TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pantanal do Nabileque

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste trabalho descrevemos as características do solo argiloso, para ser observado seus pós e contras, e darmos início às medidas necessárias e obtermos um melhor resultado da forrageira escolhida.

No solo argiloso temos o pH alcalino e uma umidade elevada, tendo que ser feita correção do pH do solo. Enquanto é feita a correção tem que ir observando os valores do pH, para que não deixe o solo ácido demais, assim sendo mais difícil para a forrageira se desenvolver.

Fertilização e Correção de Solo

Para esta etapa devemos colocar as características do solo com suas propriedades e o que poderemos oferecer para que haja um maior aproveitamento com forrageira que foi implantada.

Nesta região temos um solo argiloso onde este é muito alcalino, e provavelmente ter-se á de corrigir seu pH e também bastante úmido.

Bem para a correção do pH tem-se varias formas, algumas com substâncias simples como areia de construção, gipsta, esterco, compostagem ou outra matéria orgânica grossa.

Não se deve trabalhar com este tipo de solo quando o mesmo estiver úmido o ideal é esperar um período mais seco para começar o trabalho. A argila úmida é facilmente compactada, dificultando a correção.

Correção do Solo

Preparar para corrigir sempre uma área maior do que realmente precisa. Uma área pequena ajudará as plantas no começo, más quando suas raízes começarem a expandir e passar da pequena área e atingir a argila, elas se duplicarão na área corrigida rapidamente, causando um problema com o desenvolvimento da raiz.

O primeiro passo para a correção é o teste do solo que como já foi dito antes neste caso é bem alcalino e iremos utilizar das formas sugeridas para que esta correção aconteça de forma eficiente.

Depois precisa-se preocupar com as plantas invasoras (ervas daninhas), pois no caso de infestação será necessário o uso do arado, pelo menos três meses antes do plantio. Utilizando uma aragem pesada teremos uma grande eficiência no controle dessa invasora, pois esta grade pesada ou arado cortará seu sistema radicular mais fundo evitando assim que ela rebrote com facilidade. Em fim quanto mais vezes passarmos a grade menos pragas restarão, sendo estas de raízes mais profundas ou mais superficiais, e assim chegando ao período do plantio não teremos tanta competição por luz, água e nutrientes desta ervas com a pastagem que está sendo implantada.

A área de construção e a gipsita permitem uma drenagem melhor da água e mais bolsas de ar, elas agem para separar as partículas da argila.

A matéria orgânica ajudará as plantas a obter os nutrientes adequados e também ajudará a aumentar o húmus com microorganismos extras, os quais são os blocos de construção de um bom solo. Além disso, ajudará a abaixar o pH do solo acidificando-o.

Tentar utilizar uma mistura de areia grossa e matéria orgânica grossa. Visto que a área será grande, utilizar grandes quantidades e pensar em metros cúbicos.

Começar sempre pela matéria orgânica onde está após ser integrada ao solo argiloso ela começará a desfragmentar e desaparecer, não há motivo para preocupação, pois ainda estão agindo.

Depois espalhar a areia sobre a mesma área misturando bem com a ajuda de uma máquina de revolver o solo.

Não se deve esquecer de continuar o monitoramento do pH, que deve ser feito com frequência, pois a maioria das plantas não toleram mudanças drásticas nas condições do solo por isso é necessário este monitoramento, já que deve-se ter certeza das condições do solo para o plantio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com