TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Equideocultura

Por:   •  9/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNI. LEME-SP

TRABALHO EQUIDEOCULTURA

Porf. Rafael

Felipe Batista RA: 1107312686

Trabalho equídeo cultura professor Rafael:

Pesquisa: Você é um médico veterinário contratado, para estabelecer um programa de vacinação em um haras da sua cidade.

Para determinadas doenças: Tétano, raiva, gripe (enfisema), leptospirose, rinopneumonite (que pode causar aborto em éguas), garrotilho e encefalomielite viral equina.

Primeiro passo: Qual vacinação você recomendaria?

Segundo passo: Quais as vacinas comerciais estão disponíveis no mercado para comercializar no brasil?

1º Passo: Qual vacinação você recomendaria?

        Não existe um método de vacinação padronizado, mas fica claro que é de suma importância a implantação de um programa de vacinação adequado, para a prevenção e controle das doenças, e é de responsabilidade do médico veterinário responsável planejar de acordo com as necessidades de cada lugar. O proprietário deve estar ciente de que a vacinação serve para minimizar os riscos de infecção.

        O protocolo de vacinação pode variar de acordo com o tipo de criação, localização do haras e em casos de surtos ou epidemias de doenças.

        A ideia de que a vacinação protege contra as doenças deve ser acompanhada por um bom manejo sanitário e alimentar, devemos trabalhar com o conceito de um manejo de boa qualidade, e não só vacinar os animais.

        Independente do programa da vacinação usado, todos os animais das propriedades devem estar no mesmo programa e esquemas, sempre que possível. Isso maximiza a imunidade do plantel e consequentemente minimizará a infestação da doença, protegendo aqueles animais que obtiverem uma resposta baixa.

Apesar de o investimento inicial ser elevado quando se pensa em um plantel numeroso, temos de ter em mente o benefício gerado por atitudes profiláticas como a vacinação. Uma visão moderna de criação entende que investimentos em programas de prevenção de doenças não são apenas gastos, mas sim um modo de se ter maiores retornos com os animais; evitando perdas que podem gerar um prejuízo maior do que o valor investido.

Abrigar um animal afetado por uma doença infecto-contagiosa no plantel pode comprometer toda a criação.

2º Passo: Quais as vacinas comerciais estão disponíveis no mercado para comercializar no brasil?

        Diversas vacinas comerciais existem, promovendo diferentes níveis de proteção contra uma ou mais doenças. Algumas vacinas contêm antígenos para mais de uma enfermidade. É importante observar a indicação e aplicação de cada vacina, qual a categoria animal a que se destina, o número de doses (primovacinação, booster) e época apropriada para obter um maior rendimento (proteção na época desejada), bem como a duração da imunidade. As vacinas mais comuns disponíveis são comentadas a seguir.

Gripe eqüina, doença que afeta o sistema respiratório, de rápida disseminação em locais de concentração de cavalos, é provocada por um vírus. A vacina é considerada praticamente obrigatória para eqüinos em trânsito (exposições e competições).

Tétano, doença causada por uma bactéria e de difícil cura, também tem uma vacina disponível além do soro antitetânico. Também deve ser administrada a todos animais, inclusive potros, promovendo uma adequada proteção desde cedo já que esta doença pode ser desencadeada a partir da contaminação em feridas no animal a qualquer tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com