TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exame Ginecológico Cadelas

Por:   •  13/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

Exame ginecológico em cadelas

É feito a avaliação dos órgãos reprodutivos das fêmeas para determinar aptidão para reprodução, fase do ciclo estral e diagnóstico de patologias. Em cadelas o cio não tem relação com a época do ano. O intervalo entre os cios são variáveis podendo chegar em uma variação de 3 a 12 meses.

Fases do ciclo estral:

O ciclo estral é o intervalo entre o início de dois períodos sucessivos de receptividade sexual (estro ou cio) e está dividido nas seguintes fases: pró-estro, estro, metaestro, diestro.

- Anestro :

Duração de 5 meses e os hormônios em nível basal.

- Pró-estro:

Tendo duração de 9 a 10 dias, é caracterizado pelo crescimento folicular e pela regressão do corpo lúteo do ciclo anterior. Estão sob estimulação das gonadotrofinas passando a produzir cada vez mais estrógeno, promovendo edemaciação da vulva e vagina. Apresentam também secreção sero-sanguinolenta, o que atrai o macho por conta do aumento da produção de ferormônio,  mas ainda não há a aceitação da fêmea. Aumento de estrógeno  estrógeno alcança o pico 1 ou 2 dias antes do estro, no final aumenta LH  (sangramento).

- Estro:

O estro é o período de aceitação do macho. Apresenta duração de 4 a 12 dias. As glândulas uterinas, cervicais e vaginais secretam maior quantidade de muco, o epitélio vaginal e o endométrio tornam-se hiperêmicos e congestos e a cérvice apresenta-se relaxada. A ovulação ocorre nesta fase do ciclo em todas as espécies domésticas, exceto da vaca, na qual este processo ocorre entre 10 e 11h após o término do estro. Ocorre diminuição do estrógeno como reflexo do final do processo de maturação do folículo. Ocorre a luteinização das células dos folículos ovarianos e começa a secretar progesterona, com a diminuição do estrógeno e aumento da progesterona ocorre feedback positivo para o hipotálamo resultando na secreção de FSH e LH no começo dos sinais de cio, acarretando na mudança do comportamento da cadela passando a aceitar o macho. Essa onda de LH inicia a ovulação dentro de 24 a 48 horas e depois disso acontece a formação do corpo lúteo, com isso, a progesterona continua aumentando cada vez mais nesse período.

- Metaestro e diestro:

Apresentam duração de 2 meses e meio.

O metaestro é a fase que sucede o estro, período entre a ovulação e a formação de um corpo lúteo funcional. As células da granulosa do folículo ovulado dão lugar às células luteínicas, responsáveis pela formação do corpo lúteo. Ocorre redução na quantidade de secreção das glândulas presentes no útero, na cérvice e vagina.

 O diestro é o período em que o corpo lúteo formado na fase anterior está produzindo progesterona. As glândulas uterinas sofrem hiperplasia e hipertrofia, a cérvice torna-se contraída, as secreções do trato genital encontram-se reduzidas e viscosas e a mucosa vaginal retoma suas características normais.

Citologia vaginal

É utilizada para verificar coisas do tipo: patologias (vaginite, tvt ), fases do ciclo estral e data aproximada para o parto.

Pró-estro  caracterizado pela presença de neutrófilos, hemácias, células parabasais, células intermediarias e células superficiais.

 Estro  caracterizado pela presença de células 70% superficiais anucleadas e 30% superficiais nucleadas

Diestro  caracterizado pela presença de neutrófilos em grande quantidade, o número de células superficiais diminui para 20% e as parabasais e intermediarias alcançam 50%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (109.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com