TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Contagiosas E não Contagiosas

Casos: Doenças Contagiosas E não Contagiosas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  3.672 Palavras (15 Páginas)  •  2.910 Visualizações

Página 1 de 15

Doenças Contagiosas e Doenças não Contagiosas

Doenças Contagiosas:

Diversas são as doenças que são consideradas contagiosas, elas caracterizam-se pela transmissão por contato direto. As doenças contagiosas são transmitidas pelo indivíduo doente para o sadio, a utilização de objetos contaminados, também caracterizam a transmissão desta doença, além disso, a tosse, espirro, gotículas de saliva e até mesmo relações sexuais são meios de emissão destes tipos de doenças.

A maioria das doenças contagiosas, são causadas por vírus ou bactérias, que são seres unicelulares e procariontes que podem fazer bem ou mal para os seres humanos. Eles são seres microscópicos e causam doenças diferentes.

Os vírus não respiram, não se alimentam, nem se movem sozinhos. Eles se fixam nas células do corpo e causam doenças como sarampo, hepatite e vários tipos de gripe. Só podem ser eliminados pelo sistema de defesa do corpo.

Já as bactérias são organismos de uma única célula que produzem sua própria energia. Algumas bactérias são aliadas dos seres vivos e vivem em harmonia, enquanto outras são causadoras de doenças como pneumonia e cólera, que podem ser tratadas com antibióticos.

Algumas doenças contagiosas:

Impetigo: causado pelas bactérias Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus, é muito comum em crianças, mas adultos também podem pegar, e surge com mais freqüência nos meses mais quentes do verão. Caracteriza-se pelo aparecimento de feridas na pele que se rompem e originam uma casca.

A contaminação pelo Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus costuma se dar pelo contato direto de pele com pele, porém, também pode ocorrer através de roupas, toalhas e até brinquedos nos casos de crianças.

Existem 3 formas de impetigo: impetigo comum, impetigo bolhoso e ectima.

Impetigo Comum Impetigo Bolhoso Ectima

O impetigo não costuma ser uma infecção grave e muitas vezes cura-se sozinho. Entretanto, o tratamento com antibiótico costuma ser indicado para diminuir a chance de contaminação de outras pessoas, acelerar a resolução das lesões e diminuir os riscos de complicações. Se as lesões forem muito discretas, o tratamento pode ser feito apenas com boa higiene e antibióticos tópicos. O mais indicado é a pomada de Mupirocina (Bactroban® ) 3x por dia. Quando as lesões forem muito disseminadas ou se houver impetigo bolhoso ou ectima, o tratamento costuma ser feito com antibióticos por via oral por 1 semana. Os mais usados são os derivados da penicilina

Cólera: é uma doença altamente contagiosa e é causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae, uma bactéria em forma de vírgula ou bastonete que se multiplica rapidamente no intestino humano eliminando potente toxina que provoca vômito e diarréia intensa), a doença (de origem indonésia) é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados. O tratamento imediato é o soro fisiológico ou soro caseiro para repor a água e os sais minerais: uma pitada de sal, meia xícara de açúcar e meio litro de água tratada. No hospital, a doença é curada com doses de antibióticos. A higiene e o tratamento da água e do esgoto são as principais formas de prevenção. A vacina existente é de baixa eficácia (50% de imunização) e de efeito retardado (de 3 a 6 meses após a aplicação).

Menino sendo tratado da cólera

Meningite: é uma doença contagiosa e grave do sistema nervoso central, a meningite pode ser causada por inúmeros agentes, desde o Streptococcus pneumoniae (pneumococo causador da pneumonia) até o Leptospira (bactéria causadora da leptospirose), mas os mais relevantes são o Neisseria Meningitidis (meningococo) e o Mycobacterium tuberculosis (bacilo da tuberculose). É fundamental o diagnóstico laboratorial, que analisa aspectos físicos, citológico, bioquímico, microbiológico e imunológico. Geralmente acomete crianças ou idosos e, em algumas situações, pode surgir como conseqüência de infecções do trato respiratório superior. É tratada com antibióticos e previne-se com vacinação.

A meningite é uma doença que pode ser causada por bactérias ou vírus

Caxumba: também denominada papeira, parotidite infecciosa e parotidite endêmica; é uma doença viral cujo responsável pela infecção pertence à família Paramyxoviridae, gênero Rubulavírus. Com grande capacidade de transmissão, esta se dá através do contato direto com saliva, gotículas aéreas e objetos contendo o vírus. Este também pode ser transmitido de mãe para filho, durante a gravidez, podendo causar abortos espontâneos. Essa doença, que ocorre principalmente em crianças, apresenta como sintoma principal o inchamento de uma ou mais glândulas salivares, causando um aumento exagerado do volume da região do pescoço. Além desse fator, febre e, em alguns casos, inchamento das glândulas salivares, náuseas, sudorese, zumbido nos ouvidos e dores no corpo e na cabeça podem se manifestar. Em alguns casos excepcionais surgem complicações, como a orquiepididimite (inchamento dos testículos), oforite (inchamento dos ovários), pancreatite, meningite e encefalite.

O período de incubação varia entre duas e três semanas após o contato com o agente transmissor, sendo que o indivíduo acometido é capaz de transmitir o vírus cerca de uma semana antes das manifestações sintomáticas, e até nove dias depois desse evento.

O diagnóstico é feito pela análise do quadro clínico e, quando necessário, a cultura do vírus e testes sorológicos podem ser requeridos.

Não existe tratamento para a eliminação do vírus, sendo este visado apenas para aliviar os sintomas da doença. Assim, repouso e, em alguns casos, antitérmicos, analgésicos e compressas são indicados. Quanto à prevenção, a vacina tríplice viral (MMR) aos 15 meses de idade, e não ter contato com alguém acometido pela doença, são capazes de fornecer resultados satisfatórios.

Criança com caxumba

Catapora: é uma doença infecciosa, aguda, mais comum na infância. É também conhecida como varicela e é considerada uma doença benigna e autolimitada, ou seja, desaparece sozinha em poucos dias. Uma de suas características é aparecer em surtos epidêmicos, geralmente entre o fim do inverno e o início da primavera.

A catapora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com