TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serpentes Peçonhentas Trabalho de Urgência e Emergência

Por:   •  31/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Serpentes Peçonhentas 

Trabalho de Urgência e Emergência

Nome: Kayane Oenning

Ra: 00202327

Orientador: Aluana Moraes

Serpentes peçonhentas 

Introdução  

As serpentes têm maior concentração em regiões tropicais e subtropicais tem um corpo alongado, com escamas, são animais de sangue frio. Quando são venenosas apresentam presas para poderem injetar seu veneno na vítima, possui uma cabeça mais arredondada e também pode ser visto pelo seu rabo se ele afinar de repente bem possível que essa espécie seja perigosa.

Bothrops (jararaca, urutu) representa o grupo mais importante de serpentes peçonhentas pois é a espécie que acontece mais acidentes por envenenamento. Estas serpentes possuem final da cauda lisa, seu comportamento é agressivo, seu veneno é brotrópico  provocam reações sistêmicas causando hemorragias, reação inflamatória, dor e chegando até a necrose do local. O veneno botrópico possui mais de 20 componentes diferentes e de seis a 12 horas da picada começa o aparecimento de equimoses, bolhas e necrose. O tratamento específico é feito com o soro antibotrópico em uma quantidade suficiente para neutralizar o veneno. Crotalus (cascavel) são robustas, não agressivas e pouco ágeis, tem um chocalho ou guizo na extremidade da cauda. Possui um veneno crotálico esse veneno tem uma ação neurotóxica  afetando as terminações nervosas e complicações como insuficiência renal e a insuficiência respiratória. O tratamento é feito com o soro anticrotálico e é administrado para neutralizar o veneno. Lachesis (surucucu) é uma serpente que pode chegar a 3,5 metros de comprimento considerada agressiva. Seu veneno laquético  pode causar atividade coagulante, hemorragias, inflamações e necrose. O tratamento deve ser feito com o soro antilaquético na quantidade suficiente. Micrurus (corais) tem coloraçao especifica preto, branco, amarelo, vermelho. Não apresenta comportamento agressivo. O veneno elapídico possui ações neurotóxica, mionecrótica, edematogênica e hemorrágica, têm importância clínica.O tratamento específico é feito com o soro antielapídico que é um soro difícil de ser encontrado administrado conforme a quantidade de veneno.  Aqui nós podemos saber um pouco, mas sobre cada espécie e ver que o tratamento por soroterapia muda de espécie para espécie pois cada veneno age de modo diferente no corpo e por isso é muito importante saber com qual cobra ocorreu a picada para saber qual soro usar e não deixar nenhuma sequela mais grave. O atendimento para essa vitima tem que ser rápido para evitar maiores danos e a morte da vítima.

 

Conclusão 

Assim concluímos que com um atendimento rápido sabendo qual soroterapia será usado podemos diminuir os casos de morte e até os de perca do membro afetado.

 

Referencias

 SCHULZ, Renata. Tratamento da Ferida por Acidente Ofídico: caso clínico. Ufba, Bahia, jul/dez.2016.

SILVA,Nivaldo. Animais Peçonhentos. Conselho Nacional De Medicina Veterinária Do Estado De Minas Gerais, Minas Gerais, dez.2014.   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com