TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS GERAIS SOBRE A ALFAFA E O CORNICHÃO

Por:   •  18/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE POSITIVO

MEDICINA VETERINÁRIA

NICOLE BUENO KERCHER NOBRE

CARACTERISTICAS GERAIS SOBRE A ALFAFA E O CORNICHAO

CURITIBA

2018

ALFAFA

A alfafa é uma leguminosa perene que pertence a familiaLeguminosae, subfamília Papilonoidae. É conhecida como a rainha das forrageiras, pois tem uma alta adaptação tanto a clima quanto ao solo, possui um alto índice nutritivo, além de ser muito palatável aos animais.

Sua raiz pode atingir ate doze metros e devido a isso requer solos mais férteis,arejados e profundos.Ela prefere solos com pH7,0, em solos ácidos tem sua produtividade reduzida, e não tolera solos encharcados ou muito compactados.Seu talo tem a característica de serem eretos e herbáceos, e suas folhas tem 3 foliolos ovais, com ápice dentado. É uma ótima opção de forragem por que além de produzir grandes quantidades de forragem podem ser utilizadas como feno ou pastejo direto.

Sua época ideal de semeadura é no outono (abril) ou também na primavera (setembro), pois por exemplo, ao chegar o inverno, onde o clima é extremamente seco, suas raízes já iram estar fortes e bem desenvolvidas, além de sofrerem menos concorrência de plantas daninhas.



CORNICHÃO

O cornichão é uma leguminosa perene de nome cientifico Lotus Cornilatus. Ela é uma leguminosa de inverno, porém ela pode continuar se desenvolvendo no verão, quando sem chuvas. É facilmente adaptável a diferentes climas e solos,porém apesar de ser considerada assim, ela se mostra mais persistente em solos corrigidos, e convenientemente adubados.

A leguminosa possui alto valor nutritivo além de ter a vantagem de ser menosexigente em fertilidade. Os caules do cornichão se mostram mais finos e folhosos que os de alfafa, podendo atingir de 0,30 a 0,75 m. Sua raiz é do tipo pivotante e bastante ramificada, tendo um sistema de raízes profundo.

O cornichão pode ser estabelecido junto com o trigo ou aveia preta (espécies de inverno) e também pode ser mantido como pastagem de inverno por ressemeadura natural.

Sua época ideal de semeadura vai do outono (abril) até a julho, podendo ser pastejado a partir do momento que as plantas atingirem 20 cm, até quando restarem 7 a 10cm, podendo viver até 3 anos ou mais.Pode ser usado para pastejo e fenação, sendo que não causa timpanismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com