TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Abandono de Animais

Por:   •  16/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

01 – INTRODUÇÃO

O abandono de animais é um assunto muito importante tanto para o bem estar animal, quanto para a saúde populacional, sendo importante evitar a propagação de zoonoses que o abandono de animais pode gerar. Para o controle de animais nas ruas do município de Sinop, MT há organizações que se dedicam ao resgate destes animais, ao seu tratamento em caso de enfermidades e reabilitação para que possam ser encaminhados a lares responsáveis, não voltando mais às ruas.

Porém, o aumento constante de animais maltratados e jogados a rua tem causado problemas, deixando os abrigos de animais superlotados por falta de pessoas adotando estes animais.

Este trabalho dedicou-se a avaliar a variação de entrada e saída de animais no abrigo de uma destas organizações. No abrigo da Associação protetora dos animais do município de Sinop(APAMS) há atualmente pelo menos 250 animais entre cães e gatos, desde filhotes até animais velhos. esta foi a organização escolhida para a pesquisa.

02 – DESENVOLVIMENTO

Foi feita uma visita ao abrigo da APAMS, onde foram coletados dados de entrada e saída de animais no período de três meses, sendo separados os animais entre cães: Machos, fêmeas e filhotes; e gatos: machos, fêmeas e filhotes, sendo que os filhotes não foram separados por sexo, pois não haviam registros sobre isso. Com base nos dados coletados foi feita a análise comparativa entre entrada e saída, e entre os tipos de animais, quais tipos tiveram maior entrada e quais tiveram maior saída. Para isso foi usado média e tabelas geradas pelo programa de estatística “R”.

03 – RESULTADOS E DISCUÇÃO

O resultado é obtido através da interpretação de gráficos montados durante a pesquisa, começando com um gráfico geral, comparando a média de entrada e saída de animais no período de três meses( agosto, setembro e outubro de 2017).

2

Figura 1

O gráfico representado pela Figura 1 mostra a média e a variação de entrada e saída de animais em geral no abrigo, fica claramente representado que apesar de grande variação entre estes números, a média de entrada de animais é maior que a média de saída. Vale ressaltar que os dados utilizados para a saída, tiveram a influência de um único dia entre os três meses em que foi realizada uma feira de adoção, nesta, foram doados 22 cães filhotes e mais alguns cães adultos e gatos de ambas as faixas de idade, esse dia provoca um pico de variação em que os números

3

de saída foram anormalmente altos, fazendo com que a média seja um pouco mais alta e a variação seja maior.

Figura 2

A Figura 2 por sua vez mostra a variação e a média somente da entrada, mostrando os dados dos animais separadamente, mostrando como: FEMEAC sendo cadelas, FEMEAG sendo gatas, FILHOTESC e FILHOTESG sendo filhotes de cães e filhotes de gato respectivamente e MACHOC e MACHOG como cães machos e gatos machos, respectivamente.

Podemos ver pelo gráfico da Figura 2, que a maior média de entrada é de cães filhotes, seguida pela entrada de cadelas, e depois de cães machos, dentre esses três é possível notar que a variação e entrada de cães machos é muito baixa, mostrando que a entrada de cães adultos é constante e padrão, mantendo-se sempre na média, porém há grande variação no número de cadelas e de filhotes de cães que entraram no canil durante esse período.

Enquanto aos felinos, os filhotes de gato tem a média um pouco abaixo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com