TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPECIALIZAÇÃO: MBA EXECUTIVO EM GESTÃO RURAL E AGRONEGÓCIO

Por:   •  20/11/2017  •  Artigo  •  3.055 Palavras (13 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE ÁGORA

                        DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

ESPECIALIZAÇÃO: MBA EXECUTIVO EM GESTÃO RURAL E AGRONEGÓCIO

Nome do aluno

A sustentabilidade e as dimensões produtivas no agronegócio

Campo Novo dos Parecis – MT

2017


NOME DO ALUNO

A sustentabilidade e as dimensões produtivas no agronegócio

Artigo apresentado ao Departamento de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade Ágora de Campo Novo do Parecis / MT, para obtenção do Título de Especialista em MBA Executivo em Gestão Rural e Agronegócios.

                                                         Orientador Prof. Me. Aldo Nuss

Lucas do Rio Verde – MT

2017

A sustentabilidade e as dimensões produtivas no agronegócio

Resumo

O presente artigo tem como o objetivo discutir os  tipos básicos de sustentabilidade, apresentar as características e importância a relacionar a sustentabilidade no agronegócio. A partir de uma pesquisa descritiva, com base em informações bibliográficas serão apresentadas características da sustentabilidade. Os pilares básicos e as dimensões serão apresentadas  em sua estrutura ambiental,  social e econômica. Por fim, relaciona-se sustentabilidade ao agronegócio, em que é evidente a questão ambiental, devido os problemas de degradação do meio ambiente. Embora haja uma inclinação significativa para a sustentabilidade ambiental, os demais aspectos são discutidos  trazendo maior conhecimento sobre a sustentabilidade e suas dimensões.

Palavras chaves: Agronegócios, Sustentabilidade, Dimensões,

Abstract

This article aims to discuss the basic types of sustainability, to present the characteristics and importance of relating sustainability in agribusiness. From a descriptive research, based on bibliographical information will be presented characteristics of sustainability. The basic pillars and dimensions will be presented in their environmental, social and economic structure. Finally, sustainability is related to agribusiness, in which the environmental issue is evident due to the problems of environmental degradation. Although there is a significant inclination towards environmental sustainability, the other aspects are discussed, bringing greater knowledge about sustainability and its dimensions.

Keywords: Agribusiness, Sustainability, Dimensions,


  1. OBJETIVO

O agronegócio representa parte significativa da economia brasileira e mundial. Devido aos vários agentes envolvidos no sistema que trouxeram uma sequência de atividades geradoras de riqueza entre os elos da cadeia. De acordo com o CEPEA (2011), o PIB do agronegócio teve participação de 22,74% no total do PIB brasileiro. Com a expressiva importância, torna-se necessário aos agentes inserirem-se nesse mercado a atender às demandas globais com intuito de manter a competitividade. Tal competitividade pode ser definida como a capacidade de sobreviver e crescer em mercados correntes ou em novos mercados (FARINA, 1999). A competitividade envolve questões relacionadas à sustentabilidade, visando a garantia de acesso a mercados altamente exigentes.

Uma das questões relevantes para o agronegócio é a problemática da sustentabilidade. Isso se dá pela necessidade de minimizar grandes impactos contra o meio-ambiente. Erosões, poluição e a perda de nutrientes são os principais fatores que contribuem para a desestruturação do chamado Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional adotou como referencial o conceito de desenvolvimento sustentável. Dessa forma,  industrias e empresas têm incorporado ações sustentáveis às estratégias, seja por pressão da opinião pública ou pela  busca de uma vantagem competitiva (ROMEIRO, 2007).

A sustentabilidade ganha destaque pela crescente conscientização da necessidade de melhoria nas condições ambientais, econômicas e sociais, de forma a sensibilizar para o aumento da qualidade de vida, preservação do meio ambiente. A  adoção de mecanismos sustentáveis traz um pensamento eficaz e maduro centrado na forma de diferenciação de produtos e  da inserção em alguns mercados.

A utilização de insumos nocivos ao meio ambiente e práticas produtivas que causam danos é, ainda, em sua totalidade um proveniente do agronegócio. Buainain (2006, p. 47) ressalta a ideia de sustentabilidade como “forte conteúdo ambiental e um apelo claro à preservação e à recuperação dos ecossistemas e dos recursos naturais”. Sendo assim, quando se fala em sustentabilidade, os exemplos remetem a uma sustentabilidade ambiental por conta da causa danosa ao ambiente. Outras localidades sofrem com o ataque, visto que o inimigo é invisível e seu ataque não se restringe a distâncias geográficas.

A sustentabilidade não deve ser vista somente sob o esse aspecto. Embora seja o de maior expansão e comprometimento negativo, outros aspectos estão relacionados à sua totalidade estrutural. Assim, a problemática de pesquisa do presente artigo é trazer de forma clara os aspectos-chaves quando se refere à sustentabilidade nas organizações que atuam no agronegócio.

O presente artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas aos três tipos básicos de sustentabilidade, apresentando-os e demarcando suas principais características e importância, além de relacionar a sustentabilidade e agronegócio de forma sucinta.

A função temática da contemporaneidade estrutural da sustentabilidade, assim como sua aplicação no agronegócio — que carrega parte da sua atuação numa e que ocupa áreas abrangentes — que reflete sob o aspecto ambiental. Tendo essas organizações que atuam no agronegócio com o objetivo empresarial e destaca-se com o aspecto econômico da sustentabilidade. Através de reflexos diretos ou indiretos, o aspecto social torna-se relevante para os estudos que têm esse enfoque.

  1. ASPECTOS METODOLÓGICOS

O presente artigo é uma pesquisa qualitativa e descritiva.  Dessa forma, as informações foram avaliadas de acordo com pesquisas e vivencia de campo, totalizando aspectos vigentes e conciliadores nas respectivas academias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com