TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Glândula Tireoide

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 2

Glândula Tireoide

A tireoide é uma glândula endócrina que se desenvolve a parir do endoderma da porção cefálica do tubo digestivo, está localizada na região anterior do pescoço, abaixo da cartilagem tireóidea e imediatamente abaixo da cartilagem cricóidea, aderida anterior e bilateralmente à traqueia. Possui dois lobos lateralizados, direito e esquerdo, unidos por um istmo de parênquima glandular. É uma glândula de grandes dimensões, comparada às demais, pesando em torno de 15 a 25 g no humano adulto.

Histologicamente, a tireoide se caracteriza por apresentar folículos, que são estruturas globulares revestidas por uma camada única de células cúbicas (epitélio cúbico simples). Estas aumentam em número e se tornam cilíndricas quando a tireoide se apresenta hiperativa, ocorrendo o contrário (tornam-se pavimentosas) quando a atividade tireoidiana é reduzida. Os folículos tireoidianos são preenchidos por coloide, cujo principal componente é uma proteína, a tireoglobulina (TG). É nas células foliculares que se inicia o processo de biossíntese dos HTs (intracelular), e no coloide é que ele é concluído (extracelular), de forma que a T3 e a T4, que são os principais HTs elaborados, permanecem no interior da tireoglobulina até se iniciar o processo de secreção hormonal.

A glândula é revestida por uma cápsula de tecido conjuntivo frouxo, que envia septos para o parênquima. É ricamente vascularizada por uma extensa rede de capilar sanguíneo e linfática que envolve os folículos, daí sua cor avermelhada, e seu aporte sanguíneo é proveniente das artérias tireóideas superiores e inferiores, que são ramos da carótida. Sua drenagem sanguínea é feita pelas veias tireóideas, que desembocam na veia jugular.

Em cortes o aspecto dos folículos tireoidianos é muito variado, o que é consequência de: diferentes maneiras em que foram seccionados os folículos, diversos níveis de atividade funcional exercidos pelos vários folículos. Alguns folículos são grandes, cheios de coloide e revestidos por epitélio cúbico ou pavimentoso, e outros são menores, com epitélio colunar.

Entre os folículos, encontram-se também células de origem embriológica distinta das células tireoidianas, conhecidas como células C ou parafoliculares. Elas são responsáveis pela produção de calcitonina, hormônio relacionado ao metabolismo do cálcio, cujo principal efeito e inibir a reabsorção de tecido ósseo e, consequentemente, diminui o nível de cálcio no plasma.

Recebe inervação simpática e parassimpática, sendo a simpática um dos principais moduladores do fluxo sanguíneo tireoidiano. Essa é a razão pela qual, frente à estimulação simpática, o fluxo sanguíneo tireoidiano é reduzido, o que diminui a oferta de hormônio tireotrófico (TSH, thyroid stimulating hormone) para a glândula, o principal hormônio estimulante da sua atividade.

O armazenamento do seu produto de secreção é feito no coloide, e calcula-se que na espécie humana haja quantidade suficiente de hormônio dentro dos folículos para suprir o organismo por cerca de 3 meses. O coloide tireoidiano é constituído principalmente por uma glicoproteína de alto peso molecular, denominada tireoglobulina, a qual contém os hormônios de tireoide T3 e T4.

A síntese e o acúmulo de hormônios ocorrem em quatro etapas (síntese de tireoglobulina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com