TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo e sustentabilidade

Por:   •  28/5/2017  •  Artigo  •  2.727 Palavras (11 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 11

Empreendedorismo

O que é empreendedorismo:

- Empreender é pôr em prática uma ideia, aceitando o risco de realizá-la, ou seja, significa realizar algo de forma diferente e arcar com as consequências do ato.

- Pode-se dizer que pessoas que se propõem a resolver problemas antigos ou novos de uma forma inédita ou inusitada estão empreendendo.

Significado de empreendedorismo em três momentos da história

[pic 1]

Empreendedorismo e suas Implicações :

- O empreendedor propõe o novo como superação do que já existe, dando contornos diferentes ao estabelecido. Boa parte dos capitalistas tende a seguir o que já se sedimentou no mercado, limitando-se a reproduzir o caminho que se mostra mais prudente. Portanto, é importante frisar que nem sempre administrar um negócio pode ser considerado empreender.

- há basicamente duas categorias de empreendedorismo que variam de acordo com o estágio de desenvolvimento dos países: em nações mais avançadas economicamente, o empreendedorismo é movido por oportunidades de exploração de novos nichos tecnológicos, enquanto que nos países em que a renda média da população ainda não atingiu um patamar capaz de proporcionar uma boa condição de vida, muitas das ações empreendedoras surgem pela necessidade de gerar renda para subsistência.

O perfil empreendedor

- Para tornar-se um empreendedor de sucesso, é desejável exercitar as seguintes habilidades:

a) Disciplina.

b) Capacidade para assumir riscos.

c) Ser inovador.

d) Ser orientado a mudanças.

e) Ser persistente.

f) Ser um líder visionário.

Tipos de empreendedores

a) Empreendedor externo ou independente é aquele que realiza todo o processo de empreendedorismo de forma autônoma, desde a concepção até a consolidação do negócio. É um empreendedor visionário que sabe onde quer chegar. Cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa a geração de lucros, empregos e riquezas.

b) Empreendedor interno é vinculado à uma empresa, mas que sempre está em busca de soluções inovadoras, usa sua inteligência e auto iniciativa em prol da melhoria dos processos internos, produtos e serviços da empresa. É um profissional desejado em empresas que também possuem perfil inovador, mas em ambientes corporativos conservadores pode se tornar um gerador de conflitos.

c) Pseudoempreendedor se imagina um empreendedor audaz e criativo, mas na prática suas ideias não se mostram inovadoras ou inusitadas. Pode também almejar se tornar um empreendedor externo, porém lhe faltam as capacidades necessárias. Para alguém assim, é importante frisar que o empreendedorismo não é um caminho garantido para a realização profissional, lembrando que outros percursos profissionais podem ser até mais tranquilos e compensatórios.

d) Empreendedor por iniciativa é aquele que age por impulso e se arrisca sem antes fazer uma análise balizada da sua ideia, o que, muitas vezes, leva ao fracasso.

e) Empreendedor por necessidade, candidato a empreendedor que se aventura por falta de opção, por estar desempregado e não ter alternativas de trabalho. O Brasil é um dos países com maiores índices de empreendedorismo do mundo, porém grande parte dos nossos empreendedores se caracteriza pelo empreendedorismo de necessidade. São vendedores ambulantes, donas de casas que produzem doces e salgados para complementar a renda familiar, sacoleiros e tantos outros que de alguma forma lutam pela sua sobrevivência e ficam a margem dos registros estatísticos oficiais, mas são compelidos pela necessidade a empreender.

f) Empreendedor de renovação é quem consegue reinventar a utilidade de um produto ou serviço oferecendo novos benefícios ou dando maior praticidade ao que já existe.

Tipos de empreendimentos

a) Empreendimento Familiar, trata-se de atividades iniciadas por grupos de pessoas com laços de família. Há, portanto, uma superposição entre funções administrativas e relações parentais que não deve ser negligenciada, pois é muito comum haver confusão quando as atribuições designadas não correspondem às demandas exigidas pelo empreendimento, podendo gerar conflitos com uma dose excessiva passionalidade. Existem consultorias especializadas para lidar com este tipo de empreendimento o que é bastante aconselhável para este tipo de estrutura.

b) Empreendimento Social tem como meta promover melhorias no bem estar coletivo da sociedade. Por isso, o resultado financeiro está em segundo plano, ou é sobrepujado perante a função humanitária que dá razão à criação deste tipo de empreendimento. Outra diferenciação relevante se refere ao meio de financiamento dessa modalidade de organização que muitas vezes atenção redobrada e empenho especial, pois em geral a fonte de recurso se constitui de entidades patrocinadoras que precisam estar muito bem esclarecidas quanto aos benefícios sociais que o empreendimento objetiva alcançar. Consequentemente, é comum a necessidade de se elaborar relatórios de acompanhamento dos resultados obtidos e da amplitude da divulgação das ações concretizadas. Admiração e reconhecimento pela sociedade são os principais valores deste grupo.

c) Empreendimento Inovador diz respeito às iniciativas que estão na vanguarda tecnológica dos negócios. Tem como diferencial a busca novas formas de realizar negócios, seja pela criação de um produto ou serviço inédito, seja por meio da melhoria ou otimização do que já existe no mercado. O serviço de transporte que utiliza o aplicativo UBER é um exemplo de inovação que vem causando grande impacto no modo de locomoção das grandes cidades.

d) Empreendedorismo Corporativo se origina de empresas que criam novos negócios, produtos ou serviços como decorrência dos segmentos que já atuam ou investem em outros ramos em busca do inusitado. A ramificação de negócios das grandes empreiteiras brasileiras, ilustra bem este tipo de empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (79.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com