TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Valorização Médico Veterinário

Por:   •  21/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

O “Papiro de Kahoun”, encontrado no Egito no ano de 1890, descrevia relatos sobre a arte de curar animais, sendo estes ocorridos mais de 4000 anos a.C. No Brasil, no regime republicano, as autoridades decretaram a criação das duas primeiras instituições de ensino Veterinário no Brasil, sendo elas a Escola Superior de Agricultura e Medicina veterinária no ano de 1913, e a Escola de Veterinária do Exército em 1914.

No ano de 1933, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, criou a normatização para a atuação do Médico Veterinário no pais. Já no ano de 1968, passa a entrar em vigor a Lei 5.517, sendo criado os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, responsabilizando estas entidades para a função de fiscalização e promovendo desenvolvimento do profissional.

Ao longo das décadas, com a transformação que ocorrem, econômicas e sociais, se percebe a progressivo aumento de animais de companhia,  sendo eles, designados como um membro da família. Com isso, o médico veterinário é necessário para a relação entre o meio ambiente, os humanos e animais.  

O médico veterinário tem uma relação intima com a saúde humana, animal e do meio ambiente, sendo reconhecida como Saúde Pública. São esses profissionais que atuam na saúde e bem estar dos animais, domésticos ou selvagens, inspeção e aavaliação de produtos de origem animal, e atuam na saúde pública.

Com esta perspectiva, o médico veterinário é tão importante para a sociedade em geral, tendo sua atuação em diversos ramos, que garantem, não só a saúde dos animais, mas também a saúde dos humanos. Podemos citar a realização como uma maneira da valorização dos médicos veterinários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com