TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA Executivo – Gerenciamento de Projetos Gestão Estratégica

Por:   •  25/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual

Gestão Estratégica

MBA Executivo – Gerenciamento de Projetos

Gestão Estratégica

Elaboração da Estratégia de Negócio

Esta atividade tem por objetivo, propor uma estratégia de negocio para a livraria chamada Loja da Esquina, uma livraria especializada em literatura infanto-juvenil que atua a mais de 42 anos.

Focada em livros de alto valor agregado e best-sellers infanto-juvenis, disponibiliza um atendimento de alto nível, o que até então, faziam com que seus concorrentes se sentissem desestimulados a entrar nesse território.

Desde a abertura da Fox Books, uma megastore a apenas dois quarteirões, a Loja da Esquina vem decrescendo rapidamente, chegando a perder 25% do faturamento em apenas um mês.

O objetivo deste trabalho, é manter a Loja da Esquina no mercado, recuperando seu faturamento, clientes antigos e buscar novos clientes e oportunidades.

Visão – Se tornar a melhor livraria no segmento infanto-juvenil de Upper West Side, com livros e e-books de auto nível e com valor agregado.

Missão – Disponibilizar um acervo selecionado de títulos de auto nível e de entretenimento saudável para crianças e adolescentes, com uma equipe de colaboradores qualificados, afim de proporcionar uma experiência única para os clientes.

Valores – Valorização dos colaboradores; Qualidade no atendimento ao cliente; Ética; Responsabilidade cultural;

Ameaça de novos entrantes: a Loja da Esquina, por ter seus mais de 42 anos no mercado, possuir 3 mil clientes cadastrados, e ser uma equipe qualificada, exercia uma certa barreira para novos entrantes, mas que não impediu a entrada da Fox Books no ramo.

Grau de rivalidade entre as empresas: com o novo entrante, aumentou a guerra de preços e produtos que agregam valores para os clientes.

Produtos substitutos: pelo fato da Fox Books trabalhar com todos os tipos de livros, já traz uma variedade de produtos substitutos. Outras produtos também são identificados como jogos e ebooks.

Poder de barganha dos compradores: com o novo entrante, o poder de barganha dos compradores aumentou, pois eles passam de um para dois fornecedores no mesmo bairro comercializando o mesmo produto.

Poder de barganha dos fornecedores: o poder de barganha diminuiu, pois tem outro concorrente comercializando o mesmo produto, além das opções de livrarias com vendas pela internet.

A minha proposta para a Loja da Esquina, é baseada na diferenciação.

A livraria passaria a comercializar os mesmos livros até então, mas com mais opções para os clientes, como livro impresso, e-book e audiobook, um canal de venda online e, criar um espaço para leitura em grupo, onde os consumidores poderiam se reunir para escutar a leitura de um livro e se interagirem entre si e com a loja.

Por não possuir espaço para compras em grande volume, buscar descontos com as editoras utilizando como base projeções de vendas para o ano, assim poderia garantir a compra de uma determinada quantidade mensal com um preço menor. Buscar parcerias com livrarias de outros bairros.

Investir nas participações em feiras e eventos educacionais, e nas escolas da região através de indicações de livros, pois demandam baixo investimento e tendem a dar grandes resultados.

O mapa estratégico foi desenvolvido, pensando na diversificação dos produtos comercializados, sendo vendidos livros em formatos impressos e digitais, através da loja física e de loja online.

A busca por parceria de livraria de outros bairros, pode ser uma grande oportunidade de se ter um maior estoque de livros e ou um aumento no acervo da livraria.

Manter o nível do atendimento elevado e o grau de conhecimento dos vendedores, aumenta a satisfação do cliente na hora da compra e ticket médio das vendas. Em contrapartida, o custo para este serviço aumenta, o que leva a loja a buscar outras fontes de receitas, como as participações de feiras e eventos, participações em escolas com indicações de livros, fazer campanhas de leituras e reservar um espaço na loja, onde os clientes podem ir para escutar a leitura do livro por um  funcionário, e até mesmo uma oficina de leitura.

1. Comercializar novos produtos como ebook.

2. Vendas pela internet.

3. Campanhas de publicitárias.

4. Criar um espaço dedicado a oficina de leitura.

Através do estudo do setor, pode se perceber que a Loja da Esquina, durante os seus mais de 42 anos, não teve concorrentes, o que fez com que ela atuasse com uma estratégia conservadora. Após um novo entrante no mercado, a Fox Books com uma gestão diferenciada, a Loja da Esquina começou a perder faturamento, chegando a perder 25% em um único mês.

Com este cenário, foi apresentada uma estratégia de diferenciação, afim de garantir a permanência da loja no mercado, com a comercialização de outros formatos de livros, criação de um canal de vendas online, parcerias com livrarias de outros bairros e a criação de um espaço na loja para aumentar a interação com seus clientes, através de oficinas com o intuito de incentivar a leitura.

Com este reposicionamento da loja perante o mercado, acredita-se que a Loja da Esquina tenha um crescimento de 10% em seu faturamento nos primeiros 3 meses de 2019.

QUEM SOMOS. Livraria Cultura. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2019.

LOBATO, David M. et al. Gestão estratégica. 2 ed. Editora IDE.

CINCO TENDÊNCIAS ATUAIS DO MERCADO EDITORIAL. Editoras.com. Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2019.

QUEM SOMOS. Livraria Saraiva, Disponível em: . Acesso em: 13 fev. 2019.

Agradeço primeiramente a Deus, minha esposa pelo apoio, a empresa onde trabalho pelo incentivo na busca de novos conhecimentos, e principalmente a FGV e aos professores, por disponibilizar um ensino de excelente qualidade, o qual está me proporcionando um vasto conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com