TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças que Acometem os Equinos

Por:   •  3/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 3

Principais doenças que acometem os Equídeos

Existem diversas doenças que acometem os equinos e causam preocupações para seus criadores e quando algumas dessas doenças são detectadas, um programa efetivo de sanidade deve ser posto em ação juntamente com o Médico Veterinário.

As principais doenças que acometem equinos são: encefalite equina, cólica equina, influenza equina, anemia infecciosa equina, garrotilho em equídeos.

Encefalite equina, conhecida como doença falsa da raiva, peste-de-cegar e doença de Aujesky. Causada por vírus que atacam os sistemas nervosos centrais dos equinos e provocam perturbações diversas, os animais acometidos portam o vírus no sangue, nas vísceras e na medula óssea também. Sendo transmitidas por morcegos, carrapatos, hematófagos. Apresentam vias de contágio por fossas nasais e as vias digestivas.

O vírus dessa doença pode causar diversos incômodos como: dificuldade de locomoção, febre, sonolência, quedas frequentes, perdas de apetite, corrimento nasal, inflamação da garganta, tosse. No tratamento, os animais que apresentarem sintomas devem ser retirados do trabalho e colocados em um ambiente tranquilo e escuro, onde tenham condições higiênicas. Além, de estar em repouso absoluto e com uma alimentação bem nutritiva.

Cólica equina uma doença bastante grave que aparece muito rápido e pode ocasionar a morte do animal se não for tratada rapidamente. A doença gastrointestinal, que produz sinais de dor em equinos, referida como cólica, que são resultantes de doenças do aparelho digestivo ou de outros órgãos também.

A cólica equina é o distúrbio que resulta em uma doença que acomete o aparelho digestivo, o que pode levar a fatores como: a produção excessiva de gás n estômago, que é resultado da fermentação dos alimentos, ou até mesmo torção do intestino, o que pode levar a uma intervenção cirúrgicas. É importante ficar atentos aos sinais que o animal apresentar como: rolar e se jogar no chão sem maiores cuidados, suar em excesso, deitar e levantar constantemente e apresentar também dificuldade para caminhar.

Influenza equina, doença respiratória causada por vírus, conhecida como gripe equina, altamente, contagiosa, e que ataca o sistema respiratório dos equinos, asininos e muares, sendo de qualquer raça, sexo ou idade, provocando infecção aguda. Os sinais que animais no primeiro momento irão apresentar de forma súbita são: tosse seca,

depressão, prolongamento sem secreção catarral, corrimento nasal aquoso, redução de apetite, perda de peso, apatia geral, desânimo, relutância para se mover, traqueite, faringite e infecções bacterianas secundarias. O animal também pode ter outros sinais sendo: respiração acelerada, lacrimejamento, corrimento ocular, inflamação na garganta, prisão de ventre seguida de diarreia. Por ser uma doença contagiosa a influenza equina deve ser tratada fazendo a quarentena de todos os animais que apresentaram os sintomas respiratórios.

Anemia infecciosa equina (AIE), causada por vírus que acometem os equinos, sendo transmitida por sangue de um animal infectado, através da picada de insetos hematófagos ou por agulhas, arreios, leite, placenta (transmissão congênita), sêmen (acasalamento) e através de soro. Uma doença que não apresenta cura, o animal infectado torna-se portador permanente, e pode apresentar os sinais de forma aguda ou crônica. Uma doença viral que acomete todos os membros da família dos Equídeos, de todas as raças e idade, animais que são predispostos a apresentar a doença rapidamente são aqueles subnutridos, parasitados e debilitados tem maior chance de ter a doença. Os animais ficam susceptíveis a doença quando tem resistência orgânica diminuída por calor intenso, alimentação inadequada e infestação por vermes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com