TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TUTORES DE ANIMAIS COMO FOCO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO EM TERESINA, PIAUÍ

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

TUTORES DE ANIMAIS COMO FOCO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO HOSPITAL VETERINÁRIO UNIVERSITÁRIO EM TERESINA, PIAUÍ

 1Larissa dos Santos Sousa; 2Andreza Danielly Vieira Pereira; 3Janielson da Conceição de Moura; 4Osayanne Fernandes Martins Lopes; 5Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro; 6Janaína de Fátima Saraiva Cardoso;  7Bruno Leandro Maranhão Diniz.

1,2,3,4 Graduandos em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí – UFPI; 5,7Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí - UFPI; 6Professor Associado da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Área temática: Educação e Formação em Saúde

Modalidade: Pôster simples

E-mail do autor: daniellyvpereira@gmail.com

Categoria: Estudantes

        

INTRODUÇÃO: O controle e prevenção dos agravos zoonóticos são imprescindíveis para a saúde de uma sociedade. O Ministério da Saúde, por intermédio da Política Nacional de Atenção Básica, atribui aos profissionais de Saúde a promoção de ações de educação em Saúde à população, bem como a participação em atividades de educação permanente. OBJETIVO: Levar informações técnicas aos tutores que frequentam o Hospital Veterinário Universitário da Universidade Federal do Piauí (HVU-UFPI), em relação à toxoplasmose, raiva e leishmaniose visceral, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre essas zoonoses e promover melhorias nos processos de prevenção e controle. MÉTODOS: As atividades de educação em saúde foram realizadas por discentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí, matriculados na disciplina de Saúde Pública. O público alvo foram os tutores de animais que aguardavam atendimento no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí, localizado no município de Teresina. Os temas foram divididos aleatoriamente entre as equipes, previamente formadas por afinidade interpessoal, e cada equipe foi formada por no mínimo doze pessoas. Em relação aos temas foram escolhidos três agravos zoonóticos de relevância em saúde pública, sendo eles a toxoplasmose, raiva e leishmaniose visceral. A atividade foi realizada nas dependências externas do HVU, no período matutino. As informações técnicas foram apresentadas de forma expositiva com auxílio de banners, no qual um componente de cada equipe foi sorteado para a apresentação do tema ao público alvo; após a apresentação foi aberta a discussão e houve significativos questionamentos acerca da forma de transmissão, prevenção e controle dos agravos apresentados. ANÁLISE CRÍTICA: A participação dos tutores na roda de conversa e os questionamentos realizados após a apresentação dos banners expositivos com os temas apresentados foram resultados importantes, retratando como os tutores tinham entendimento controverso sobre os temas e estavam interessados em saber mais acerca da forma de transmissão, prevenção e controle dos agravos. Os resultados obtidos além de mostrarem como os tutores se interessam pela saúde dos seus animais e em saber como se prevenir das zoonoses. A ação educacional também permitiu relevante experiência dos futuros profissionais com a comunidade, demostrando que o conhecimento do médico veterinário é importante na saúde pública, devendo atuar junto dos demais profissionais da área da saúde. CONCLUSÃO: A ação em saúde, através da apresentação de banners expositivos acerca das zoonoses, demostra ser uma valiosa ferramenta para fomentar o conhecimento dos tutores de animais e orientá-los sobre as formas de transmissão e profilaxia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com