TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motilidade e Morfologia Espermática Bovinos

Por:   •  29/3/2016  •  Dissertação  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 2

Movimento espermático

- A motilidade total indica o percentual de espermatozoides que estão se movimentando, independentemente e sua direção e velocidade. A motilidade progressiva expressa i percentual de espermatozoides que tem movimento para frente e retilíneo.

- A baixa motilidade progressiva é geralmente resultado de elevado percentual de defeitos relacionada com o colo, peca intermediaria e peca principal.

- O vigor espermático é indicativo de metabólica da peça intermediaria em produzir movimento da cauda. Baixo vigor não estar necessariamente relacionado com elevados percentuais e defeitos morfológicos de cauda dos espermatozoides.

- Turbilhonamento, ou movimento de massa, é uma característica do movimento dos espermatozoides que associam elevada motilidade, vigor e concentração do sêmem.

- Nos equídeos, suínos e cães, não se espera que haja turbilhonamento no sêmem, embora este possa ser observado em alguns casos.

-Disfunções testiculares e epididimárias podem ser causa de baixa motilidade e vigor reduzido, opor falhas na formação e/ou maturação dos espermatozoides.

- Falhas no processo de armazenamento , bem como repouso sexual prolongado, podem também levar a baixa motilidade devido a lesões de colo e separação da cauda da cabeça.

MORFOLOGIA ESPERMÁTICA

- A avaliação morfológica dos epsermatozoides é parte essencial do espermograma. Deve-se obter uma amostra significativa, é colhido sempre após sua homogeneização e os mais rapidamente possível após a ejaculação, analizando-se pelo menos 100 espermatozoides por amostra.

- Os defeitos morfológicos dos espermatozoides podem, portanto, ser classificados de 4 formas diferentes:

1) Quanto a localização do defeito em acrossomal, de cabeça, de colo, de peça intermediaria e de cauda;

2) Em compensáveis ou não compensáveis;

3) Quanto a origem do defeito em primário testicular e secundário pós testicular;

4) Defeitos denominados maiores ou menos, de acordo com seu impacto sobre a fertilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com