TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Principais Moléculas Orgânicas

Por:   •  10/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.119 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1

As principais moléculas orgânicas presentes nas células são os carboidratos, lipídeos, proteínas e ácido nucleicos. Segue abaixo uma pequena explicação de cada uma dessas moléculas orgânicas:

CARBOIDRATOS
Também chamado de açúcar, ou sacarídeos, os carboidratos possuem diversas funções nas células, sendo que a principal função é a de fornecer energia. A fórmula padrão dos carboidratos é (CH2O)n em que temos múltiplas átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio fazendo ligações sempre na proporção: 1 átomo - 2 átomos - 1 átomo respectivamente.

A molécula de carboidrato será definida a partir do número de átomos e da configuração geométrica em que eles se ligam.  Ademais, é ainda possível classificar os carboidratos em três grupos: monossacarídeos (formado por apenas uma molécula), oligossacarídeos (polímeros de monossacarídeos) e os polissacarídeos (formado por centenas de monossacarídeos ligados entre si).

LIPÍDEOS
Os lipídeos são moléculas definidas principalmente de acordo com a sua solubilidade. São definidos por possuírem baixa solubilidade em água e alta solubilidade em solventes orgânicos apolares.

Assim como os carboidratos, possuem diversas funções em um organismo, sendo que as principais são: fonte de energia, fonte de reserva energética, estrutural (uma vez que está presente em nossas membranas plasmáticas) e isolamento térmico (principal componente do tecido adiposo de muitos animais).

PROTEÍNAS
As proteínas são compostos orgânicos formados por aminoácidos unidos por ligações peptídicas (ligação feita a partir da reação de um grupo carboxila de uma molécula com um grupo amina de outra, liberando água nesse processo).

Assim como os carboidratos e os lipídeos, possui diversas funções dentro do nosso organismo. As suas principais funções são: atuar como catalisadores de diversas reações químicas nas nossas células, estruturação das células e em diversos animais, atuam na composição do sistema imunológico. Portanto, garantem a defesa do organismo.

ÁCIDOS NUCLEICOS
Os ácidos nucleicos são estruturas constituídas por moléculas de nucleotídeos. Sendo que, o nucleotídeo é definido a partir da união de uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato.

Existem dois ácidos nucleicos o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico) esses dois ácidos são encontrados no núcleo de células eucariontes e, de forma não organizada, em células procariontes.

Suas principais funções são armazenar e transmitir as informações genéticas presentes nas células. Além disso, atuam principalmente na síntese de proteínas nas células.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (21.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com