TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiopatologia da reprodução

Por:   •  15/3/2016  •  Seminário  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 9

Aula 1 – 26.02.2016

Inspeção =Disciplina que fala da legislação sanitária

Inspeção de carne

RIISPOA – Regulamento de Inspeção Industrial Sanitaria de Produtos de Origem Animal (1952)

Elaboração do produto final, visando a qualidade do próprio alimento. (FLUXOGRAMA)

Inspeçao Sanitaria: Verificar se esses processamentos vao estar em condições sanitárias adequadas para que a qualidade do produto final, principalmente a segurança de alimentos (garantir que não há risco pra saúde).

-DIFERENÇA QUALIDADE X SEGURANÇA

Ele pode ser adequada e ter qualidade inferior, já que pode existir boi de primeira e de segunda, então é melhor “pá, peito e acém” de boi novo, que um filet mignon de uma vaca velha que não servia mais pra leite e foi para o abate, mas ainda assim essa carne pode ainda assim estar adequada para o consumo...A inspeção sanitária vai se preocupar com a segurança, ou seja, tem que estar própria pra consumo e não oferecer risco (doença, se machucar...).

Outra situação uma carne de boi novo, macia, de aparência interessante, mas esta crescendo stafilococcus por erro de manipulação, ela ainda não apresentou sinais de carne alterada, sendo assim inapropriada para consumo, já que produz uma toxina-stafilococica, vômito, diarreia (ate mesmo 2hrs após a ingestao) e até mesmo que cozinhe a carne, pode ate ser que mate a bactéria, mas não destrói a toxina produzida lá.

Segurança é que não vai haver microorganismos patogênicos, não vai haver subst.. químicas que vai trazer problemas de saúde e não pode conter objetos ou outros que possam machucar. Que o perigo: físico, químico e biológico, ele não ocorra no alimento, ou seja, a segurança vai combater O PERIGO.

-Fazendeiro deve conseguir o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal) para ele, no ministério da agricultura se quiser montar um negócio. Quem dá esse selo é o veterinário oficial do ministério da agricultura.

-Existe hoje algumas empresas que entre à esfola e a abertura de linha alba, a carcça passar por um dectector de raio x e haver um carrapato, que pode contaminar chegando à pele no momento da “depenação lá” e ter contato com a pele. (Etapa anterior a abertura de linha alba)

-OBJETIVO DA VIGILANCIA SANITARIA

Zelar pela segurança do consumidor, pela saúde; Aspectos Sanitarios e Economicos, Detectar doenças animais de comunicação obrigatória/compulsória (animais com lesões, que pense e PODE ser febre aftosa); impedir a transmissão entre animais, melhor aproveitamento do animal como matéria prima; aproveitamento dos subprodutos não comestíveis (olhos, pele = graxaria), difundir hábitos higiênicos à funcionários; registros estatísticos da produção.

  • Todo empresário tem que informar a estatística de produção dele, daquele mês para o ministério da agricultura (a produção é uma ideia de ESTIMATIVA).

Um pouco de lei...A equipe quem forma é um medico veterinário oficial e os agentes sanitários

Todo matadouro de frigorifico tem: funcionários da empresa, equipe da IS e escritório para ter o ministério da agricultura

-Rotina: Inspeçao Ante Mortem e Inspeção Pos-Mortem (em linha geral), objetivo final é garantir o produto final pro consumidor, emitir um julgamento para aquela carcaça e o destino, se pode produzir e está aprovado, se não pode ser consumido “in natura” e ser destinado à produção de linguiça, chegando assim à um critério de julgamento. Onde o melhor julgamento: é destinado à consumação?! Não apreensão da carcaça e destino “in natura”

-Procedimentos Tecnicos administrativos

Se quiser montar um matadouro frigorifico, devo ir num órgão (SIIF) e pedir os documentos necessários para eu poder me legalizar, ela vai fazer analise respeitando o fluxograma, permitindo ou não que uma determinda linha seja feita, devendo ter um analise de projeto: Rótulos (iogurte, salsicha, nugget, ...), analise de formulação de produtos

-Conferência de Documentacao Sanitaria Animais, também veem essa documentação de transito animal, do animal que ta chegando no frigorifico

-elaboracao de laudos técnicos

-O profissional

Conhecimento tecnico profissional, postura profissional, hábitos pessoais higiênicos, apresentação do trabalho, relacionamento-industria, relacionamento-equipe de inspeção, é o governo dentro da indústria dizendo o que pode e o que não pode!

