TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Drogas Antimicrobianas

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 3]

DROGAS ANTIMICROBIANAS

Amanda Pereira Martins Cristiane Dias de Carvalho

 Gabriella Ribeiro

Marcella Joyce

   Matheus Augusto

        Natasha Natividade Santos

                                                          Valquiria Pimentel

Belo Horizonte – MG 2019


[pic 4]

DROGAS ANTIMICROBIANAS

Trabalho acadêmico, apresentado a Faculdade Arnaldo de Minas Gerais como parte das exigências para a obtenção do título de graduação em Medicina Veterinária.

Belo Horizonte, 15 de Maio de 2019. Professora: PILLAR GOMIDE DO VALLE

Belo Horizonte – MG 2019


[pic 5]

SUMÁRIO[pic 6]

INTRODUÇÃO        4

CARACTERISTICAS DOS ANTIMICROBIANOS IDEAIS E OS TIPOS DE BACTÉRIAS         5

MECANISMO DE AÇÃOS DAS DROGAS ANTIMICROBIANAS        6

RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA        7

PENICILINAS MAIS UTILIZADAS NA MEDICINA VETERINÁRIA        8

CEFALOSPORINAS MAIS UTILIZADAS NA MEDICINA VETERINÁRIA        9

SULFONAMIDAS MAIS UTILIZADAS NA MEDICINA VETERINÁRIA

        10

OUTROS ANTIBIÓTICOS USADOS NA MEDICINA VETERINÁRIA         11

RELATO DE CASO        12

REFERÊNCIA        13

 

 


INTRODUÇÃO

Os antibióticos podem ser nomeados como bactericidas ou bacteriostáticos, sendo eles, compostos naturais ou sintéticos que tem como principal função inibir ou matar fungos e bactérias. Com a invenção do microscópio, foram identificadas as primeiras bactérias, mas apenas através do experimento de Louis Pasteur que foi descoberto que a bactéria causa processos infecciosos e importantes processos de fermentação. Após vários estudos feitos por Robert Koch sobre doenças como: tuberculose, cólera e febre tifóide, ele identificou micro-organismo como causadores. Porém, o primeiro antibiótico a ser criado foi de origem sintética contra sífilis (WALSH, 2003).

Na Segunda Guerra Mundial, tiveram a introdução da Proflavina que foi importante contra infecções de feridas profundas, mas o composto é muito tóxico para infecções bacterianas sistêmicas (NICOLAOU, 2008).

O grande marco no tratamento de infecções bacterianas ocorreu quando Alexander Fleming observou que fungos produziam substâncias capazes de controlar a proliferação de bactérias, a penicilina, dessa forma, incentivou ainda mais pesquisas de antibióticos através da cultura de micro-organismos (PROJAN, 2004).

Com isso, vários antibióticos foram descobertos de produtos naturais microbianos e até então a maioria deles é bastante eficaz contra bactérias Gram positivo. Dessa forma, houve poucos antibióticos que foram derivados sintéticos para o mercado. Entretanto, com a resistência bacteriana, reduziram a produção de novos antibióticos (FERNANDES, 2006).

CARACTERISTICAS DOS ANTIMICROBIANOS IDEAIS E OS TIPOS DE BACTÉRIAS

Um antimicrobiano ideal consiste no diagnóstico preciso sobre a doença que se pretende tratar ou prevenir. Em condições ideais, o tratamento só deve ser iniciado depois de conhecidos os resultados dos exames laboratoriais. Este apresenta um índice terapêutico alto, é eficaz sobre os micro-organismos patogênicos, tem a capacidade de destruir microorganismos fungicidas e bactericidas, ocupa o tecido do organismo em concentração que seja necessário para aquele tratamento, menos tóxico, o preço é acessivel e na maioria das vezes não é necessario a receita do veterinário para a compra do medicamento.(BARCELLOS ,et al 2009)

As bactérias gram-positivas possuem na célula da parede celular o peptidioglicano. Em sua parte interna, onde produz toda sua energia, a parede celular possui membrana plasmática com dupla camada de fosfolipídios. Já as bactérias gram-negativas, possuem uma membrana externa que é formada por duplas camadas de lipídios e proteína. Além disso, os polissacarídeos estão presentes para que se possam diferenciar as cepas das bactérias que é um fator muito importante para determinar a antigenicidade da bactéria, constituindo as endotoxinas que são capazes de promover reações inflamatórias, ativar o sistema complemento e provocar febre e outros aspectos recorrentes da inflamação. (SARA, et al).

Os principais microrganismos gram-negativos são: Pseudomonas e Helicobacter.

Os principais microrganismos gram-positivos são: Cocos: estafilococos – estreptococos. (SARA, et al)

MECANISMO DE AÇÃOS DAS DROGAS ANTIMICROBIANAS

Algumas drogas atuam inibindo a síntese da parede microbiana. Essa estrutura pode ser vital as bactérias, uma vez que impedem que as mesmas sofram lise osmótica. Essas drogas podem ser divididas em antibióticos Beta-lactâmicos, como por exemplo, as penicilinas naturais e as penicilinas semi-sintéticas. Já os antibióticos não Beta-lactâmicos, temos como exemplo a Bacitracina. (Santos, et al 2009)

Outras drogas interferem nas atividades vitais dos microrganismos, essas drogas atuam nessa membrana citoplasmática causando alterações físico-químicas, dessa forma elementos vitais à célula estarão comprometidos. Um grande exemplo dessa droga é a Anfotericina, utilizado como tratamento de pacientes com infecções fúngicas progressivas potencialmente graves. (Santos, et al 2009)

As drogas que interferem na síntese de proteínas podem ser dividida em duas formas, as reversíveis ou irreversíveis. Antimicrobiano com atuação irreversível tem como principal função, fazer com que os microrganismos codifiquem proteínas anômalas. Um grande exemplo utilizado bastante na medicina veterinária é a Rifocina. Já as drogas reversíveis atuam em uma das fases da síntese proteica, impedindo o crescimento bacteriano. Além disso possuem efeito bacteriostático, cmo por exemplo as Tetraciclinas. (Santos, et al 2009)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (153 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com