TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre as principais funções das proteína

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]   Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí

                           Urutaí, dia 19 de abril de 2019

                          Docente: Luiz Fernando

                          Discente: Jakqueline Sousa Lopes

                                         Bioquímica

  • Resumo sobre as principais funções das proteínas

Proteína é a mais importante das macromoléculas biológicas, compondo mais da metade do peso seco da célula.Ela está presente em todo o ser vivo e tem as mais variadas funções.É um polímero de aminoácidos ligados entre si por ligações peptídicas—união de um grupo carboxila de um aminoácido com um grupo amina de outro, liberando água no final.De uma maneira geral, as proteínas desempenham nos seres vivos as seguintes funções: estrutural, enzimática, hormonal, defesa, nutritivo e na coagulação sanguínea.Entre suas funções podem atuar como enzimas, catalisando reações químicas; podem transportar pequenas moléculas ou íons, além de ser motoras para auxiliar no movimento em células e tecidos; auxiliam na sinalização intra e extracelular (insulina); participam de reações genicas (ativando ou inibindo) e estão no sistema imunológico na defesa e proteção do organismo entre outras funções. A molécula de proteína é constituída a partir de seus aminoácidos.São cerca de 200 presentes na natureza, mas apenas 21 metabolizados pelo organismo humano.

 Devido à característica anfótera dos aminoácidos e a capacidade de modificação da carga elétrica do grupamento R observada em vários aminoácidos, as proteínas terão conformação estrutural bastante diversificada uma vez que os aminoácidos se relacionarão entre si de maneira variada.Cada tipo de proteína possui uma configuração tridimensional peculiar que é determinada pela sequência de aminoácidos e pelo grau de inclinação entre as ligações químicas (proporcionada pelos arranjos intermoleculares). A estrutura refere-se a sua conformação natural necessária para desempenhar suas funções biológicas.Essa apresenta quatro níveis estruturais: estrutura primária, estrutura secundária, estrutura terciária, estrutura quaternária.

- Estruturas primárias —Corresponde à sequencia linear dos aminoácidos unidos por ligações peptídicas( Determinada pelo gene)

- Estruturas espaciais das proteínas —São resultantes do enrolamento e dobramento do filamento proteico sobre si mesmo.

- Estruturas secundárias —Corresponde ao primeiro nível de enrolamento helicoidal (cadeias enrolam-se em geral, formando hélice). É caracterizada por padrões regulares e repetitivos que ocorrem localmente, causada pela atração entre certo átomos de aminoácidos próximos.Arranjos mais comuns: Conformação alfa-hélice – caracterizada por um arranjo tridimensional em que a cadeia polipeptídica assume conformação helicoidal e Conformação beta-folha – ocorre quando a cadeia polipeptídica estende-se em zig-zag e podem ficar dispostas lado a lado.

- Estruturas terciárias —Corresponde ao dobramento da cadeia polipeptídica sobre si mesma no qual a proteína assume uma forma tridimensional especifica devido ao enovelamento global de toda a cadeia polipeptídica. Lembrando que são estabilizadas por ligações de hidrogênio e dissulfeto garantindo maior estabilidades as proteínas.

- Estruturas quaternárias —Corresponde a duas ou mais cadeias polipeptídicas, idênticas ou não, que se agrupam e se ajustam para formar a estrutura total da proteína. Está é uma interação entre moléculas de proteínas, formando um complexo multi- proteico( protômeros)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com