TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MASTITE CLINICA E SUBCLÍNICA

Por:   •  8/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

MASTITE

O termo mastite deriva da língua grega e é composto pelos termos "mastos”, que faz referência as glândulas mamárias e a terminação "ite", que é propriamente usada para designar inflamação, resultando em um processo inflamatório das glândulas mamárias. A mastite é uma inflamação, mas tetas mamarias que pode ser causada por diversos microrganismos, e ainda pode ter origem: traumática, metabólica, fisiológica (nos primeiros dias de lactação e na interrupção da lactação) alérgica e até mesmo psicológica, sendo este um problema que possui diversos fatores influenciadores. (COSTA, 1991)

Esse ataque pode desencadear no animal, diminuição na produção de leite, e também alterar suas propriedades, comprometer a saúde como um todo do animal, causando prejuízos, devido ao leite ter que ser descartado e também em relação aos gastos onerosos com remédios e cuidados especializado. (NASCIMENTO; MAESTRO; CAMPOS 2001)

O leite é considerado um alimento fundamental na mesa de muitos brasileiros, e é mundialmente consumido em longa escala, por ser um alimento muito rico em nutrientes, e necessário ao consumo nutricional do homem em qualquer fase de sua vida, é importante se conhecer melhor sobre os processos naturais e artificiais que garantam sua integridade. E um produto que atravessa uma longa cadeia de processamento até chegar a nossa residência, e por isso requer muito cuidado e responsabilidade no seu manuseio e qualidade. (VASCONCELOS, 2001)

O próprio manuseio do leite, seja manual ou mecânica, facilita a contaminação, as precauções devem ser tomadas para a não proliferação de agentes patógenos ou deteriorantes que comprometam suas propriedades, sempre tentando mitigar as proliferações microbianas afim de prolongar o seu tempo util. Toda sua manipulação deve ser de forma higiênica e com os procedimentos programados afim de se melhor aproveitar, sem comprometer a sua integridade. (FAGUNDES; OLIVEIRA, 2004)

A qualidade do leite e de seus derivados lácteos tem uma relação muito forte com a forma que são obtidos e mantidos, já existe uma grande preocupação dos profissionais da saúde com o uso de produtos químicos que colocam em dúvida a segurança alimentar. Portanto se verifica a importancia em manter constantes pesquisas nas etapas de processamento do leite desde a pré-ordenha até que chegue as nossas mesas. (BAPTISTA, 2013)

BAPTISTA, Maria Galvão de Figueiredo Mendes. Mecanismos de Resistência aos Antibióticos. Tese (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, Lisboa, 2013

COSTA, E. O. A Importância econômica da mastite infecciosa bovina. Rev. Comunicações Científica Faculdade Medicina Veterinária Zootecnia USP, v.15, nº I, p.21-26, 1991

FAGUNDES, H.; OLIVEIRA, C.A.F. Infecções intramamárias causadas por Staphylococcus aureus e suas implicações em saúde pública. Ciência Rural, v.34, n.4, p.1315-20, 2004.

NASCIMENTO, G. G. F., MAESTRO, V., CAMPOS, M. S. P. Ocorrência de resíduos de antibióticos no leite comercializado em Piracicaba, SP. Rev. Nutr., v.14, n.2, p.119-124, 2001

VASCONCELOS,H. J. Produção de leite e sociedade: uma análise crítica da cadeia do leite no Brasil. 1 ed. Belo Horizonte : FEPMVZ, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com