lote com suas respectivas rações

C.A (Ração padrão)                        

CA=                                EA= [pic 5][pic 6]

CA=                                       EA= [pic 7][pic 8]

CA (Sorgo e leucena)

CA=                            EA= [pic 9][pic 10]

CA= EA= [pic 11][pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (556.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com