TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas da alimentação animal

Artigo: Problemas da alimentação animal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Artigo  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  250 Visualizações

Produtores e criadores de diversas espécies de animais com fins lucrativos, buscam cada vez mais reduzir custos e aumentar seus lucros. Uma das maneiras de aumentar a produtividade é melhorar a alimentação dos animais, buscando uma ração de qualidade e de baixo custo que enriqueça o cardápio, melhorando saúde e aproveitamento alimentar.

A qualidade do alimento é fundamental para que o animal gere um produto saudável, para que ele aproveite melhor o alimento e produza mais carne, leite, etc em menor tempo comendo menor quantidade de ração, pastagem, e outros tipo de alimentos que são ofertados.

Na produção de bovinos a pastagem é a base da produção no país e o alimento de custo mais baixo quando comparado com as suplementações. A capacidade de suporte das pastagens é bastante variável em função do solo, clima, estação do ano e espécie.

Durante o período da seca, ocorrem reduções das concentrações de energia, proteína, Fósforo, outros minerais e vitaminas. Nessa época devem ser administrados suplementos.

O suplemento deve ser considerado como um complemento da dieta, e supre os nutrientes deficientes na forragem disponível. Na maioria das situações, a forragem não contém todos os nutrientes essenciais, na quantidade adequada para atender as exigências dos animais em pastejo.

As misturas feitas com nutrientes que podem estar em falta na pastagem tem o objetivo de estimular o consumo de forragem de baixa qualidade e melhorar sua digestibilidade e não o objetivo de substituir a pastagem.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com