TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO TEÓRICO EQUIDEOCULTURA

Por:   •  15/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

  1. Origem
  2. Características da raça
  3. Conformação

3.1 Algumas premiações do Haras

  1. Provas de Maneabilidade
  2. Haras
  1. Baias
  2. Alimentação
  3. Piquetes
  4. Higiene
  5. Inseminação

Conclusão

Referências bibliográficas

Introdução

O presente desenvolvimento aborda de forma sucinta a prática do esporte de conformação, mais concretamente o uso de raças específicas para sua prática, bem como sua origem e características morfológicas.

O objetivo deste é o conhecimento do esporte, bem como as características das modalidades, como regras e provas.

A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, enriquecida de relatos presenciais.

  1. Origem

A história do cavalo manga-larga inicia-se em Minas Gerais, no século passado, por volta do ano de 1812. Mais especificamente no Sul de Minas na cidade de Cruzília (atual). Uma família, de nome Junqueira recebera um cavalo da raça Álter de Portugal, que tornou o garanhão de suas éguas, formando os primeiros Mangalargas conhecidos. Há relatos de que além do Álter de Portugal e Andaluz, foram feitos algumas modificações genéticas a partir das raças Árabes, Anglo Árabe, Puro sangue inglês, Andaluz e American Sadle Horse, que diferenciou os Manga largas em paulista e marchador

Na época os criadores procuravam animais para a lida principalmente à gado e a caça a veados (esporte), por isso o aperfeiçoamento da raça com as mudanças a partir de outras raças.

  1. Características da Raça

De acordo com o que os criadores procuravam o Manga larga tornou-se animal de características predominantes: bom andamento, resistência e dócil

Em 1934, foi criada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Manga-larga, que fica responsável pelo registro genealógico destes cavalos, de acordo com a morfologia da raça.

As principais características físicas do Manga-larga são: olhos grandes, orelhas médias, comprimento do pescoço médio, cabeça de perfil reto ou subconvexo, membros fortes, medindo normalmente 1,55. A pelagem predominante é a alazã e o castanho

Característico também pela marcha trotada

Atualmente a raça é utilizada para passeio, enduro, esportes num geral e o trabalho com o gado.

  1. Conformação

Conformação atua sendo como um esporte no meio equino, onde é avaliado a correção estrutural, graus de musculatura, sexo, raça, etc. Digamos que todas as raças têm suas características perfeitas pré-estipuladas em suas associações correspondentes. O Manga larga entra como sendo um cavalo de sela.

A conformação é avaliada em competições, onde os jurados avaliam diversas categorias, de acordo com sexo, idade, etc. Algumas das categorias são: animais no cabresto, animais montados, harmonia geral mais caracterização racial e morfologia. Dentro das categorias, em meio geral pode ser avaliado o andamento, aprumos dinâmicos, passada, galope.

As provas são feitas e atribuídas pontuações a cada categoria e modalidade da conformação. O tempo varia de animais jovens e outras faixas de idade. Esses animais devem mostrar sincronia total com seu cavaleiro, principalmente na monta, que é onde mais se avalia este quesito.

Os jurados podem desclassificar os animais a qualquer momento da competição, normalmente quando existem indícios de sofrimento físico.

3. 1. Algumas premiações do Haras

  • Campeã Nacional Égua jovem no concurso cavalo completo-Londrina 2015
  • Campeã de andamento égua júnior pelagem preta ou zaina- Pq. Água Branca-Sp
  • 2ª Reservada Campeã Nacional Égua jovem pelagem preta-nacional Londrina
  • Campeã potranca Pelagem preta ou Zaina 1º prêmio- Bragança Paulista
  • Grande \Campeã Nacional de Andamento Pelagem Preta- Londrina 2015

E muitos outros.

  1. Provas de maneabilidade

O objetivo da Prova de Maneabilidade é de testar o preparo, a obediência e agilidade dos cavalos, e a habilidade e competência dos condutores. Sendo também praticadas no haras em questão.

Alguns exemplos são prova dos tambores, baliza, pular feno, abrir porteira.

Assim como nos concursos de conformação, tais provas são avaliadas, de modo em que o vencedor será aquele em que apresentar o percurso com maior velocidade, sem derrubar, ou deixar de fazer o percurso completo. As penalidades cometidas serão convertidas em segundos a mais no tempo total

Existem diversas regras para cada tipo de prova, os condutores deverão estar com trajes específicos, pois é um motivo de desclassificação.

  1. O Haras

O Haras visitado foi o haras Belo Monte em Mogi das Cruzes –SP, foi visto algumas provas com os cavalos,, vimos onde ficam, do que e como se alimentam, forma de reprodução, os banhos. Os animais são divididos em Matrizes, Receptoras, garanhões e potros.

  1. Baias

As baias mediam 4x4 ou 5x5, contendo 20 cm de cama feita de serragem, para manter o conforto e bem estar dos animais, evitando ferimentos e doenças de pele. A cama é limpa três vezes ao dia para retirar fezes e urina sob a serragem. Nesta limpeza diária é retirada apenas a parte suja dos dejetos. Apenas a cada 15 dias as camas são totalmente trocadas por novas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com