TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CISTICERCOSE EM SUÍNOS E BOVINOS

Por:   •  28/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITARIO CAMPO LIMPO PAULISTA

FACCAMP

MEDICINA VETERINÁRIA

CISTICERCOSE EM SUINOS E BOVINOS

 Camila De Paula Cesar RA 29911

Professor (a): Michelle Monteiro

CAMPO LIMPO PAULISTA - SP

2019


SUMÁRIO

RESUMO        3

ABSTRACT        4

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        REVISÃO LITERÁRIA        6

2.1 Complexo de Vida da Teníase-Cisticercose        6

2.2 Principais Enfermidades        6

2.3 Diagnóstico        7

2.4 Transmissão        7

2.5 Tratamento        7

2.6 Prevenção        8

3.        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

RESUMO

Este trabalho de como objetivo demonstrar que dentre as zoonoses que acometem espécies humanas e animais em especial bovinos e suínos, os quais fazemos consumo. A Cisticercose é uma das zoonoses mais conhecidas e com grande importância na saúde humana, pois somos o hospedeiro definitivo. Para isto, iremos apresentar uma revisão literária demonstrando todo o complexo de vida da teníase-cisticercose, bem como as principais enfermidades, diagnostico, transmissão, tratamento e prevenção.

Palavra chave: Cisticercose, Teníase, Bovinos, Suínos.

Abstract

This paper has the objective to show among zoonosis that affect the human and animal species in special cattle and pigs, which we eat. The Cysticercosis is the more known zoonosis and very important to human health, because we are the definitive host. For that, we will be presenter a literature review showing all the taeniosis-cysticercosis complex life, as well the ways to diagnostics, main sickness, transmission, prevent and treatment.  

Key words: Cysticercosis,Ttaeniosis, Cattle, Pig

  1. INTRODUÇÃO

 

A cisticercose foi descoberta no século XVI, porém só estudada no século XIX pesquisadores demonstraram que a larvas de tênias eram responsáveis pela cisticercose em animais e humanos. Classificadas em duas espécies Taenia solium e Taenia saginata, que necessitam do suíno e do bovino. (MEDEIROS et all. 2008).

Considerada uma doença parasitária de alto potencial zoonótico, o complexo teníase x cisticercos tem no homem, o único hospedeiro definitivo, ou seja, que apresenta a forma adulta do parasita no intestino delgado. (Germano & Germano 2008).

Para Magalhães et al (2017, p.205):

"O complexo teníase-cisticercose pode ser definido como um conjunto de alterações patológicas provocadas pelas formas adultas e larvares de Taenia saginata e Taenia solium. Estas zoonoses podem se expressar sob duas formas distintas, sendo caracterizada por uma parasitose intestinal, a teníase, que acomete o homem, ou por uma parasitose extra-intestinal, a cisticercose, provocada pela presença da forma larvar do parasita nos tecidos de bovinos, suínos ou do próprio homem."

Causada em suínos pelo parasita Taenia Solium a Teníase precisa de dois hospedeiros para completar o seu ciclo evolutivo, como já citado anteriormente Homem, que é o único hospedeiro definitivo da taenia (único a possuir a fase adulta do verme). O outro hospedeiro, chamado de intermediário pois nele só ocorre a fase larvar (cisticerco), são os suínos (ROPPA, 2010).

Nos bovinos a doença é caracterizada pela presença da forma larval do Metacestoda, Taenia Saginata, denominada Cysticercus bovis e como no caso dos suínos o bovino também é apenas o hospedeiro intermediário. (PFUETZENREITER; ÁVILA-PIRES, 2000).

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1. Complexo de Vida da Teníase-Cisticercose

O complexo teníase-cisticercose é formado por duas diferentes doenças, na forma adulta é chamada de teníase (conhecida por solitária) causada pela Taenia solium (transmitida por suínos) ou da Taenia saginata (transmitida por bovinos), identifica-se como fase final do ciclo, acometendo somente no organismo humano (hospedeiro definitivo).

Na fase larvares a T. solium e a T. saginata, causando a cisticercose se desenvolve no hospedeiro intermediário. No caso da T. solium, o hospedeiro intermediário é o suíno, já o T. Saginata, o intermediário é apenas o bovino. (GANC, CORTEZ e VELOSO, 2005).

Também há afirmações de que este ciclo biológico ocorre em 4 fases:

  1. Os humanos parasitados eliminam as proglotes grávidas cheias de ovos para o exterior.
  2. Um hospedeiro intermediário próprio (suíno ou bovino) ingere os ovos e os embrióforos.
  3. No interior dos tecidos perdem os acúleos e cada oncosfera se transforma num cisticerco que começa a crescer e se mantém viáveis nos músculos por alguns meses ou no cérebro por anos.
  4. O homem adquire o cisticerco ao comer a carne crua ou malcozida. O cisticerco sofre ação do suco gástrico, evagina-se e, através do escólex, se fixa a mucosa do intestino delgado, transformando-se em uma tênia adulta. Três meses após a infecção inicia-se a eliminação das proglotes grávidas.

Conforme descrito por (Giovannini et al. 2014)

2.2. Principais Enfermidades

A Cisticercose acomente os suínos, bovinos e o próprio homem, porém nos animais vão para o estômago e o intestino delgado, onde os sucos gástricos e pancreáticos dissolvem a sua camada superficial, liberando os embriões. Estes se fixam nas vilosidades intestinais, onde permanecem por 4 dias. A seguir, perfuram a parede intestinal e caem nos vasos sanguíneos, sendo distribuídos pelo corpo todo. A grande maioria fixa-se no cérebro, causando a chamada Neurocisticercose. Na forma mais grave causa crises convulsivas, hipertensão craniana (dores de cabeça, vômitos, etc.) e hidrocefalia. Outras localizações além do Sistema Nervoso são o coração, olhos e músculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (170.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com