TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligência Artificial

Por:   •  13/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Administração    

Anna Clara Rodrigues Oliveira

Lara Stephane Ribeiro Santos

Sthefane Daniele Soares Ribeiro

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ANALISTAS DE MERCADO

Montes Claros - MG

dezembro/2023

Anna Clara Rodrigues Oliveira

Lara Stephane Ribeiro Santos

Sthefane Daniele Soares Ribeiro

  INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ANALISTAS DE MERCADO

Projeto de pesquisa apresentado a disciplina Métodos e técnicas de pesquisa em administração do curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros, ministrada pelo Profa. Dra. Gilmara Aparecida de Freitas Dias, com a finalidade de obtenção de nota parcial do semestre.

Montes Claros – MG dezembro/2023

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 TEMA

3 PROBLEMA

4 OBJETIVOS

4.1Obejetivo Geral

4.2 Objetivos Específicos

5 JUSTIFICATIVA

6 REFERENCIAL TEÓRICO

7 METODOLOGIA

8 CRONOGRAMA

9 BIBLIOGRAFIA

1.INTRODUÇÃO

A IA (Inteligência Artificial) é uma ferramenta que permite criar sistemas que normalmente necessitam da inteligência humana, como reconhecimento de padrões, aprendizado, raciocínio e tomada de decisão. Essa importante ferramenta tem sido aplicada em diversos setores e áreas do conhecimento, trazendo benefícios como maior eficiência, produtividade, qualidade e inovação. No entanto, ela também apresenta desafios e riscos que devem ser considerados, especialmente no campo dos analistas de mercado que são profissionais que coletam, interpretam e analisam dados sobre o comportamento dos consumidores, as tendências do mercado, os concorrentes e as oportunidades de negócio. Eles utilizam ferramentas e métodos estatísticos, econômicos e comportamentais para elaborar relatórios, previsões e recomendações que auxiliam as empresas a tomar decisões estratégicas. Os analistas de mercado são fundamentais para o sucesso das organizações no cenário atual de alta competitividade e dinamismo.

Todavia, a IA pode afetar negativamente os analistas de mercado em vários aspectos. Por um lado, ela pode substituir ou reduzir a demanda por esses profissionais, ao automatizar ou simplificar algumas das tarefas que eles realizam. Por outro lado, a IA pode aumentar a complexidade e a incerteza das análises de mercado, ao gerar dados mais volumosos e variados que exigem mais habilidades técnicas e cognitivas dos profissionais. Além disso, pode gerar também dilemas éticos e morais relacionados à privacidade dos dados dos consumidores, à responsabilidade pelas decisões tomadas pelos sistemas inteligentes e à confiança entre os usuários das informações, diante desse cenário, é importante investigar como a IA pode afetar negativamente os analistas de mercado em diferentes contextos e situações.

2.TEMA

Inteligência Artificial e Analista de Mercado.

3.PROBLEMA

De que maneira a Inteligência Artificial pode afetar negativamente os analistas de mercado.

4.OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

O objetivo da pesquisa é analisar de que maneira a inteligência artificial pode afetar, de forma negativa, os analistas de mercado.

4.2 Objetivos Específicos

  • Avaliar o impacto da inteligência artificial no mercado;
  • Investigar a influência da análise de dados recorrentes da implementação da IA;
  • Verificar riscos na previsão de tendências que os analistas utilizam em várias avaliações.

5. JUSTIFICATIVA

A principal motivação deste trabalho é compreender o processo que pode causar desgaste para o trabalho dos analistas de mercado, uma vez que estes podem ser afetados pela Inteligência Artificial. Embora essa ferramenta seja de grande suporte, ela é utilizada diversas vezes de maneira que sobrepõe os trabalhos e as capacidades humanas.

Conforme mencionado por Vassali e Muniz em “O LADO “SOMBRIO” DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA” apud Jabbarpour (2021), “questões como segurança, confiança, privacidade e justiça aparecem relacionadas ao lado sombrio da Inteligência Artificial, podendo ser inerente aos sistemas inteligentes”. Em outras palavras, a Inteligência Artificial deve ser um suporte e não tomar o lugar do ser humano.

O objetivo da pesquisa é identificar ideias e possíveis soluções, utilizando artigos como base para a pesquisa, com a finalidade de ajudar os analistas de mercado.

6.REFERÊNCIAL TEÓRICO

O LADO “SOMBRIO” DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA – 02/12/2023 - ANPAD

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A VANGUARDA DAS FINANÇA - 30/11/2023 - GVEXECUTIVO

Inteligência computacional no mercado financeiro: uma revisão de técnicas de automação de operações - 30/12/2023 - PESQUISA, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO

7.METODOLOGIA

A metodologia que será abordada nessa pesquisa será qualitativa com a finalidade de entender de que maneira a Inteligência Artificial está afetando de forma negativa e causando riscos aos analistas de mercado e como eles podem mudar essa negativa, transformando a IA em uma ferramenta que auxilia o seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (195.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com