TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glandula tireoide no cao e no suíno

Por:   •  14/5/2015  •  Resenha  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 4

Glândula tireóide no cão

Fisiologia

A unidade anatômica funcional da tireóide é o folículo tireoiano, o qual está rodeado de células foliculares, as quais secretam para seu interior o colóide, que contém tireoglobulina, uma glicoproteína; e aminoácidos iodados e iodotirosinas, tais como; a monoidotirosina (MIT) e a diiodotirosina (DIT) e compostos derivados ou iodotironinas, como a T3 e a T4. O epitélio é de tipo cuboidal. Se a glândula estiver muito ativa tem aparência colunar. Os espaços entre os folículos têm, além do parênquima, as células parafoliculares, fonte de calcitonina associada ao metabolismo do cálcio.

Problemas na glândula tireóide        

Distúrbios da tireóide são comumente observadas em raças de cães, como os galgos, golden retrievers e setters irlandeses. Hipotiroidismo e hipertiroidismo são os dois tipos de condições de tireóide diagnosticados em cães. O hipotiroidismo é uma condição na qual sob as glândulas da tireóide ativos não são mais capazes de produzir o hormônio tireoideano em quantidades suficientes. Por outro lado, um cão com diagnóstico de hipertireoidismo tem níveis anormalmente elevados de hormônios tireoidanos devido a glândula tireóide hiperativa.

Tireóide canina

Existem muitas doenças que podem afetar os cachorros. Os problemas de tireoide canina estão entre as mais comuns. Se o  cachorro estiver bebendo água com mais frequência do que o normal, estiver urinando com maior frequência ou comendo muito e ainda assim estiver perdendo peso,  pode ser necessário investigar se existe risco de problemas na tireóide.

É difícil identificar os problemas de tireóide no caso do cachorro estar doente. Não existe uma causa definitiva para os problemas de tireóide canina, mas existem alguns sintomas que podem ajudar no diagnóstico. Primeiramente, é importante citar os dois principais tipos de problemas de tireóide canina. O hipertireoidismo ocorre quando a glândula tireoide está produzindo excesso de hormônio tireoidiano.

 O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireóide não produz hormônios suficientes para manter um nível normal de atividade.

Problemas da tireóide canina são mais comuns em cachorros mais velhos, em geral com 5 anos ou mais, embora possam afetar qualquer cão, de qualquer idade, ou sexo.

Alguns dos sintomas da tireóide canina podem ser observados imediatamente, outros como o enfraquecimento, pioram ao longo do tempo. É importante observar a rotina do seu cachorro e  identificar se ocorreu alguma mudança. Todo tratamento precoce de uma doença pode dar ao seu cachorro uma oportunidade melhor de se recuperar. Isto também é importante para o tratamento dos problemas da tireoide canina e se não tratá-la em tempo poderá ser fatal. Peça ao seu veterinário para avaliar os níveis hormonais de seu cachorro periodicamente, assim você poderá prevenir muitas doenças.

[pic 1]

Referências Bibliográficas

Transtornos na glândula tireóide.

Disponível em : http://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/transtornos_tireoide_1.pdf
Acesso em: 01/05/15

Problemas de tireóide em cães.
Disponível em:    <
http://caes.topartigos.com/problemas-de-tireoide-em-caes.html> Acesso em: 01/05/15

Tireoide canina, 2013.
Disponível em: http://www.blogdocachorro.com.br/tireoide-canina/.
Acesso em: 01/05/15

Imagem:http://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/transtornos_tireoide_1.pdf
Acesso em: 01/05/15

Glândula tireóide no suíno

A tireóide do suíno é utilizada para obter medicamentos que serão usados por pessoas que possuem glândulas tireóides pouco ativas.

A tireóide é uniforme, posicionando –se ventralmente à traquéia. A superfície do órgão é lobulada, com lobos irregulares, com formato de triangulo ou quadrado. Possui lobos unidos por um amplo istmo  (por ter aspecto tão grande quanto os próprios lobos e estar bem próximo da entrada do tórax) de cerca de 1cm, situado cauldamente ao 2° anel traqueal.

Hormônios tireoidanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (194.9 Kb)   docx (369.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com