TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DO LEITE

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE

CURSO MEDICINA VETERINÁRIA

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DO LEITE

Três Corações

2016

CAMILA SILVA TEIXEIRA

EDGARD NEPOMUCENO PEREIRA

FERNANDA DAMASIO FONSECA

MYLENA LUIZA BRANDÃO MARTINS

NATIELLE REIS ANDRADE

PAULO HENRIQUE NOGUEIRA FERNANDES

THALES URIAS PEREIRA MELO

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DO LEITE

[pic 3]

Três Corações

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
  2. OBJETIVO................................................................................................................5

2.1. OBJETIVO GERAL............................................................................................5

2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO...................................................................................5

  1. JUSTIFICATIVA........................................................................................................6
  2. REFERENCIAL TEÓRICO........................................................................................7
  3. MATERIAL E MÉTODOS.........................................................................................
  4. CRONOGRAMA .....................................................................................................
  5. CONCLUSÃO..........................................................................................................
  6. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................
  7. ANEXOS..................................................................................................................

1. INTRODUÇÃO

O leite e um produto muito comercializado do Brasil, ele possui grande valor nutricional e é uma das fontes mais baratas de proteínas e cálcio. Suas propriedades são de suma importância para a saúde humana, porem esse e um produto de origem animal e que pode ser contaminado por diversos micro-organismos.

E comum em muitas cidades do sul de minas a venda de leite de maneira informal, ou seja, pessoas que, para possuir uma fonte maior de renda, começam a comercializar o leite que produz em sua propriedade. Porém esses produtos não passam por nenhum tipo de tratamento antes de chegar ao consumidor, o que facilita ainda mais a presença desses micro-organismos.

Esses microrganismos podem afetar a qualidade do leite, tornando-o um risco para a saúde. Os micro-organismos mais comuns encontrados no leite são as bactérias, como por exemplo: Coryneterium, Brucella, Salmonella, Shigella SP, scherichia, Enterobacter, Klebsiella, Citrobacter, entre outras. Que podem ou não ser patogênicas.

De acordo com esses dados decidimos coletar amostras de leite informal para fazermos um levantamento microbiológico e verificar se há e quais são os microrganismos presentes no leite informal em algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

2. OBJETIVO

2.1. OBJETIVO GERAL

O leite é uma das principais fontes de cálcio e também fonte de vários outros componentes nutricionais importantes, para o nosso organismo, é de extrema importância que esteja livre de bactérias patogênicas que podem vir causar alguma enfermidade, o leite mal armazenado ou manipulado de forma errada pode se tornar um produto altamente infeccioso, assim o projeto tem como objetivo fazer um levantamento microbiológico do leite que é consumido pela população de algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO

O objetivo específico do projeto e realizar uma pesquisa com leite informal de algumas cidades do sul de minas gerais para avaliar se há presença de microrganismos, quais são eles qual o risco de causar doenças.

3. JUSTIFICATIVA

Este projeto foi desenvolvido com a finalidade de avaliar a qualidade do leite informal em relação à presença de micro-organismos patogênicos e não patogênicos.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

Leite Informal e aspectos de saúde pública.

O leite é um meio de cultura ideal para o crescimento bacteriano, sendo os meios de contaminação muito numerosos. A contaminação do leite pré-pasteurização pode ocorrer em diversas etapas do processo de ordenha. O leite pode já estar contaminado quando retirado da vaca, em decorrência de infecções nos tetos dos animais - conhecidas como mastite. A contaminação pode vir ainda do equipamento de ordenha mal sanitizado; da água que é usada para lavagem dos equipamentos na propriedade; das mãos do ordenhador; do tanque de resfriamento, dentre outros.

Diversas doenças podem ser transmitidas ao homem pelo consumo de leite cru, cabendo destacar: 


a)Viroses: 

São poucos os trabalhos realizados com vistas ao isolamento e identificação de vírus em alimentos. Entre os Enterovírus, cujo desenvolvimento se faz no trato gastrointestinal do homem e de animais, o de maior importância é o vírus da poliomielite, que já provocou surtos comprovadamente relacionados ao consumo de leite cru (Queiroz, 1994). 



b)Rickettsioses - febre Q: 

É uma enfermidade difundida mundialmente e produzida pela Coxiella burnetii, que pode ser transmitida pelo consumo de leite cru de animais infectados. Em zonas onde o gado leiteiro está infectado, um número elevado de amostras de leite revela-se contaminado pela Coxiella burnetti. Provoca no homem o aparecimento de febre, calafrios, suor, dores na nuca e na cabeça. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (296.3 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com