TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assepsia, Métodos de Contenção em Animais e Paramentação Cirúrgica.

Por:   •  15/9/2016  •  Monografia  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  1.657 Visualizações

Página 1 de 6

Assepsia, métodos de contenção em animais e paramentação cirúrgica.

Bianca Tricanico Pereira

Assepsia

A parte da assepsia é muito importante nos hospitais veterinários, até mesmo nas clinicas, é preciso fazer a assepsia para que o animal que esteja passando por lá não pegue algum tipo de bactéria, o local hospitalar precisa ser bem higienizado para que não tenha bactérias e vírus no ambiente, com tantos animais passando por lá, é muito fácil de terem várias bactérias hospitaladas por lá. Muitos animais chegam em situações muito criticas e até mesmo com a imunidade muito baixa por isso é muito importante que o ambiente hospitalar esteja livre de bactérias.Todos os médicos presentes no local precisam ter a consciência do que pode acontecer se não higienizar o local, se não lavarem as mãos e da maneira certa, com materiais certos que tirem todos os vírus e bactérias.  

 Contaminação: entrada de microorganismos em algum objeto, material ou ambiente.

 Infecção: Processo pelo qual ocorre invasão por microorganismos com ou sem doença manifestada. Podendo ser:

Infecções nosocomiais: São infecções que se desenvolvem durante o período de hospitalização e que não estavam presentes ou incubadas na ocasião do internamento.

Técnica asséptica: É a técnica cirúrgica que emprega um conjunto de processos, medidas ou meios para impedir o contato de germes com a ferida operatória. A ausência de germes patogênicos no tecido vivo constitui um estado de assepsia.

 Esterilização: É o conjunto de operações que objetiva destruir (ou remover) todas as formas possíveis de microorganismos (incluindo esporos bacterianos) de superfícies animadas ou inanimadas. Esterilizante: É um composto químico que realiza uma esterilização. Estéril é um termo absoluto, ou seja, um material está estéril ou não. Não pode ser "parcialmente estéril" ou "quase estéril"

Antissepsia: Caracteriza-se por ser um procedimento através do qual microorganismos presentes em tecidos (pele e mucosas) são destruídos ou eliminados após a aplicação de agentes antimicrobianos denominadas antisépticos.

Antisséptico: É um composto químico usualmente aplicado na superfície do corpo humano para prevenir a multiplicação dos microorganismos. Destrói os microorganismos, ou inibe seu crescimento e sua atividade metabólica enquanto o agente e o microrganismo permanecerem em contato.

Desinfecção (higienização ou sanitização): Caracteriza-se por representar um conjunto de operações de natureza física ou/e química com o objetivo de reduzir o nível de contaminação por microorganismos e proteínas tóxicas, nos itens (artigos e áreas) inanimados. Os procedimentos de desinfecção não asseguram a eliminação total de bactérias na forma de esporos ou de proteínas tóxicas (príons, endotoxinas bacterianas). Desinfecção é o processo que visa a eliminação de microorganismos na forma vegetativa, excetuando-se esporos bacterianos ou suas endotoxinas. Segundo o "Centers for Diseases Control and Prevention (CDC)" os níveis de desinfecção podem ser classificados em:

Contenção em animais

Para poder examinar animais, tais, como, cachorros e gatos  precisamos de muita “técnica”, paciência e também cuidado. A contenção mecânica tem como finalidade principal restringir, tanto quanto possível, a atividade física do animal, na tentativa de se realizar a avaliação do paciente e/ou a execução de outros procedimentos (curativos, administração de medicamentos). Para alguns proprietários, principalmente de pequenos animais e também para o examinador, é sempre um momento delicado, já que há uma certa relutância, por parte dos donos, no momento da imobilização desses animais para exame. No entanto, por mais dócil, meigo e inofensivo que seja ou pareça ser o seu animal, a simples palpa- ção, por exemplo, de uma determinada estrutura que possua um aumento de sensibilidade fará com que ele se defenda à manipula- ção não habitual, com mordeduras, coices, chifradas e/ou unhadas. Por isso, não se deve manipular um animal, mesmo que para a execução de procedimentos simples, sem que ele esteja adequadamente contido, o que resultará em maior segurança para o examinador, para o auxiliar e para o próprio animal, além de propiciar um exame satisfatório e tranquilo.

 Os principais objetivos da contenção de animais domésticos são: • Proteger o examinador, o auxiliar e o animal. • Facilitar o exame físico. • Evitar fugas e acidentes como fraturas. • Permitir procedimentos diversos (medicação injetável, curativos, cateterização, exames radiográficos, colheita de sangue, etc.).

 É importante proceder às manipulações físicas com calma, evitando-se movimentos bruscos ou violentos, os quais possam vir a alterar de maneira significativa os parâmetros vitais em virtude do estresse promovido, principalmente em animais mais arredios. A socialização com o animal é um passo importante no momento da aproximação dele, já que uma abordagem inadequada pode, muitas vezes, ser fatal (tétano, dispneia acentuada por estenose de vias aéreas, insuficiência cardíaca grave, etc.) ou desencadear um comportamento não cooperativo por parte do animal, prejudicando, dessa forma, o estabelecimento do diagnóstico.

Paramentação cirúrgica

No momento de uma cirurgia, precisamos de muita atenção nas coisas que vamos fazer principalmente na hora que nos vamos fazer a paramentação, temos que nos higienizar, para não ter contaminação no animal que estaremos cuidando.

 MATERIAIS CIRÚRGICOS

- Preparação de kits cirúrgicos (panos de campo, aventais, compressas...):Os instrumentos e os tecidos a serem usados em cirurgia devem ser limpos de contaminação grosseira. Os instrumentos podem ser limpos manualmente ou com equipamentos de limpeza ultrassônica e desinfetantes tão logo após terem sido usados. Depois de lavados, devem ser secos, montados em caixas ou embalados individualmente, e esterilizados. A esterilização pode ser com vapor ou gás, e a embalagem deve ser escolhida de acordo com o método de esterilização, pois ela irá potencializar o método empregado e preservar o material estéril. Desta forma, a embalagem deve ser impermeável a micróbios e durável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com