TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perfil Bioquímico de Cães

Por:   •  18/10/2018  •  Artigo  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

Variação dos níveis séricos de bilirrubina e GGT em cães -na cidade de Araçatuba

I.M. Valvano, P.V. G. Agostinho e L.A.Diniz

RESUMO

Foi determinado o perfil bioquímico em cães considerados saudáveis residentes da cidade de Araçatuba, estado de São Paulo, analisando se há diferença significativa entre os sexos. Coletou-se sangue de 43 animais de diversas raças, entre eles machos e fêmeas, com variação de seis meses a onze anos de idade. Ao longo do estudo, foi demonstrada as estatísticas descritivas como média e desvio padrão dos fatores sanguíneos de bilirrubina e GGT. Encontrou-se uma concentração de GGT compatível com os dados da literatura para ambos os sexos. Diferentemente, a concentração de bilirrubina nos machos encontra-se consideravelmente abaixo dos dados encontrados na literatura. Já as fêmeas, possuem uma pequena diferença na concentração de bilirrubina se comparado à literatura.

Palavras chave: cães , análise bioquímica, perfil biliar.

INTRODUÇÃO

A popularidade do perfil bioquímico sérico na Medicina Veterinária tem permitido a realização de estudos retrospectivos e dado aos veterinários a oportunidade de avaliar criticamente a função do diagnóstico (Kaneko et al.,1997). Anteriormente à analise do perfil bioquímico, não era possível chegar a um diagnostico preciso da afecção do paciente, dificultando assim o seu tratamento.
A GGT (y-glutamil transferase) , é uma enzima que tem papel de catalisar a transferência de grupos gamacarboxila do glutamato a um peptídeo, sendo ele geralmente o dipeptideo Gly-Gly, podendo ser encontrada nas membranas e no citosol de células, especialmente no epitélio dos ductos biliares e ductos renais (Gonzalez e Silva, 2006). A GGT está presente no túbulo renal proximal, fígado, pâncreas e intestino. A enzima está presente no citoplasma , porém a maior fração está localizada na membrana celular , na forma de
γ-glutamilpeptídeos. A GGT é critica para a manutenção de concentrações intracelulares adequadas de glutationa reduzida, um dos agentes redutores principais. (Burtis e Bruns, 2016).
A bilirrubina é originaria basicamente da degradação de eritrócitos através do sistema reticulo- endotelial, mas também pode prover de outras hemoproteinas (Gonzalez e Silva, 2006). Pode existir de duas formas, como bilirrubina livre, derivada da substância biliverdina, e como bilirrubina conjugada. A bilirrubina conjugada é formada pela bilirrubina livre conjugada com ácido glicurônico, com sulfato e com outras substâncias.
Na cidade de Araçatuba não há nenhum estudo sobre o tema que determine o perfil de bilirrubina e GGT em cães.  Espera-se obter resultados e parâmetros que auxiliem no diagnóstico clinico no cotidiano dos médicos veterinários da cidade.

MATERIAIS E MÉTODOS

Após jejum alimentar de oito horas, 20 mL de sangue total foram colhidos por venupunção periférica da veia jugular, sendo 1 mL armazenado em tubo estéril contendo 20mg de EDTA-K 10% para a realização de hemograma e o restante dividido em dois tubos de vidro contendo heparina de sódio (BD Vacutainer® Plus com Heparina, Becton-Dickson, New Jersey, USA). O Plasma heparinizado foi obtido através de centrifugação do sangue total (2750 g/ 10’) e armazenado sob proteção da luz a -80oC até o momento das análises laboratoriais.

O hemograma completo foi realizado com o auxílio de contador eletrônico de células sanguíneas (BC-2800 Vet, ShenzehenMindrayBio-MedicalEletronicsCo.Nanshan, China), o volume globular foi confirmado através de técnica manual de centrifugação utilizando uma centrífuga de microhematócrito (Centribio®) (14489g/5’) e a proteina plasmática total aferida por meio derefratômetro manual. A contagem diferencial de leucócitos foi realizada em esfregaço sanguíneo corados com corante hematológico panótico rápido comercial (Instant-Prov, Newprov, Pinhais-PR.)22.
Todas as análises bioquímicas plasmáticas foram realizadas em analisador bioquímico automatizado (BS 200, Shenzen Mindray Bio-Medical Eletronics Co. Nanshan, China), previamente ajustado com calibrador comercial e controles níveis I e II (Biosystems, Barcelona, Spain). Utilizando conjuto de reativos comerciais (Biosystem, Barcelona, Spain), foi mensurada a concentração plasmática de Gama GlutamilTransferase (GGT) pelo método enzimático UV (uréase/glutamato desidrogenase) e fosfatase alcalina pelo método dietanolamina. Todas as reações bioquímicas foram processadas a 37
oC conforme orientações dos fabricantes.
As variáveis foram submetidas a um teste t de amostras não pareadas utilizando o programa estatístico GraphPad. Avaliou-se a diferença entre as médias das fêmeas e machos assim como foi calculado os dados da estatística descritiva como desvio padrão e erro padrão da média.

RESULTADOS TABULADOS

Os valores de estatística descritiva como média, desvio padrão, erro padrão da média, coeficiente de variação, valores máximos e mínimos estão apresentados na tabela abaixo. Os valores obtidos por meio deste estudo são comparados com os dados da literatura do livro Clinical Biochemistry of Domestic Animals (2008), de Kaneko.
O valor médio total da concentração de bilirrubina (6,89
µmol/L) foi inferior ao encontrado por Kaneko (8,84 – 44,2 µmol/L), com um intervalo de confiança de 95% de -1,80 a 4,56. Esta variável atingiu um coeficiente de variação de 74,59%. Tal parâmetro variou entre os sexos, as fêmeas tiveram uma média de 7,63 µmol/L enquanto os machos tiveram uma média de 6,25 µmol/L, porém esta diferença não é considerada significativa a partir do teste estatístico representado na tabela 2 (P = 0,3857). Dessa forma, os machos tiveram um valor superior de coeficiente de variação (86,54%), enquanto as fêmeas tiveram um coeficiente menor (63,48%).

O valor médio total da concentração de GGT (5,11 U/L) está dentro do intervalo esperado por Kaneko (1,2 – 6,4 U/L), com um intervalo de confiança de 95% de -1,41 a 1,04. Esta  variável atingiu um coeficiente de variação de 41,10%. Tal parâmetro variou entre os sexos, as fêmeas tiveram uma média de 5,11 U/L enquanto os machos tiveram uma média de 5,20 U/L, porém esta diferença também não é considerada significativa (P = 0,7578). Dessa forma, os machos tiveram um valor superior de coeficiente de variação (38,05%), enquanto as fêmeas tiveram um coeficiente menor (37,78%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (84.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com