TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE CASO SOBRE NEOSPOROSE BOVINA EM BOVINOS LEITEIROS

Por:   •  14/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  6.714 Palavras (27 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 27

MEDICINA VETERINÁRIA/ BOVINOS

RELATO DE CASO SOBRE NEOSPOROSE BOVINA EM BOVINOS LEITEIROS

¹ Nome do autor

RESUMO

Estudos sobre a identificação e diagnóstico da neosporose em bovinos têm se destacado mundialmente, pois é vista como uma das formas importantes de diagnosticar problemas reprodutivos e resulta em perdas econômicas significativas. Neste trabalho relata-se um caso de Neospororose em bovinos, foram selecionados para o estudo dez bovinos, dentre os quais são da raça Holandesa e da Angus. Um sinal clínico relacionado à Neosporose em bovinos é o aborto, que se concentra no segundo terço da gestação. O aborto ocorre porque o microrganismo tem um tropismo do epitélio coriônico e dos vasos sanguíneos da placenta da criança, causando vasculite, inflamação e degeneração do corioalantoide e necrose que se espalha para os placentomas. Os resultados apontam que destes animais relatados na pesquisa, apenas três apresentaram resultado positivo no teste de Elisa realizado.

Palavras-chave: Neosporose. Protozoário. Bovino. Teste de Elisa.

ABSTRACT

Studies on the identification and diagnosis of neosporosis in cattle have been highlighted worldwide, as it is seen as one of the important ways to diagnose reproductive problems and results in significant economic losses. This work reports a case of Neospororosis in cattle, ten cattle were selected for the study, among which are Holstein and Angus. A clinical sign related to Neosporosis in cattle is abortion, which is concentrated in the second third of pregnancy. Abortion occurs because the microorganism has a tropism of the chorionic epithelium and blood vessels of the child's placenta, causing vasculitis, inflammation and degeneration of the chorioallantois and necrosis that spreads to the placentomes. The results indicate that of these animals reported in the research, only three showed a positive result in the Elisa test performed.

 

Keywords: Neosporose. Protozoan. Cow. Eliza's test.

 

  1. INTRODUÇÃO

Neospora sp é um protozoário coccidiano, intracelular obrigatório, formador de cistos, pertencente ao filo Apicomplexa, classe Sporozoasida, ordem Eucoccidiorida, família Sarcocystidae e subfamília Toxoplasmatinae. A neosporose tem distribuição mundial, descrita pela primeira vez em 1988 nos Estados Unidos, em cães apresentando sintomas neurológicos e em 1989, o mesmo autor, relatou pela primeira vez casos de aborto em bovinos com Neospora sp. (DUBEY et al., 1988). No entanto, no Brasil foi relatado apenas em 1999, em fetos abortados e testes sorológicos de bovinos e cães de diferentes estados (GONDIM et al., 2005). Em bovinos, é causada principalmente por Neospora caninum, agente que tem canídeos domésticos como hospedeiro direto (HD), e como hospedeiro intermediário (HI), bovinos e outros herbívoros domésticos e silvestres, onde pode causar um terceiro aborto. até o oitavo mês de gravidez. sendo assim no último terço (FARIAS, 2011).

Neospora caninum é um protozoário coccídio classificado como membro do Filo Apicomplexa e pertencente à família Sarcocystidae. Dois outros protozoários também desta família são Sarcocystis e Toxoplasma, que também causam infecções neonatais e fetais em ruminantes (DUBEY et al., 1988). DENTRO. caninum foi identificado mundialmente como um importante agente causador de aborto (DUBEY; LINDSAY, 1996). Infecção com N. caninum em bovinos tem sido descrita em vários países ao redor do mundo, incluindo Austrália, Brasil, Estados Unidos, Holanda, México (CORBELLINI et al., 2002). Na Califórnia, observou-se que a maioria dos casos ocorreu no inverno, enquanto na Holanda, as taxas de aborto foram N. caninum foram maiores no final do verão e início do outono. A neosporose bovina é uma doença reprodutiva que causa abortos em rebanhos leiteiros e, em menor grau, em bovinos de corte.

A maior prevalência soropositiva de Neospora sp. eles são encontrados em vacas leiteiras. No Brasil, foi encontrado um aumento de 14,09% entre as vacas leiteiras na Bahia (GONDIM et al., 1999). No Rio Grande do Sul, vacas com histórico de aborto apresentaram 23% de soropositividade para Neospora caninum, enquanto a prevalência foi de 8,3% em vacas sem histórico de aborto. Além disso, o protozoário foi encontrado em 81,8% das crianças examinadas por imuno-histoquímica (CORBELLINI et al., 2002).

 Isso sugere que Neospora sp é uma importante causa de aborto em vacas leiteiras no Brasil. Como a transmissão transplacentária é a principal fonte de infecção, ela pode ocorrer repetidamente no mesmo animal e na prole por muitas gerações (ANDERSON et al., 2000). A via horizontal, infecção pós-natal ou pela ingestão de oocistos eliminados pelos cães também podem transmitir o parasita. Experimentalmente, foi demonstrado que a via lactogênica também transmite N. caninum em bezerros, porém não há evidências de transmissão natural por esta via (DAVISON et al., 2001).

 N. caninum invade as células do útero, onde se multiplica causando a destruição do tecido materno e fetal, produzindo uma resposta inflamatória e aborto (BUXTON et al., 2002). O parasita então invade a corrente sanguínea e outros tecidos, preferencialmente o SNC. Em crianças pequenas há uma frequência maior, mas causa uma resposta inflamatória menor (BUXTON et al., 2002). Fetos mais velhos têm um sistema imunológico melhor, então a replicação do parasita é menor, mas a resposta inflamatória nos locais é mais potente (BUXTON et al., 2002). Vacas de diferentes idades podem abortar a partir do terceiro mês de gestação. Geralmente o aborto causado por N. caninum ocorre entre 5 e 6 meses de gestação (WOUDA, 1998). As larvas podem morrer no útero e ser reabsorvidas, absorvidas, abortadas, natimortas ou nascidas vivas, mas cronicamente infectadas (DUBEY; LINDSAY, 1996).

Quando a infecção ocorre no primeiro trimestre da gravidez, o risco de aborto é alto, mas a transmissão do parasita para o feto é baixa. Mas se a infecção ocorrer no terceiro trimestre de gestação, a chance de aborto é muito baixa, mas a transmissão do parasita para o feto é alta (QUINN et al., 2002).

O diagnóstico específico de neosporose é feito pelo exame histopatológico da placenta e do feto associado à marcação dos parasitas por imuno-histoquímica. O órgão de escolha para o diagnóstico de N. caninum no feto é o SNC (DUBEY et al., 1999). Lactentes com idades entre 3 e 4 meses apresentam diferentes lesões no SNC. Muitas vezes, lesões macroscópicas relevantes não são observadas na necropsia (DUBEY; LINDSAY, 1996), pois os fetos geralmente são independentes, com edema subcutâneo e líquido serossanguinolento nas cavidades. Pequenas lesões comumente encontradas na neosporose infiltram órgãos como cérebro, fígado, coração e músculos esqueléticos (WOUDA et al., 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (55.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com