TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê Sobre Medicina Veterinária

Por:   •  22/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Na Medicina Veterinária o estudante tem disciplinas das áreas de ciências biológicas, exatas e sociais aplicadas, como anatomia, microbiologia, genética, nutrição e produção animal, matemática e estatística, além da bioética. Em seguida começa a estudar doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas.

O curso tem a duração média de 5 anos e estão disponíveis na UnP, Estácio e UNINASSAU. Você pode ingressar nesse curso por meio do SISU usando sua nota obtida no ENEM.

A pessoa que optar por este curso precisa ter um amor suficiente para agir e fazer o que é necessário para o bem-estar do animal sempre (por mais triste que seja). O veterinário vai lidar com vários casos de animais acidentados, que sofreram algum tipo de maus tratos ou estão em estado grave. É necessário que ele esteja preparado para não perder o emocional quando a situação é extrema. Além disso, quando trabalha em clínicas, você vai precisar saber lidar com os donos dos pets, que normalmente estão           preocupados, angustiados, desesperados e malucos.

Não pode ter nojo, é claro! É super. comum ver animais vomitando, fazendo xixi e cocô. Muitas vezes, é você quem limpa. Fique preparado para cheiros fortes nas aulas de Anatomia ou em aulas práticas com animais já mortos. Nojo muita gente tem, mas elas acabam se acostumando ou perdendo. Isso é totalmente normal.

No curso a roupa toda branca é prioridade, assim como o jaleco mais ele fica a seu critério bordar ou não.

Nele encontramos varias áreas de atuação como por exemplo clínica e cirurgia de animais de pequeno porte, centros de pesquisa, indústria de produtos para animais, conservação de espécies, perícia técnica, produção e sanidade animal, saúde pública veterinária e por último tecnologia de produção animal.

A rotina do veterinário vai depender do lugar onde ele trabalha. Se trabalha em clínicas, o contato com animais em situações delicadas será frequente. Mais do que isso, estará diretamente envolvido com os donos dos bichanos e atendendo problemas diferentes todos os dias. Já se o profissional trabalha na indústria, a rotina será mais repetitiva, tendo muito mais contato com pessoas do que propriamente com animais. Se o médico veterinário trabalha nas regiões rurais, vai lidar com grandes grupos de animais, tendo que trabalhar com cuidados em larga escala. Aqui estamos falando de galinhas, porcos, vacas, etc. Vale a pena pensar em qual área de atuação você gostaria de trabalhar para imaginar se o cotidiano realmente te agrada.

O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O setor obteve um faturamento próximo a R$ 18 bilhões em 2016. Nas grandes cidades, há uma abundância de clínicas veterinárias e lojas para animais de estimação, o que resulta em boa procura pelo profissional. Mas a concorrência é elevada. E a tendência para essa profissão é aumentar cada vez mais.

Trabalhar 6 horas por dia, o mínimo que ele pode receber é 6 salários mínimos; trabalhar 7 horas por dia, o mínimo que ele pode receber é 7,25 salários mínimos; trabalhar 8 horas por dia, o mínimo que ele pode receber é 8,5 salários mínimos; obviamente que isso serve para profissionais que são funcionários de alguma empresa. Se você for dono da sua própria clínica ou empresa, o seu salário vai depender de quanto o seu negócio fatura. Mas espere, tem muito veterinário que não tem carteira assinada, ou até tem, mas não foi contratado como veterinário. Logo, o recém-formado costuma ganhar uns R$ 2.000 por mês no início de carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (455.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com