TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUINOCULTURA – CAVALO BRASILEIRO DE HIPISMO

Por:   •  3/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 9

 ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo

UNIAN-ABC

EQUIDEOCULTURA –  CAVALO BRASILEIRO DE HIPISMO

 

Ágata C. Morais Arabi                    RA: 9858494644

                                 Fabio Barbieri                                  RA: 1564246986

Juliana Amorim                              RA: 1299205346

Luciano Mathias Manata                RA: 9813451786

Vanessa Rigue                               RA: 8410158451

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP

2015

Ágata C. Morais Arabi                    RA: 9858494644

                                 Fabio Barbieri                                   RA: 1564246986

Juliana Amorim                              RA: 1299205346

Luciano Mathias Manata                RA: 9813451786

Vanessa Rigue                               RA: 8410158451

EQUIDEOCULTURA –  CAVALO BRASILEIRO DE HIPISMO

        

Projeto apresentado à disciplina de Equideocultura  do curso de bacharelado em Medicina Veterinária da  Universidade Uniban da Unidade ABC como requisito para a obtenção da primeira nota parcial da professora Carla Balzamo de Mattos.

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP

2015

SUMÁRIO

Introdução        4

Origem da raça        5

Finalidade        6        

Características morfológicas importantes        7

Principais pelagens        9

Referencias        10

Ilustrações        11

Conclusão        14


  1. INTRODUÇÃO

O cavalo brasileiro de hipismo é uma raça de cavalos formada no Brasil com as mais importantes linhagens europeias de cavalos de salto e adestramento, tais como Hanoveriana, Holsteiner, Oldenburger, Trakehner, Westfalen e Sela Francês, através de cruzamento entre si ou com magníficos exemplares Puro Sangue Inglês da América do Sul. 

É um cavalo leve, ágil e de grande porte, com altura superior a 1,65m, perímetro torácico de 1,90m e perímetro de canela de 21 cm. Cabeça média de perfil reto ou subconvexo, pescoço médio bem destacado do peito e espáduas, cernelha destacada, dorso bem ligado ao lombo e à garupa, membros fortes e andamentos briosos, relativamente elevados e extensos. Tendo assim uma excelente mecânica de salto, coragem, inteligência e elegância nos movimentos, muito dócil e fácil de lidar.

Suas características o tornam apto para quaisquer modalidades de salto, adestramento ou concurso completo de equitação. É um cavalo de trote muito cômodo, ágil e esperto, por sua musculatura ser sólida e com fortes tendões, o que lhe permite grandes esforços, impulsão, rapidez nas marchas e, também para absorver impactos.

  1. ORIGEM DA RAÇA

O Brasileiro de Hipismo nasceu da firme determinação de um grupo de amantes do hipismo que se uniram em torno de um ideal comum: criar e desenvolver uma raça de cavalos com aptidão para os esportes hípicos. Partindo de animais rigorosamente selecionados, já existentes no país, os fundadores definiram como Raças Formadoras, que foram importantes linhagens européias de cavalos de salto e adestramento, tais como Hanoverana, Holsteiner, Oldenburgo, Trakehner, Westfalen e Sela Francesa, através de cruzamento entre si e com as melhores linhagens de cavalos Puro Sangue Inglês da América do Sul, raças aquelas que comprovadamente eram reconhecidas como altamente dotadas para os esportes eqüestres. Um de seus principais idealizadores foi o criador Enio Monte, proprietário atual do Haras Itapuã, que criou a raça. (ABCCBH, 2015)

Devido ao incremento que vinha tomando a criação do cavalo BH, os criadores se reuniram e fundaram em 1977 a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos de Hipismo - ABCCH, que iniciou o registro genealógico dos animais dessa raça, além de orientar a sua criação, com o objetivo de produzir cavalos que pudessem competir em igualdade de condições e, até mesmo, superar os cavalos de raças já consagradas nos esportes olímpicos. (RURAL NEWS, 2014)

A formação do cavalo BH começou com o emprego de éguas nacionais, já adaptadas às atividades de hipismo, que foram cobertas por garanhões das melhores raças e linhagens francesas, alemãs e holandesas, o que foi a medida mais acertada, seguida de uma boa seleção dos produtos obtidos. Nessa época, as pistas brasileiras de hipismo estavam repletas de cavalos importados da Argentina e da Europa, inclusive puros-sangues, considerados como adaptados para o salto. Por esses motivos, nessa época, as pessoas ligadas ao hipismo ainda encaravam o cavalo BH com uma certa desconfiança, pois ainda não conheciam as suas características e habilidades para as competições ou saltos. Atualmente, devido aos seus méritos como saltador, o cavalo BH é encontrado e se destaca em todas as pistas em que disputa campeonatos de saltos, não só no Brasil, mas em todo o mundo, sendo respeitado como grande saltador. (RURAL NEWS, 2014)

  1. FINALIDADES

O desenvolvimento da criação do Cavalo Brasileiro de Hipismo, tradicionalmente conhecido como BH, buscando no cruzamento entre Raças Formadoras, um animal de boa estrutura e conformação com grande aptidão para os esportes equestres olímpicos. Além disso, o cavalo BH é o que melhor atende as exigências e necessidades das Polícias Militares, sendo eleito o cavalo com o melhor padrão racial para executar o policiamento montado em diversos Estados da Federação. (ABCCH- 2015)

  1. CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS IMPORTANTES

5.1 . CARACTERES MORFOLÓGICOS GERAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (530.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com