TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Doenças Infecto-Contagiosas

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................

2.1 EPIs durante a realização de Limpezas de Pele ..................................................

2.1.1 Risco de Contaminação......................................................................................5

3 Pricipais Doenças Infecto-Contagiosas..............................................................6

3.1 Fatores..................................................................................................................6

3.2 Prática ..................................................................................................................7

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS...........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Biossegurança: Pode-se dizer que hoje ela é entendida como uma ocupação, agregada a qualquer atividade onde o risco a saúde humana esteja presente.

A Biossegurança deve ser vista como a realização de práticas destinadas a conhecer e controlar os riscos que o trabalho em saúde, e também em estética pode aportar ao meio ambiente e à vida.

Uma das ações de Biossegurança para a proteção da saúde humana, durante a prestação de serviços é a utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

De acordo com as Precauções Universais (CDC3, 1987), os profissionais devem evitar contato direto com matéria orgânica, através do uso de barreiras protetoras como luvas, aventais, máscaras, gorros e óculos (EPIs) os quais irão reduzir as chances de exposição de pele e mucosas a materiais infectados.

 


  1. DESENVOLVIMENTO

O profissional de estética, durante a realização de limpezas de pele, está exposto a uma grande variedade de microorganismos que podem ser causadores de doenças infecto-contagiosas.

  1. EPIS DURANTE A REALIZAÇÃO DE LIMPEZAS DE PELE

Gorro: o uso do gorro evita a queda dos cabelos (grande fonte de infecção), na área do procedimento. É uma medida de segurança e de higiene, tanto para o profissional, quanto para o cliente, que também deverá utilizá-lo.

Avental: previnem a contaminação das roupas do profissional, protegendo a pele da exposição a fluídos como sangue, exsudados e secreções orgânicas.

Máscara: representa uma importante forma de proteção das mucosas da boca e do nariz, contra a ingestão ou inalação de microorganismo. Deve ser utilizada no atendimento de todos os clientes e são obrigatoriamente descartáveis.

Óculos de Proteção: os óculos devem ser usados para evitar que sangue, exsudados (como pus ou secreções como saliva), atinjam os olhos do profissional durante o atendimento. Deve ser colocado após a máscara.

Luvas: o uso das luvas descartáveis deve ser indispensável durante os procedimentos de limpeza de pele. As mãos devem ser lavadas de forma criteriosa, antes da colocação das luvas, e serem colocadas de forma a cobrir o punho do avental.

Deverão ser retiradas pelo punho, evitando tocar em sua parte externa. As mãos devem ser lavadas assim que forem retiradas.  

2.1.1 Risco de Contaminação

A limpeza de pele é um procedimento que pode ser realizado em

todos os tipos de pele, porém com ênfases diferentes. Em peles lipídicas a ênfase é a extração das acnes, nas peles eudérmicas (normais) é a manutenção do equilíbrio, e nas peles alípicas e desvitalizadas, é o reequilíbrio do manto hidrolipídico. É um procedimento que deve ser aplicado antes de qualquer tratamento.

A limpeza de pele é um procedimento no qual existe uma grande proximidade, entre o esteticista e o cliente.

Quando o cliente chega à sala de estética, traz consigo uma grande quantidade de microorganismos sendo estes patógenos ou não.

É de extrema importância o conhecimento dos fatores de risco presentes durante a realização de uma limpeza de pele. Por isso a importância do uso dos EPIs.


  1. PRINCIPAIS DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS
  1. FATORES

São vários os fatores presentes em uma limpeza de pele, que podem favorecer a contaminação do profissional por alguma doença infecto-contagiosa.

As vias de penetração dos microorganismos são: vias aéreas superiores (nariz e boca), via cutânea (feridas ou cortes na pele, entrando em contato direto com secreções ou sangue contaminado do cliente) e via ocular (secreções contaminadas que atingem a conjuntiva dos olhos).

As principais doenças infecto-contagiosas durante a limpeza de pele são: herpes simples, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado,tuberculose e, até mesmo a AIDS.

Herpes Simples: caracteriza-se pelo aparecimento de vesículas agrupadas, e que se localizam especialmente nos lábios, e nos genitais, mas podem surgir em qualquer outra parte do corpo como: olhos, face, nariz e cavidade oral. A infecção ocorre quando uma pessoa não infectada entra em contato direto com lesões herpéticas infectadas com o vírus, através da pele ou da mucosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com