TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Capril UnaCapri

Por:   •  9/12/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório Capril UnaCapri

A caprinocultura leiteira no Brasil possui um espaço bem consolidado no agronegócio, como uma atividade rentável e que não necessita de áreas muito extensas para seu desenvolvimento (Holanda Júnior, et al., 2008). O Brasil se configura como o maior produtor de leite de cabra da América do Sul, com 135.000 toneladas/ano (FAO, 2007), nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul do país. Contando majoritariamente com produções intensivas, onde os animais estão confinados em galpões (Borges, 2003).

Em Brasília, o Capril UnaCapri, responsável pela criação de cabras da raça Saanen, são produtores intensivos de leite de cabra e seus derivados. Hoje, contam com uma produção muito organizada e de ordenha duas vezes ao dia, distribuem para restaurantes e fazem venda própria de seus produtos. Buscando sempre aprimorar e deixar a produção confortável, principalmente para os animais, primando sua saúde e bem-estar.

Além da preza pelo conforto dos animais, medidas como a escolha do manejo adequado é o destaque para uma boa produção, sustentável e de qualidade. No Capril UnaCapri, o manejo vai desde a escolha da forragem, limpeza dos espaços até assepsia na hora da ordenha. Os filhotes, ao nascer são separados da mãe, desde pequenos criados na mamadeira, o que contribui para a docilidade e facilidade para futuros tratamentos, com a proximidade do produtor. Contam também com o apartamento de machos e fêmeas, para evitar cruzamentos indesejados, e uma divisão entre os grupos, para evitar brigas e possíveis lesões.

A exploração de caprinos está no mundo desde os primórdios, são animais presentes desde o início das civilizações e hoje a exploração é ainda pequena em comparação a outros grupos (Cordeiro & Cordeiro, 2009). A escolha pelos melhores animais, pelo melhor gene é ainda uma discussão que levanta questionamentos, tendo em vista que cruzamentos quanto mais “puros”, mais riscos trazem para a linhagem, em forma de mutações principalmente.

O destaque importante para a caprinocultura é seu crescimento ao longo dos anos, seu desenvolvimento na produção e tecnologia para o bem-estar desses animais. Tendo em vista que em largas produções, o acompanhamento tão íntimo e próximo do produtor, é dificultado, mas ao prezar pela saúde de seus animais, o produtor escolhe as melhores formas de manejo, e a melhor forma de produção que se encaixa no seu rebanho.

Referências Bibliográficas

BORGES, C.H.P. Custos de produção leite de cabra na região Sudeste do Brasil. In: II Simpósio Internacional sobre Caprinos e Ovinos de Corte e I Simpósio Internacional sobreo Agronegócio da Caprinocultura Leiteira. João Pessoa-PB, 29/09 a 03/10 de 2003.

CORDEIRO, P.R.C.; CORDEIRO, A.G.P.C. A Produção   de   leite   de   Cabra   no Brasil e seu mercado. Leite de Cabra no Brasil, seu mercado, comercialização e produção.  In:  X Encontro de Caprinocultores do Sul de Minas e Media Mogiana Espírito Santo do Pinhal. Maio 2009.

FAO – Organização nas Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.  Rebanho de Caprinos. Roma, 2007.

HOLANDA JUNIOR, E.V.; MEDEIROS, H.R.; DALMONTE, H.L.B. et al. Custo de produção de leite de cabra na região Nordeste. In: ZOOTEC 2008. João Pessoa, PB: UFPB/ABZ, 2008.

RIBEIRO, A.C. Estudo dos efeitos genéticos e de ambiente sobre características de importância econômica em caprinos da raça Saanen. Jaboticabal, SP: FCAV, 1997. 119p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/ Universidade Estadual Paulista, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com