TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Bioquimica

Por:   •  22/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 3

Questões BQI

  1. João nasceu com um problema genético no locus genênico correspondende a síntese da enzima piruvato carboxilase o que leva a ausência desta. Explique bioquimicamente o que ocorre no metabolismo de João e quais vias metabólicas estão integradas e serão prejudicadas neste processo.
  2. A reação para síntese de ureia é catalisada pela enzima arginase a qual converte a arginina em ornitina liberando uma molécula de ureia.
  1. Escreva a molécula da ureia e cite de onde provem cada um de seus componentes.
  2. Explique bioquimicamente a consequência da deficiência desta enzima, o que estará em níveis elevados no sangue.
  1. Na semana passada, a professora de bioquímica fez um hemograma completo e nele foi detectado que haviam níveis elevados de algum/alguns aminoácido(s). Ao levar o resultado do exame ao médico, ela lhe explicou que estava fazendo uma dieta nova que era a base de alimentos ricos em proteínas. Cite o(s) nome(s) do(s) aminoácido(s) que estava(m) presente(s) no sangue da professora. Qual processo bioquímico está acontecendo em seu organismo? Qual a reação que leva a constituição do(s) aminoácido(s) citado(s)? Qual o nome da reação/processo?
  2. Descrever o mecanismo pelo qual a ingestão de etanol causa acidose e hipoglicemia.
  3. O lactato produzido no músculo pode ser convertido a glicose no fígado. Descreva as condições em que o músculo gera lactato, e porque a conversão para glicose não ocorre no próprio músculo.
  4. Deficiência de carnitina pode ser causada por vários fatores que podem gerar essa deficiência, tais quais: •Fatores primários: Alteração na biossíntese e defeito no transportador de carnitina nos tecidos, geralmente de origem genética, com herança autossômica recessiva. Esses levam a malformações hepáticas e renais congênitas; Falha genética nas proteínas que fazem a síntese ou na formação de seu transportador do fígado aos tecidos; •Fatores secundários: Dietas pobres em precursores, fatores hepatotóxicos, problemas na absorção.

A deficiência gera no individuo sintomas como:  Miopatia (particularmente relacionada ao depósito de lipídeos no músculo na forma de vacúolos); Confusão mental; Vômitos; Encefalopatias, Atraso no desenvolvimento; Fraqueza muscular;Pouca tolerância aos exercícios físicos; Cardiomiopatia. Explique bioquimicamente a causa dos sintomas mencionados.

  1. Porque uma falha na carnitina induz a redução da atividade da piruvato desidrogenase? Cite qual reação que esta enzima catalisa.

Respostas

Questão 1) ausência do enzima piruvato carboxilase interfere ou obstrui a produção de glicose no organismo. O ácido láctico e as acetonas  acumulam-se no sangue, provocando náuseas e vómitos. Esta doença é frequentemente mortal. A síntese de aminoácidos, componentes básicos das proteínas, também depende deste enzima. Quando este falta, a produção de neurotransmissores (substâncias que transmitem impulsos nervosos) vê-se reduzida, derivando numa variedade de sintomas neurológicos, incluindo o atraso mental grave. Os baixos valores de açúcar (hipoglicemia) e o aumento de ácidos no sangue (acidose) podem ser aliviados mediante a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono, mas não existe nenhum meio de repor a ausência de neurotransmissores nos sintomas neurológicos. Uma alimentação restringida em proteínas pode ser útil em algumas pessoas com doença mais ligeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com