TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Animal

Por:   •  21/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  14.280 Palavras (58 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 58

Nutrição Animal

Nutrição: é o estudo do conjunto de processos físicos e químicos e biológicos mediante os quais o animal utiliza os alimentos para reparar os tecidos gastos, promover crescimento e atender a produção.

Nutrição é a ciência que estuda a manutenção da vida e substancias (energia, proteínas, carboidratos, gorduras e água) capazes de cumprir esse fim.

Obs.:

  • Principal proteína dos ruminantes é a ruminal e o melhor alimento é a fibra longa que mantém a ruminação e a salivação tampona o pH.

Alimentação: é o estudo dos alimentos e dos padrões de exigências nutritivos dos animais a fim de alimentá-los economicamente e eficiente.

Obs.:

  • Animais confinados tem que suplementar vitamina D quando confinado para absorção de cálcio e fósforo.
  • O ovo é composto de carbonato de cálcio e quando é muito quente a galinha libera na respiração CO2, com a deficiência no CO2 a casca do ovo fica mais fina e porosa, para resolve esse tipo de problema se adiciona bicarbonato de sódio mas tem que diminuir o sódio da ração .

Nutrientes: componentes dos alimentos com estrutura química definida capaz de desempenhar uma função de atendimento no processo de manutenção ou de produção.

Ração: todo o alimento consumido pelo animal em 24 horas.

Matéria seca do alimento: é o alimento livre de umidade, é a porção do alimento que permanece quando retirada a água.

Fibra bruta: parte do alimento composto por lignina, celulose, emecelulose.

Obs.:

  • Fibra é importante principalmente para suínos em gestação por ter fezes secas e tem problema de prolapso de reto e também para saciar a fome do animal já que alimentação é controlada diminuindo o estresse.
  • Fibra também é importante, pois favorece a absorção de outros nutrientes importantes por atrasar a motilidade intestinal e o bolo fecal e protetor de mucosa gástrica.

Alimentos concentrados: são alimentos que possui até 18% fibra.

Alimentos volumosos: aqueles que têm mais de 18% de fibra.

% de fibra dos alimentos

Farelo de Soja

2,5%

Milho

2,3%

Farelo de Trigo

10%

Alimentos Protéicos: capaz de formar tecido devido grande quantidade de proteínas, são chamados de concentrados protéicos os que têm acima de 18 a 20% de proteína.

Alimentos energéticos: são alimentos que possuem menos que 18% de fibra e menos que 18 a 20% de proteína.

Obs.:

  • O milho energético é o mais amarelo tem mais betacaroteno (provitamina A).  

Metabolismo: conjunto de transformações que sofrem os nutrientes no organismo animal, após se absorvido no trato digestivo. O fornecimento de substancias necessário é feito através do anabolismo e a eliminação dos produtos indesejáveis é através do catabolismo.

Obs.:

  • O amido é o principal carboidrato do milho.
  • Os suínos tem dificuldade de produção de acido lático então para absorver proteínas precisa pH baixo para isso se adiciona acidificantes.

Metabolismo de manutenção: é o que o animal precisa ingerir para atender as necessidades durante o período de 24 horas sem perdas e ganhos.

Obs.:

  • Na avicultura tem que controla o tamanho do animal em matriz pesada. Então quando o animal termina de crescer aumentando ou diminuindo conforme a fase de produção.
  • Galos com acumulo de gordura ficam mais agressivos, assim impedindo a copula dos outros acorrendo problema no cubatório.
  • As galinhas com acumulo de gordura têm menos ovulações.

Metabolismo de produção: é a parcela adicional destinada ao trabalho útil como lactação, postura e trabalho físico.

Obs.:

  • Matrizes suínas no inicio da gestação precisa de 6000 a 7000 Kcal. Os animais têm que entrar na maternidade com 22 mm de toucinho. Matrizes muito gordas sofrem mais no parto, come menos e produz menos leite.

Nutrientes essenciais: aqueles exigidos pelos animais que não são sintetizados pelo organismo ou se sintetizados em velocidade muito reduzida para preencher as necessidades diárias.

Nutrientes não essenciais: aqueles igualmente exigidos pelo animal mas que são sintetizados pelo organismo para atender as necessidades diárias.  

Digestão: tem a digestão hidrolítica que é mais comum em carnívoros que depende de enzimas próprias para hidrolise das macromoléculas dos alimentos e a fermentativa que é mais comum em herbívoros feita por microorganismo.

Obs.:

  • O avestruz tem que comer cerca de 1 a 1,5 g de pedra para macerar as fibras e conseguir digerir isso demora de 40 horas.
  • Coelhos para aproveitar os nutrientes se alimentam das fezes do Ceco.

Etapas de secreções dos processos digestão

Mastigação: tem por objetivo aumentar a superfície de exposição para melhorar a ação de enzimas.

Secreção salivares: funciona como lubrificante para deglutição e é nessa fase que pré inicia a digestão do amido.

Digestão: tem como objetivo quebra dos componentes alimentares através de enzimas e secreções para futura absorção.

Absorção: é a passagem de substancias no trato gastrointestinal para o sangue a fim de ser metabolizados. Absorve água, aminoácidos, açúcar, ácidos graxos, minerais e vitaminas. Digere as proteínas, carboidratos e gorduras.

Para que haja a digestão são necessárias quatro secreções básicas:

1º suco gástrico: acido clorídrico vai solubiliza minerais, ativa pepsina e excreta uma ação anti séptica contra microorganismo ingeridas com alimento.

 2º Mucina: protege o epitélio da ação do HCI em ruminantes tem ação anti-espumante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (98.8 Kb)   pdf (652.4 Kb)   docx (133.7 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com