TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação no Trabalho em uma loja de Vitória de Santo Antão - PE

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.496 Palavras (22 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 22

POLÍTICAS DE MOTIVAÇÃO:

O caso da empresa Deildo Construções sob a perspectiva dos empregados

        Erivaldo Andrade da Silva¹

Ricardo Andrade da Costa Silva²[1][2]

RESUMO

O presente trabalho objetiva esclarecer os fatores que influenciam a motivação no ambiente organizacional, como também visa demonstrar os desafios em manter funcionários motivados. Num contexto geral, através de relatos de autores, busca-se entender que as teorias sobre a motivação, quando aplicadas de forma correta pela organização, se torna eficaz e contribui para que os colaboradores se sintam confortáveis no seu ambiente de atuação profissional e tentem alcançar suas metas individuais, fazendo com que a organização ganhe em produção. O objetivo principal deste trabalho busca entender a importância da motivação organizacional através de pesquisa de campo realizada com os funcionários da empresa Deildo Construção, situada em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco.

Palavras - chave: Metas. Motivação. Produção.         

1 INTRODUÇÃO

Sabemos que a motivação humana para o trabalho permanece ainda como um dos grandes desafios dentro da realidade das organizações. Compreender a motivação humana tem se tornado um grande desafio para muitos. Inúmeras investigações têm sido realizadas com o intuito de explicar o funcionamento do que leva as pessoas agirem em busca do alcance de seus objetivos.  Diante das inúmeras e complexas teorias, a motivação, de fato, permanece sendo enfocada com simplicidade e cautela, quando se diagnóstica que as pessoas podem estar desmotivadas em seu ambiente de trabalho.                                                         

Revelações feitas através deste campo de estudo comportamental têm afirmado que a conduta do colaborador na organização influencia de forma negativa ou positiva no desempenho laborial. A consequência disso pode interferir na produtividade, seja a reduzindo ou ampliando. Torna-se importante sanar qualquer problema que venha atingir grupos, pois mesmo tratando-se de casos isolados, há uma larga possibilidade da deficiência se alastrar por todo um setor.         

Procura-se entender através dessa pesquisa o conceito do tema motivação, e da mesma forma busca-se apresentar que a falta da motivação é um dos maiores fatores que contribuem diretamente com a baixa produtividade dos funcionários de uma determinada empresa. A qualidade de vida no trabalho e os desafios enfrentados pela nova administração são fatores oriundos da preocupação com o bem estar das pessoas. Quando a atenção está voltada para o trabalhador, são grandes as possibilidades de se criar um cenário positivo para o trabalho em grupo.         

Os resultados da desmotivação no trabalho podem gerar danos graves tanto para as organizações quanto para seus colaboradores.  As organizações podem ser acometidas com perdas em seu potencia de produtividade e qualidade.  Já seus contribuintes podem sofrer avarias ligadas à saúde mental e física, levando - os a um estado caótico e depressivo.

Desvendar os fatores que estimulam a motivação em cada um dos seus funcionários é o que todos os gestores almejam para suas organizações. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, já que as pessoas não pensam iguais e as metas de cada um dentro do ambiente de trabalho são completamente diferentes.

Quando acontece o comprometimento entre empregados e organização, o funcionário torna-se parte da empresa, contribuindo em tomar as decisões necessárias, o que antes fatidicamente tratava-se de uma função exclusivamente da chefia. Esta colaboração nas decisões internas, mostra ao empregado que ele é uma peça fundamental para a empresa, o que serve de estímulo à sua motivação.

O presente trabalho apresenta uma breve revisão sobre o assunto em pauta visando contribuir na interpretação das principais considerações a respeito deste campo de estudo. Por ser um dos temas de grande importância na atualidade, as organizações precisam compreender os mecanismos que despertam a motivação no colaborador e devem procurar meios de praticá-los.

2 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

O conceito de motivação tem sido bastante discutido há pelo menos um século, entretanto, ainda é difícil dizer sua definição clara. De modo geral, a definição pode ser classificada como uma série de fatores que determinam a conduta de um ser. Para tentar entender um pouco sobre o assunto, é importante saber o conceito dessa palavra que tanto se fala, mas poucos a valorizam.

Segundo Marques (2008), não há apenas um único nome que defina motivação. Sua definição é muito complexa. A própria denominação sugere ser um motivo para uma ação. Esse motivo está relacionado ao aspecto psicológico de cada um. Alguns autores as definem como causa de um comportamento ou conjunto de forças internas que orientam a conduta de um indivíduo para determinado objetivo ou processo psicológico que leva uma pessoa a fazer esforços para obter certo resultado.

Segundo Muchinsky (2004, p.368) foram nas últimas quatro décadas que muitas teorias e estudos sobre a motivação no trabalho vieram à tona e trazem suposições muito diferenciadas para o mesmo aspecto do comportamento (a motivação), sendo que estes estudos em torno da motivação no trabalho têm sido geridos a partir de perspectivas sociais, ambientais e cognitivas.  

Antes de se abordar sobre o assunto, faz-se uma reflexão conceitual do termo e algumas básicas definições que reforçarão o presente trabalho. É laborioso definir precisamente o conceito de motivação, já que por sua vez o termo tem sido utilizado em diferentes estudos.

A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é incentivado, estimulado ou energizado por algum tipo de motivo ou razão. O comportamento humano sempre é motivado. Sempre há um motor funcionando, que movimenta o comportamento humano. De vez em quando o motor fica em ponto morto ou para de funcionar e a pessoa fica desmotivada. (MAXIMIANO, 2006, p. 147).

        GONÇALVES (2003) reitera que a motivação trata-se de “conjuntos de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiologica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (296.2 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com