TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO NO REBANHO DE CORTE DO NORDESTE GOIANO

Por:   •  3/6/2019  •  Monografia  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

EFICIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO

FIXO NO REBANHO DE CORTE DO NORDESTE GOIANO

RESUMO

Atualmente o Brasil tem se desenvolvido muito no mercado produtor de carne, devido isso as novas biotecnologias são muitas utilizadas como o uso de IATF, que traz muitos benefícios para os produtos de carne, como o atual índice de produção, e diminui o trabalho na época de Inseminação Artificial. A região do Nordeste Goiano tem um potencial muito alto para a produção de carne, consiste em uma região com grande número de produtores e animais que na época de reprodução, que estão sendo inseminadas com o uso de protocolos de IATF. Será mostrado sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular e como é feito os protocolos de IATF, os hormônios utilizados e os pré requisitos para o seu uso e dados da região comprovando a eficiência da IATF nesta região. Palavra - chave: Bovinocultura, Eficiência, Goiás, Manejo, Reprodução.

INTRODUÇÃO

O Brasil, atualmente, conta com aproximadamente 209 milhões de bovinos (IBGE, 2010) tornando - se o maior rebanho comercial do mundo. Ocupando este posto os pecuaristas tiveram que buscar novos métodos de melhoramento destes rebanhos e facilitar a mão de obra; com isso, a Inseminação artificial (IA), como uma grande ferramenta de desenvolvimento genético e produtivo dos rebanhos. No entanto, das dificuldades para utilização desta ferramenta destaca-se a observação de cio, tempo de manejo, uso de mão-de-obra e taxa de ciclicidade do rebanho (Vasconcelos e Meneghetti, 2008).

A inseminação Artificial em tempo fixo (IATF) iniciou-se na década de 90 eliminando a observação de cio, fazendo a sincronização do cio das fêmeas e melhorando a forma de trabalho e a produção.

Apenas 7% das fêmeas em idade reprodutiva, aproximadamente, são inseminadas no Brasil. Desse total, estima-se que cerca de 20% das inseminações são realizadas pela técnica de tempo fixo (ASBIA, 2005); Apesar de ser um número relativamente pequeno a IATF está se desenvolvendo bastante na região.

Uma das principais vantagens do uso de protocolos de IATF é a eliminação de cio e mais funcionalidade na IA, visto que um grande número de animais será inseminado juntos, reduzindo tempo e custos neste trabalho.

A inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) trouxe consigo vantagens como o melhoramento genético do rebanho brasileiro, por exemplo, o uso de cruzamentos de gado europeu (Bos taurus) e gado zebu (Bos indicus), pois animais Bos taurus não são tão resistentes ao clima brasileiro. Esse cruzamento consiste na utilização de sêmen de touros europeus provados em vacas zebuínas de rebanho comercial (Baruselli et al, 2006); e esse método fez com que aumentasse o rendimento de produção de carne e a resistência destes animais. Também é visto como vantagem a padronização do rebanho, formando um rebanho mais uniforme e mais fácil de ser comercializado, aumentar a concentração de parição, sendo que um grande número de animais irá parir na

mesma época, facilitando o manejo e, conseqüentemente, reduzindo os trabalhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com