  1. INSPEÇÃO ANTE-MORTEM

Animal chegando no caminhão de transporte:

1.exame visual

  • comportamento do animal: claudicação, cabeça baixa, animal caído, apático; tanto em repouso como em movimento, como também frequência respiratória
  • Se através desse exame visual o animal não estar apto para o abate (saudável) ele deve ser separado.
  • Curral deve ser separado em lotes por procedência e sexo (MACHO, FEMEA) -> Currais de matança (descanso, jejum, dieta hidrica)
  • Curral de observação: aonde os animais que estavam com problema e fica para uma observação mais apurado:

2.Exame clínico mais apurado

  • Os que apresentarem anormalidade tanto de ordem física (claudicaçao) quanto ordem sanitária (estomatite, temperatura elevada); quanto parto recente, gestação adiantada, tétano, assim como as condições de higiene, condições da dependência.

3.Objetivo

  • Essa inspeção vai observar todos os aspectos o animal antes do abate, as condições de higiene do local, funcionalidade das dependências do local, instalações, equipamentos do próprio pessoal (da equipe que vai trabalhar ali).
  • Fornecer inspeção para inspeção post-mortem, já que ela avalia um monte de condições e ali na hora de ser abatido eles vao efetuar documentos, onde segue para dentro da sala de matança, que vão ter informações que vão ajudar na situação post portem que forem avaliar vísceras, carcaças; por exemplo:animal claudicando é abatido separado, se não tiver mais nada, na hora que for abatido, na hora vai ser obervado com mais atenção lesões de pata ou alguma coisa neurológica,
  • Detectar doenças de quadro clinico evidente: por exemplo quando tiver um caso clinico muito evidente, mas deu hipertermia, ele já vai ser separado,
  • Detectar doenças sem lesões macroscópicas post mortem, uma necropsia, mas não da anatomia patológica, e uma inspeção onde voce vai procurar uma lesão para consumir uma carne própria; sendo assim quanto mais conhecimento eu tiver da condição do animal do ponto de vista sanitário na inspeção ante ortem e melhor, porque na post mortem dificilmente voce vai pegar, como por exemplo a toxoplasmose, dificilmente vc ve macroscópica, e ai a carne foi vendida e alguém consumiu e contraiu o toxoplasma congi, que é a maneira mais comum de se adquirir que é ingestão de carne mal passada, mal cozida “in natura”, não e através das fezes do gato, apesar dele ser o hospedeiro definitivo do gato, ele é um elemento importante do ciclo.
  • Determinar as encefalopatias transmissiveis (encefalopatia espongiforme bovina), refugar vacas de aborto ou parto recente, no caso 10 dias,os bovinos assim que chegam devem ter um descanso de 24 hrs, pode chegar uma vaca prenha, em final de gestação e entrar em trabalho de parto a noite e no dia seguinte ter um bezerro do lado dela, onde essa vaca será separada durante 2 dias para o bebe* receber colostro, ai depois 10 dias para levar finalmente essa vaca para abate, ou um aborto durante essas 24 hrs, onde ela não será abatida e será feita uma análise para procurar, refugar vaca acima de 6 meses de prenhez 

30 dias é o mínimo para se abater esse bebe órfão, menos de 30 dias de vida extra uterina NÃO SERÁ ABATIDO! A carne do feto é muito rica em colágeno, ela ainda não tem uma qualidade proteica alta depois que nasce e isso serve para se colocar em linguiça/salsicha, mas isso é fraude! Não por motivos de segurança, mas porque ela vai dar uma goma e vai ser um recheio mas com valor proteico inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com